Resiliência. É praticamente impossível que você não tenha ouvido essa palavra ainda. Basicamente, ser resiliente significa encontrar forças emocionais para superar os momentos mais adversos da vida e seguir em frente.

Na teoria, não é lá muito complexo compreender o conceito. Difícil mesmo é colocá-lo em prática, especialmente quando estamos vivenciando mudanças. Deixar um cenário antigo ao qual já estamos acostumados e adentrar um novo momento pode ser emocionalmente desafiador.

Na sequência, vamos entender o que exatamente é a resiliência e quais são as táticas para prosperar em novos cenários. Continue a leitura e saiba mais!

Palavra “da moda”? Afinal, o que é resiliência?

Sabe quando você aperta uma esponja? Ela rapidamente volta ao estado inicial, não é mesmo? Isso significa que esse material apresenta resiliência, isto é, a propriedade física da matéria de retomar o seu estado original depois de ser submetida a uma deformação.

As áreas que estudam o comportamento humano pegaram de empréstimo esse termo da física para, metaforicamente, designar a capacidade dos seres humanos de superarem as adversidades da vida, recuperando a harmonia e a tranquilidade para continuar a viver.

Há muitas situações da vida que demandam resiliência, sobretudo as mudanças. Um término de relacionamento, uma mudança de emprego, uma crise financeira e a perda de um ente querido, por exemplo, são situações em que é preciso desenvolver essa capacidade para retomar o equilíbrio emocional.

Táticas de resiliência: como prosperar em novos cenários?

PSC

Confira a seguir alguns meios práticos para sermos mais resilientes frente às mudanças da vida.

  • Aceitar a realidade e focar no que estiver ao seu alcance

Um dos principais fatores para desenvolver a resiliência é aceitar que nem tudo está sob o nosso controle. Na verdade, há muitos aspectos da vida que não dependem de nós. Essa aceitação é o primeiro passo para um maior equilíbrio emocional. Em seguida, canalize a sua atenção sobre aquilo que você realmente pode fazer. Por exemplo: não está sob o seu controle a crise financeira da empresa em que você trabalha, mas você pode estudar e enviar currículos para outros empregadores, evitando o desemprego.

  • Conhecer a si mesmo e ser flexível

O autoconhecimento desempenha um papel importante na capacidade de superação. Ele permite que cada pessoa conheça as suas forças e os pontos em que pode melhorar, o que nos torna mais conscientes do caminho que temos a percorrer para lidar melhor com os desafios. Um desses pontos fundamentais é a flexibilidade. Precisamos aceitar que as coisas mudam no mundo dinâmico em que vivemos, o que demanda de nós a habilidade de nos adaptarmos a novos momentos.

  • Desenvolver habilidades de enfrentamento

Quando um problema ou uma mudança surge na vida, não tem jeito: precisamos enfrentar esse momento, e não fugir dele. O lado bom é que há estratégias para que isso seja possível. Além de planejar estrategicamente as suas ações para encontrar uma solução, devemos cuidar das emoções enquanto isso não acontece. Psicoterapia, coaching, respiração consciente, meditação e atividades físicas são algumas dessas estratégias com benefícios cientificamente comprovados para a resiliência.

  • Manter relacionamentos positivos

Nesse caminho de superação de dificuldades e de aceitação de mudanças, contar com uma rede de apoio faz toda a diferença. Por isso, compartilhe as suas dificuldades com as pessoas em quem você confia. Amigos, familiares e colegas de trabalho/estudo podem ouvi-lo, acolher os seus sentimentos e fazer com que você sinta que não está sozinho. Esse apoio é importante porque nos fortalece emocionalmente, oferecendo conforto e encorajamento.

  • Definir metas realistas

Em um processo de mudança, é importante que as coisas sejam conduzidas aos poucos. O corpo e a mente precisam se adaptar gradativamente às novas situações, o que não pode ser acelerado. Portanto, não queira “transformar” completamente o seu estilo de vida de um dia para o outro. Tente mudar uma coisa de cada vez e espere a sua adaptação antes de definir novas metas. Respeite o seu tempo e pare de se comparar com outras pessoas. Defina metas alcançáveis, sem fugir da realidade.

  • Ser gentil consigo mesmo

Haverá dias em que você não conseguirá cumprir aquilo que havia planejado, seja por questões técnicas, seja por instabilidades emocionais típicas dos momentos de mudança. Nesses momentos, acolha os seus sentimentos e não se culpe. Entenda que é realmente difícil adaptar-se a novas circunstâncias e superar obstáculos. Por isso, seja gentil consigo mesmo e não entre em uma briga interna. Trate a si mesmo como você trataria um amigo passando por essa situação. Ame-se!

  • Aproveitar oportunidades de crescimento

Ninguém deve “romantizar” os problemas e os períodos de mudanças, pois eles podem ser muito desafiadores mesmo. Todavia, saiba que é possível aprender e até mesmo crescer diante desses momentos. Exemplos: ao mudar de emprego, você pode desenvolver competências que não desenvolvia nas atividades anteriores. Ao sair de casa, você pode adquirir habilidades que não eram exercitadas enquanto morava com os pais. Perceba que as mudanças nos impulsionam ao desenvolvimento.

  • Buscar ajuda profissional quando necessário

Ser resiliente é importante, mas você não precisa fazer tudo sozinho. Se alcançar as suas metas e adaptar-se a um cenário de mudanças estiver difícil, você pode contar com a ajuda de um coach para organizar melhor esse processo e sistematizá-lo. Já se você estiver em um sofrimento emocional intenso, que o impede de viver normalmente, procure um profissional da saúde, como um psicólogo. Esses profissionais oferecerão suporte e orientação para superar essas fases desafiadoras.

A resiliência é essa capacidade de superar adversidades e de se adaptar às mudanças que ocorrem na vida. Ela depende fundamentalmente do restabelecimento do equilíbrio emocional, o que depende de uma série de comportamentos, como os descritos acima. Que você possa sempre encontrar forças diante desses momentos e nunca se esqueça das suas qualidades!

E você, ser de luz, como avalia a sua capacidade de ser resiliente diante das mudanças? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!