Você sabia que as pessoas, em média, conseguem manter a concentração em uma atividade por no máximo 90 minutos? Isso significa que, a cada 1 hora e meia, você fica cansado e mais propenso a distrações. É por isso que as pausas se fazem necessárias quando estamos envolvidos com atividades por tempo prolongado, tanto em casa como no trabalho ou nos estudos.

Falando especificamente das pausas no trabalho, selecionamos neste artigo 8 bons motivos para você fazê-las sem culpa. Elas não são um “luxo”, mas uma verdadeira necessidade de qualquer ser humano. Continue a leitura a seguir e confira os benefícios!

1. Descanso físico

O trabalho pode ser cansativo para o nosso corpo. Isso é mais perceptível entre quem executa trabalhos braçais ou no caso dos professores, que ficam muito tempo em pé e usando a voz exaustivamente. Contudo, você que trabalha sentado no escritório também prejudica o corpo justamente por mantê-lo na mesma posição por muito tempo.

Dessa forma, as pausas permitem que as pessoas mudem de posição, alonguem-se e possam descansar os braços, as pernas, a coluna, a vista, enfim, as partes do corpo mais utilizadas na profissão. Assim, conseguimos recuperar as energias e aliviar as dores.

2. Descanso mental

Não é só o corpo que se cansa quando trabalhamos sem interrupção. A mente também consome muita energia sempre que precisamos manter a concentração, o foco e a atenção em algo. É o caso dos cálculos, das leituras, das tomadas de decisão, dos trabalhos criativos, das explicações de processos, dos estudos, dos treinamentos, enfim, de todo e qualquer trabalho mental.

O cansaço da mente faz com que prejudiquemos o nosso estado emocional (que pode ficar ansioso, deprimido ou estressado), bem como as nossas próprias capacidades cognitivas. O descanso adequado nos ajuda a manter a qualidade das tarefas que executamos, reduzindo a ocorrência de erros.

3. Aumento na produtividade

PSC

Se o descanso do corpo e da mente nos leva a recuperar as energias, isso nos leva a aumentar a produtividade. Com essas energias sendo reabastecidas de tempos em tempos, conseguimos produzir mais e melhor. É como um carro, que precisa parar em determinados pontos da estrada para ser abastecido de combustível, caso contrário, não terá como continuar a viagem.

As pausas não precisam ser grandes. Cerca de 10 minutos podem ajudá-lo a descansar o corpo e a mente. O importante é saber ouvir os sinais de que estamos cansados e respeitá-los. Não se trata de preguiça, mas de descanso.

4. Estímulo ao pensamento criativo

A criatividade é a capacidade que as pessoas têm de vasculhar todo o seu repertório mental até encontrar soluções para os problemas que se apresentam. Esse repertório depende das suas vivências, estudos, leituras, conversas, enfim, todo o tipo de conteúdo que você consome.

O problema é que ficar muito tempo sem descansar pode amenizar as nossas energias para fazer essa pesquisa no nosso repertório. Dessa forma, a qualidade das ideias criativas tende a diminuir. Por isso, se você estiver vivenciando um bloqueio de criatividade, fazer uma pausa pode ser uma boa ideia.

5. Alívio do estresse

O estresse no trabalho pode ser causado por diversos motivos. Entre eles, podemos citar o excesso de demandas e a pressão por resultados. Diante desses fatores, podemos querer “compensar” os nossos esforços, trabalhando por muito tempo sem parar.

Essa estratégia, porém, é falha, uma vez que a queda nos nossos níveis de energia reduz a produtividade e a qualidade daquilo que fazemos. Consequentemente, ficamos ainda mais estressados por não estarmos dando conta das atividades. Portanto, fazer pequenas pausas e mudar o foco dos pensamentos é útil para descansar e aliviar o estresse, recuperando o bem-estar mental.

6. Melhorias no processo de tomadas de decisão

Tomar decisões é um processo complexo, que envolve a identificação das nossas possibilidades, a avaliação dos prós e contras de cada uma delas e a escolha de uma dessas alternativas. Perceba que o processo, mesmo sendo 100% mental, é bastante cansativo, pois demanda muita energia, sobretudo no que se refere às decisões mais importantes.

O cansaço e o estresse nos levam a tomar decisões impulsivas e de menor qualidade, sem avaliar adequadamente as opções. Dessa forma, saiba que aquela pausa para um cafezinho com os colegas pode beneficiar a sua performance na hora de fazer escolhas.

7. Favorecimento da sociabilidade

Por falar em cafezinho com os colegas, outro benefício das pausas no trabalho está justamente em elevar a nossa sociabilidade, ou seja, a nossa capacidade de interagir e conviver bem com os colegas. Ter conversas amenas, sobre assuntos agradáveis, pode estreitar laços e até mesmo possibilitar a construção de verdadeiras amizades no ambiente corporativo.

Esse bom convívio entre as pessoas aumenta a integração das equipes, ao mesmo tempo em que alivia o estresse. Consequentemente, o clima organizacional fica mais leve e harmônico, o que facilita muito a condução das atividades de trabalho no dia a dia.

8. Redução na ocorrência de lesões e acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho e lesões por esforço repetitivo tendem a ser mais frequentes quando os colaboradores não fazem pausas para descanso. O ato de descansar nos leva não apenas a aliviar as dores, como também a recuperar a atenção necessária para evitar acidentes.

Por isso, algumas empresas até mesmo desenvolvem atividades de ginástica laboral, que consistem em exercícios físicos leves, no próprio local de trabalho, para combater o sedentarismo e aliviar os grupos musculares mais sobrecarregados.

Como você pode perceber, pausas no trabalho são muito importantes, por diversos motivos: saúde física, saúde mental, clima organizacional positivo, prevenção a acidentes e elevação da própria produtividade. Diante disso, não se sinta culpado por levantar por 10 minutinhos no meio da tarde para tomar um café e bater aquele papo descontraído com um colega. Essa pausa é necessária e funcional.

E você, ser de luz, realiza pausas no trabalho? Como aproveita esses momentos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!