O absenteísmo é o nome dado ao ato de faltar, ou seja, de não comparecer a um compromisso. Nas empresas, o absenteísmo ocorre sempre que um funcionário estiver ausente. Naturalmente, as faltas no trabalho causam problemas para as organizações, que deixam de contar com as atividades e competências de um colaborador, o que tende a deixar os colegas sobrecarregados.

Todo mundo precisa faltar de vez em quando, e isso é normal. No entanto, há algumas empresas que apresentam uma taxa de absenteísmo muito elevada, e isso, sim, pode ser um problema. Dessa forma, é necessário compreender as causas dessas faltas para verificar o que é possível fazer para solucionar o problema. Neste artigo, vamos conferir 8 causas para o absenteísmo e como lidar com esses fatores.

1. Doenças e problemas de saúde

Os problemas de saúde estão entre as causas mais frequentes do absenteísmo. Naturalmente, isso não depende da empresa, a não ser que a doença do colaborador seja uma doença ocupacional (associada ao trabalho, como lesões por esforços repetitivos, alergias, intoxicações contraídas na empresa etc.). O que a empresa pode e deve fazer é garantir um ambiente seguro e saudável a todos, além de promover palestras e campanhas de conscientização sobre os cuidados preventivos com a saúde.

2. Problemas pessoais e imprevistos

O filho que ficou doente, o carro que deu problema no meio do caminho, um problema estrutural em casa — quem é que nunca teve problemas pessoais ou imprevistos não é mesmo? São fatores que geram faltas no trabalho, interferindo na produtividade da empresa. É claro que imprevistos acontecem com todo mundo, mas é importante que cada um faça aquilo que for possível para não faltar ou não se atrasar. Ter uma rotina organizada ajuda muito nesse sentido.

3. Desmotivação e baixo engajamento

Muitas vezes, as pessoas deixam de ir ao trabalho porque simplesmente não encontram motivação para isso. A desmotivação pode ser causada por diversos motivos: sobrecarga de trabalho, relacionamento ruim com os colegas ou com as chefias, perda de interesse pelas atividades, falta de perspectivas de crescimento, e por aí vai. Cabe à empresa fazer pesquisas para compreender as causas dessa desmotivação e agir no sentido de solucioná-las, antes que a questão se agrave.

4. Infraestrutura inadequada

Conforme citamos, acidentes e doenças associadas ao trabalho podem ser motivos de faltas. Isso acontece em ambientes inadequados ao trabalho, sem móveis apropriados aos colaboradores, protocolos de segurança, equipamentos de proteção individual, e por aí vai. Além disso, ambientes com pouca ventilação, iluminação inadequada e problemas de limpeza e higienização podem provocar doenças. São questões que dependem diretamente da empresa para serem resolvidas.

5. Pouca perspectiva de crescimento

Todo colaborador deseja crescer na empresa de alguma maneira. Quando a organização não apresenta a ele alguma possibilidade de crescimento, ele pode ficar desmotivado. Um cargo maior, uma mudança de área, um aumento salarial ou algum outro tipo de bônus são fatores que motivam os funcionários. Se a empresa é negligente quanto aos planos de carreira, o absenteísmo pode crescer naquele ambiente. Além disso, a organização desenvolve dificuldade de reter os seus talentos.

6. Estresse

O estresse também está entre as principais causas do absenteísmo. Ele pode surgir por diversos motivos, como: excesso de demandas, incompatibilidade entre as atividades e os conhecimentos do profissional, problemas de relacionamento com os colegas, chefes autoritários, pressão natural de determinadas profissões, atendimento aos clientes insatisfeitos, processos internos pouco práticos, e por aí vai. Além da desmotivação, o estresse elevado pode provocar a síndrome de burnout.

7. Bullying

O bullying é um ato de deboche, zombaria ou humilhação de um indivíduo em relação a outro, o que pode ser motivado por determinadas atitudes, características físicas, características comportamentais, entre outros. Isso pode ocorrer entre colegas de trabalho e também envolvendo os líderes — o que é ainda mais absurdo. Assim, o bullying pode se tornar um motivo tanto de estresse quanto de desmotivação, o que favorece as faltas na empresa, além de inúmeros conflitos no dia a dia de trabalho.

8. Depressão

PSC

Por fim, não poderíamos deixar de ressaltar que a depressão é uma doença muito incapacitante, que pode levar as pessoas a simplesmente não encontrar forças para ir ao trabalho. Assim, os colegas e os gestores precisam ser compreensivos com quem vivencia essa doença. Independentemente das causas do problema, que nem sempre ficam claras, é importante oferecer apoio aos profissionais que passam por ele, de preferência encaminhando-os ao atendimento especializado para o tratamento.

Como combater esses tipos de absenteísmo?

O absenteísmo é um problema, no sentido de que compromete a carreira das pessoas, prejudica a produtividade das empresas e sobrecarrega os colaboradores que estiverem presentes. Dessa forma, é fundamental que as organizações saibam como lidar adequadamente com a questão. Por isso, ressaltamos que a identificação das causas e dos tipos de absenteísmo é o primeiro e mais eficaz meio de solucioná-lo. Além disso, outras iniciativas eficazes para resolver o problema nas organizações incluem:

  • Pesquisas de satisfação interna e de clima organizacional;
  • Programas de qualidade de vida;
  • Definição de regras claras de convivência;
  • Investimentos em infraestrutura, a fim de prevenir problemas de saúde ocupacional;
  • Campanhas de conscientização sobre os tipos de absenteísmo citados;
  • Desenvolvimento de planos de carreira, a fim de aumentar a retenção de talentos;
  • Realização de avaliações de desempenho periódicas, com feedbacks completos e humanizados;
  • Adoção de políticas de trabalho flexível, se possível.

O absenteísmo ocorre sempre que há a ausência de funcionários nas empresas, prejudicando o andamento das atividades diárias. Ele ocorre por diversos motivos, mas, com as dicas acima, certamente será mais fácil identificar as causas e adotar medidas para amenizar o problema e preveni-lo.

E você, querida pessoa, como avalia a questão do absenteísmo no seu ambiente de trabalho? Ele é muito elevado? Quais são as principais causas? O que poderia melhorar nesse sentido? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!