Já aconteceu de você ter uma ideia maravilhosa de post para o Instagram, mas ele receber pouquíssimas curtidas? De abrir uma caixa de perguntas nos stories e não ter nenhuma ali para você responder? De pedir para as pessoas deixarem as suas opiniões nos comentários, mas ninguém dar as caras?
Querida pessoa, se você está passando por problemas assim com o seu perfil nas redes sociais, saiba que não está sozinho. A verdade é que há muitas marcas que passam por isso. O grande erro cometido por elas é que, mesmo que os conteúdos publicados sejam de alta qualidade, não há conexão com o público. É preciso mostrar-se menos corporativo e mais humano, como se você fosse um amigo de quem o segue. Para saber como isso é possível, confira as 10 dicas a seguir!
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Contents
Conheça quem segue você
Você sabe quem são os seus seguidores? É claro que, em se tratando de uma conta corporativa, é impossível conhecê-los todos pelo nome. Contudo, é possível consultar as estatísticas para saber quais características predominam em seu público, como: gênero, faixa etária, localização geográfica, estilo de vida, interesses, e por aí vai.
Para que a sua comunicação seja eficaz, é importante que você conheça muito bem essas pessoas. Por que elas seguem você? Que tipo de conteúdo você oferece que as atrai? De que forma você pode estreitar os laços com esses indivíduos? Conheça-os bem antes de tomar qualquer decisão.
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Dê ao público o que o público quer
Quando uma pessoa começa a produzir conteúdo para as redes sociais, mas ainda não tem muita experiência na atividade, é natural que ela acabe criando posts com base em seus próprios gostos. No entanto, quem produz conteúdo não deve agradar a si mesmo, mas aqueles que o seguem.
Por isso, analise os assuntos e tipos de posts que mais fazem sucesso com os seus seguidores. Explore as músicas que eles ouvem, os memes de que eles gostam, os temas que mais lhe agradam. Mesmo que você, individualmente, não seja muito fã de algumas dessas escolhas, é preciso dar ao público o que ele quer, e não o que você deseja.
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Faça lives
As lives são uma excelente maneira de conectar-se com o seu público. Por meio delas, você pode mostrar o seu rosto, a sua voz e o seu dia a dia, assim como ele é. Sem poses, sem filtros e sem cenários maravilhosos, os vídeos ao vivo mostram como você é de verdade, o que humaniza a sua página.
Além disso, as lives permitem uma interação mais direta, em que o produtor de conteúdo pode interagir com as pessoas, responder às suas perguntas, ler comentários, tirar dúvidas sobre algum tema específico, tudo isso de uma forma 100% dinâmica e humanizada.
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Seja relevante
Quais são as dores das pessoas que seguem você? O que elas desejam? De que elas precisam? Quais são os seus medos? Quais são as suas necessidades? Quais conhecimentos você tem e que podem facilitar as vidas dos seus seguidores? Se você for um profundo conhecedor do seu público, será capaz de produzir conteúdos verdadeiramente relevantes.
Não faça posts apenas para “encher linguiça” ou para não ficar muito tempo sem postar. Tenha um calendário editorial, que contemple os temas mais importantes para o seu público, dentro dos assuntos que você aborda. É preciso que as pessoas acessem o seu perfil sabendo qual é o seu nicho, qual é o seu estilo, enfim, qual é a personalidade do seu perfil no Instagram.
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Seja autêntico e original
Hoje em dia, é muito difícil encontrar um tema sobre o qual só você fale nas redes sociais. No Instagram, há centenas, talvez milhares, de perfis que abordam os mesmos temas, como maquiagem, moda, esporte, games, cultura, culinária, saúde etc. Por isso, o que pode fazer a diferença no seu perfil é a maneira como você aborda essas temáticas.
Dessa forma, tenha referências, mas não queira copiar ninguém. Encontre o seu estilo pessoal, crie uma marca, um nome, uma identidade visual, enfim, um perfil verdadeiramente original. Não faça mais do mesmo. Encontre algum meio de fazer o que ninguém mais faz para se diferenciar dos seus concorrentes.
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Mostre as suas fraquezas
Ser autêntico, porém, não significa ser perfeito. A internet, ao contrário da televisão e de outras mídias, não demanda a perfeição. Nela, os erros podem até ser vistos com bons olhos, pois mostram que aquele produtor de conteúdo é um ser humano, autêntico, humilde, sincero, “gente como a gente”.
Ninguém gosta de pessoas perfeitas, e as redes sociais já estão saturadas de perfis artificiais. Portanto, saia dessa atmosfera e mostre os seus erros, os seus “micos”, os seus medos, as suas dificuldades. A vulnerabilidade torna as pessoas mais verdadeiras. Não é à toa que o quadro “Falha Nossa” fez tanto sucesso mostrando os erros de gravação nas telenovelas.
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Divulgue os seus amores e ódios
Hoje em dia, as pessoas admiram as personalidades da mídia que têm a coragem de se posicionar diante de diversos temas. Você não precisa entrar em assuntos polêmicos, mas entenda que demonstrar as suas emoções e opiniões, ao menos de vez em quando, ajuda a compor um perfil mais autêntico.
Se você falar sobre aquilo que você ama ou sobre aquilo que você detesta, certamente alguém concordará com você. O público gosta de se identificar com formadores de opinião, desde que tudo seja feito com transparência. Mostre quem você é, contanto que não ofenda ninguém, é claro. Isso certamente o ajudará a aproximar-se das pessoas e criar boas conexões com elas.
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Interaja com as pessoas
Outro aspecto essencial para a conexão é a interação. Se você pede para que as pessoas deixem as suas dúvidas, compartilhem, comentem, marquem amigos etc., dê uma resposta a essas interações. As pessoas gostam de ser respondidas na internet. Se alguém deixa um comentário, e o dono do perfil não responde, muito provavelmente essa pessoa vai deixar de comentar.
Portanto, lembre-se de que a interação é uma via de mão dupla. As pessoas interagem com você, mas você também deve mostrar-se acessível a elas. Responda aos comentários nos posts, às mensagens diretas, às perguntas nos stories, enfim, a todas as interações que receber, sempre que possível.
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Fale a língua dos seus seguidores
Você se lembra de que falamos da importância de conhecer bem o perfil das pessoas que o seguem? Pois bem, entenda que cada grupo de indivíduos tem as suas referências, o seu estilo de vida, as suas necessidades e até mesmo o seu próprio jeito de falar.
Portanto, quem fala de cultura geek para jovens deve ter uma linguagem completamente diferente de quem faz comentários sobre política e economia para pessoas mais velhas, por exemplo. Assim, conheça a linguagem das pessoas que o seguem, bem como as suas referências culturais (músicas, filmes, séries, assuntos, memes etc.).
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Conte histórias
Por fim, lembre-se de que a nobre arte de contar histórias ajuda as pessoas a criarem vínculos com as marcas e com os produtores de conteúdo. A própria publicidade já entendeu isso, adicionando uma boa dose de narrativas e de entretenimento à sua comunicação.
Portanto, conte histórias, compartilhe experiências, fale de dificuldades e superações, revele momentos da sua trajetória profissional, ou mesmo da sua vida pessoal. Permita que as pessoas se entretenham com quem você é e que se identifiquem com as suas vivências. Isso certamente aproximará você dos seus seguidores.
Que as dicas acima sejam úteis para que você conecte-se verdadeiramente com o seu público no Instagram e alcance resultados extraordinários junto dele! Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de compartilhá-lo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se interessar pelo tema, por meio das suas redes sociais!