O objetivo de toda empresa é o lucro. Nenhum empreendedor inicia o seu próprio negócio se não for para ficar mais rico, não é mesmo? No entanto, por mais que esse seja de fato o grande propósito, isso não quer dizer que a empresa não possa contribuir com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente por meio das suas atividades.

É aí que entra o conceito de responsabilidade social empresarial, que defende que uma empresa pode prosperar sem ser nociva à sociedade ou à natureza. Aliás, pesquisas indicam que os consumidores mais jovens têm dado preferência às organizações que se comportam dessa maneira.

Neste artigo, você vai entender o que é a responsabilidade social empresarial, como as empresas podem adotar essa postura e quais são os benefícios que ela promove. Boa leitura!

Responsabilidade Social Empresarial: o que é?

A responsabilidade social empresarial é um conjunto de ações que levam uma empresa a desenvolver uma gestão transparente. Essa gestão demonstra-se preocupada com a qualidade de vida do seu público interno (colaboradores) e também com o seu público externo (consumidores, fornecedores, parceiros e até mesmo concorrentes).

Isso demanda uma profunda mudança no DNA das organizações. A ideia é que elas continuem em busca do lucro, porém, sem que isso seja prejudicial ao meio ambiente ou à sociedade em geral. Trata-se de um tópico que tem ganhado expressiva relevância nos últimos tempos, já que evidencia os impactos da cultura das empresas sobre o meio ao seu redor.

Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade são a mesma coisa?

Não são exatamente a mesma coisa, mas caminham juntas. Uma empresa sustentável tende a ser socialmente responsável, pois ela toma cuidado para que as suas ações não prejudiquem a sociedade e a natureza.

Ser sustentável significa desenvolver um modelo de negócios que se sustente ao longo do tempo, ou seja, que não esgote os recursos utilizados, respeitando o ciclo de vida de tudo aquilo que é extraído da natureza.

Se esse ciclo for respeitado, a empresa evitará que problemas ambientais (como a poluição e a extinção de determinados recursos) ocorram, o que ajuda a manter a força econômica do lugar, bem como a qualidade de vida da população. Portanto, são dois conceitos que vão um ao encontro do outro. Ambos defendem o respeito à natureza, o progresso econômico e a disponibilização desse progresso à sociedade como um todo, amenizando as desigualdades.

Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?

Podemos compreender melhor o conceito da responsabilidade social empresarial se analisarmos os três pilares que o compõem. Confira quais são eles na sequência.

1. Respeito ao meio ambiente

Nesse tipo de gestão, o progresso econômico e o respeito ao meio ambiente não são antagônicos. Assim, as ações da empresa devem impactar a natureza ao mínimo possível. É preciso repor o que for extraído do meio, respeitar o tempo da natureza, dar um destino adequado aos resíduos, controlar a poluição, não desmatar, respeitar a biodiversidade local, evitar as queimadas, reciclar e reutilizar tudo o que for possível e fazer um uso consciente e sem desperdícios das fontes de energia disponíveis.

2. Responsabilidade econômica

Os recursos financeiros das organizações responsáveis devem ser administrados com muita responsabilidade, a fim de evitar o desperdício. Para isso, deve ser realizado um planejamento financeiro eficaz, com investimentos inteligentes e com prestação de contas aos colaboradores, ao governo e à sociedade. A honestidade e a transparência contam muito nesse pilar, evitando o enriquecimento ilícito. Assim, a empresa progride, fortalece a economia local e age de forma idônea com todos.

3. Sociedade

Com relação à sociedade, a ideia é que a empresa utilize a sua prosperidade econômica para levar mais bem-estar às pessoas ao seu redor. Nesse caso, estamos falando não apenas da qualidade de vida que deve ser concedida aos próprios colaboradores, mas também a quem está ao redor da empresa. Por isso, iniciativas de geração de emprego, criação de cooperativas, projetos sociais e ações comunitárias fazem a diferença.

É o caso das organizações que se posicionam contra o preconceito, que defendem ações benéficas à natureza, que apoiam iniciativas de educação e cultura, que combatem a fome e a pobreza, entre outras causas sociais muito importantes.

Quais atitudes tornam uma empresa socialmente responsável?

É fundamental que as empresas se dediquem aos 3 pilares acima para que sejam consideradas socialmente responsáveis. Nesse sentido, vale a pena tomar atitudes como:

  • Criar um programa de responsabilidade social empresarial destinado aos públicos interno e externo;
  • Adequar a missão, a visão e os valores organizacionais a esse programa;
  • Desenvolver um código de conduta que sistematize e defina regras que vão ao encontro do respeito aos 3 pilares descritos acima;
  • Criar canais de comunicação eficazes com o público interno e com a sociedade;
  • Promover iniciativas de voluntariado;
  • Inserir a organização em projetos sociais;
  • Desenvolver campanhas internas e externas sobre pautas como: sustentabilidade, ecologia, transparência econômica, respeito à diversidade social, combate à pobreza, educação, saúde, cultura etc.

Quais são os benefícios que a responsabilidade social empresarial oferece?

A responsabilidade social empresarial tende a ser benéfica à sociedade como um todo, à natureza e às próprias empresas. Crises socioeconômicas podem ser minimizadas com essa postura, que também promove outros benefícios, como:

  • Cooperatividade nos negócios;
  • Ampliação da vantagem competitiva da organização, em resposta às exigências do consumidor;
  • Geração de valor ao negócio;
  • Investimentos em inovação e desenvolvimento sustentável;
  • Combate ao egoísmo nas tomadas de decisão, pensando no bem-estar de todos;
  • Parcerias com outras instituições e com o governo, gerando benefícios sociais;
  • Senso de pertencimento a todos os stakeholders da organização;
  • Auxílio à população que estiver ao redor da empresa;
  • Aquecimento das economias locais;
  • Melhorias na imagem da organização perante a sociedade.

Como é possível perceber, são muitos os benefícios que a responsabilidade social empresarial tem a oferecer às pessoas e às próprias empresas. Isso pode ser notado em âmbito social, econômico e ambiental. Já não se trata mais de um diferencial, mas de uma verdadeira questão de sobrevivência das organizações ao longo do tempo, mantendo uma imagem positiva e respondendo adequadamente às exigências do público consumidor.

E você, querida pessoa, conhece alguma empresa socialmente responsável que desperte admiração? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!