Quais são os seus maiores sonhos, metas e objetivos? De 0 a 10, o quanto você acredita que é possível realizá-los? O que você tem feito, efetivamente e na prática, para estar mais perto da realização de cada um deles? O que falta acontecer para que você consiga conquistar tudo o que deseja?

Os questionamentos acima servem para que você identifique o quanto está disposto a ser feliz nas diferentes áreas da vida. Nesse sentido, o coaching é uma ferramenta que acelera e facilita o alcance dos seus objetivos, em qualquer que seja a área escolhida. Neste artigo, você vai saber mais sobre o significado e a importância desse método que não para de crescer e de se popularizar. Siga em frente e confira!

O que é o coaching?

O coaching é a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. Trata-se de um poderoso processo que; aliado a diversas ciências, como a psicologia, a gestão de pessoas, a neurociência, a administração e muitas outras; visa a proporcionar mudanças positivas e permanentes, além da conquista de grandes resultados em todas as áreas da vida do indivíduo: pessoal, social, profissional, familiar, amorosa, financeira e espiritual.

O coaching é um convite a viver um novo ciclo, uma nova história. É uma parceira entre o coach, profissional que conduz o processo, e o coachee, o indivíduo que vivencia o processo, em que o coach doa o seu melhor e apoia o coachee para que ele conquiste todos os seus objetivos em um curto espaço de tempo.

Mas qual é a importância do coaching?

O maior benefício do coaching é a conquista de resultados extraordinários em qualquer contexto, tanto pessoal quanto profissional. A sua maior importância é levar o cliente a sair do seu estado atual em direção ao seu estado desejado, conquistando tudo o que sempre sonhou. Mais do que um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas, o coaching é uma filosofia de vida; uma decisão; um modo de ser, viver, pensar e gerir pessoas de forma eficaz.

Na sequência, você vai conferir os 10 principais benefícios que essa metodologia pode oferecer à sua vida, desde que você se permita vivenciá-la em plenitude. Confira!

1. Autoconhecimento

PSC Renascimento

Quem é você? O que você quer para a sua vida? O que você não quer de jeito nenhum? Em que você bom? Em que você pode ser útil? O que dá sentido à sua existência? O coaching oferece diversos testes e ferramentas para que você conheça a si mesmo em profundidade, compreendendo melhor o seu estado atual e o seu estado desejado, isto é, o ponto em que você deseja estar futuramente.

2. Propósitos de vida e objetivos

O seu estado desejado nada mais é do que o objetivo que você deseja alcançar. Para defini-lo com sabedoria, é importante que as suas metas estejam alinhadas com aquilo que o faz feliz, ou seja, com o seu propósito de vida. Essa jornada de autodescoberta é intensificada com o coaching, permitindo que você defina objetivos coerentes com a sua essência em todas as áreas da vida que quiser abordar.

3. Ações estratégicas

Depois de definir o seu objetivo com clareza, o processo de coaching o ajudará a traçar uma rota que una o seu estado atual ao seu estado desejado. Essa rota é conhecida como planejamento estratégico e consiste em uma série de ações que você precisará colocar em prática para alcançar o que deseja.

4. Automotivação

Ao colocar essas ações em prática, você perceberá que não é fácil perseverar. Há momentos em que o desânimo bate, pois os esforços são grandes, mas os resultados ainda não apareceram. Nesse momento, o coaching também será útil, pois o levará a aprender a motivar a si mesmo, relembrando os seus propósitos de vida e reforçando que a dificuldade engrandece as vitórias.

5. Foco e disciplina

Além da motivação, também há outros dois elementos fundamentais que são desenvolvidos nas sessões de coaching para que você conquiste o que deseja: o foco e a disciplina. O foco consiste em canalizar a sua atenção e os seus esforços no seu objetivo, definido prioridades e ignorando tudo aquilo que não for útil ao seu processo. Já a disciplina é a capacidade de perseverar e de honrar o compromisso assumido consigo mesmo.

6. Inteligência emocional

Na trajetória para os nossos objetivos, obstáculos não faltam: estratégias que dão errado, mudanças inesperadas, pessoas difíceis de lidar, dúvidas e inseguranças. Isso coloca em risco a nossa inteligência emocional, ou seja, a nossa capacidade de compreender e de lidar com os nossos sentimentos de modo construtivo. O coaching também oferece ensinamentos e técnicas para desenvolver essa propriedade e colocá-la em prática diante dos desafios da vida.

7. Administração do tempo

O dia tem 24 horas, mas, às vezes, elas não parecem suficientes. Precisamos cuidar da casa, da família, do namoro, do trabalho, do carro, da saúde, do dinheiro, dos estudos, entre outros. O processo de coaching compreende essa dificuldade da vida contemporânea e também ajuda a pessoa a administrar melhor o seu tempo, por meio da organização, do planejamento, da definição de prioridades, do foco e das estratégias de produtividade.

8. Elevação dos níveis de produtividade

Por falar em produtividade, ela também é beneficiada com o processo de coaching. O coach estimula o seu coachee a dar o melhor de si, muitas vezes demonstrando desempenhos que nem ele imaginava que fosse capaz de alcançar. Por isso, ele estimula o indivíduo a ir além e a fazer mais em menos tempo. Não é raro que as pessoas se surpreendam com a produtividade que são capazes de alcançar com as ferramentas oferecidas.

9. Eliminação dos pensamentos negativos e crenças limitantes

Ao longo da jornada, sempre surgem crenças limitantes, que muitas vezes têm a sua origem lá na infância: “eu não sou bom o bastante”, “eu não sou capaz de aprender”, “eu estou muito velho para isso”, “eu não tenho capacidade para essa função”, e por aí vai. Os coaches de sucesso são especialistas em conduzir o coachee a passar essas afirmações pelo crivo da razão, constatando que são pensamentos falsos e extremamente negativos. A mente nos engana e nos leva a ver a vida de modo pessimista, o que é combatido nas sessões.

10. Mudanças positivas de hábitos

Por fim, com toda a análise da vida do indivíduo, ele é convidado a fazer uma avaliação crítica sobre os aspectos que vão bem na sua vida, bem como sobre aqueles que precisam ser modificados. Novas crenças devem levar a novos hábitos, o que, consequentemente, conduzirá o coachee a resultados muito superiores. É assim que quem passa pelas sessões enfim alcança os seus objetivos.

Percebe agora a importância do coaching? Além disso, é sempre importante lembrar que, quando o assunto é coaching no Brasil, a maior referência é o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, cujos profissionais e metodologias são certificados e internacionalmente reconhecidos pela sua eficácia e credibilidade. Entre em contato conosco!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com o coaching ou tem vontade de conhecê-lo mais a fundo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir e fale conosco. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!