Toda organização é hierarquizada — algumas mais, outras menos. O fato é que a hierarquia existe para que as atividades e as decisões a serem tomadas sejam adequadamente distribuídas, deixando o que é mais central e importante para as posições mais altas (lideranças) e o que é mais específico para as posições mais baixas.

É nessa lógica que surge o contexto de planejamento organizacional, que costuma ser dividido em 3 níveis: estratégico, tático e operacional. Neste artigo, você vai compreender o que é o planejamento organizacional e quais são as características de cada um desses níveis. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

O planejamento organizacional e as suas 4 dimensões

O planejamento é um processo que consiste em compreender o estado atual, estabelecer um estado desejado e traçar as atividades estratégicas que conduzirão o indivíduo ou a organização entre esses dois estados. Trata-se de um conceito amplamente estudado na administração de empresas, fazendo parte da vida de pessoas e instituições.

Esse processo é composto por 4 dimensões, ou 4 funções administrativas, conhecidas pela sigla PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

  • Planejar: definir as metas e os objetivos da organização, bem como as ações que deverão ser adotadas para que essas metas sejam alcançadas;
  • Organizar: dividir o trabalho, delegar funções e distribuir os recursos da organização entre as diferentes áreas (pessoas, equipamentos, verba etc.);
  • Dirigir: acompanhar a execução das atividades, coordenando as pessoas, comunicando-se com elas, liderando-as e motivando-as continuamente;
  • Controlar: monitorar os resultados que estão sendo obtidos, avaliando o desempenho, reconhecendo os pontos positivos e corrigindo as falhas.

Nas empresas, os processos do planejamento organizacional se dividem em 3 níveis: estratégico, tático e operacional. Na sequência, você vai compreender melhor como o processo se dá em cada nível.

Os 3 níveis do planejamento organizacional

1. Planejamento estratégico (ou institucional)

O planejamento estratégico define os rumos da organização em longo prazo. Ele é definido por quem ocupa as posições mais altas na hierarquia organizacional, como os CEOs, presidentes, vice-presidentes, diretores, enfim, a alta cúpula. É um planejamento global, que envolve toda a empresa e os objetivos organizacionais.

A organização nesse nível envolve o desenho de toda a estrutura da empresa, as normas internas e a alocação dos recursos entre as diferentes áreas. É também nesse nível que são definidos a missão, a visão e os valores da empresa, servindo como base para todas as demais ações.

O planejamento estratégico considera os fatores ambientais (não controláveis) bem como os fatores internos (controláveis). Ele envolve muita pesquisa e estudos do contexto em que a empresa está inserida para que decisões sensatas sejam tomadas. Por isso, a conhecida análise SWOT faz parte dessa fase.

Essa análise considera as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas (envolvendo fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais). Essa análise define todo o posicionamento da empresa, a sua relação com a concorrência, as relações de oferta e demanda, as tendências do momento etc.

O planejamento estratégico, portanto, comanda tudo o que se fará na empresa, na seguinte ordem: identidade institucional (missão, visão e valores), diagnóstico estratégico da situação atual, definição de objetivos institucionais, formulação de estratégias, implementação, controle e avaliação.

2. Planejamento tático (ou intermediário)

O planejamento tático, por sua vez, é um desdobramento do planejamento estratégico. A sua função é compreender e interpretar o planejamento estratégico, segmentando-o por áreas ou departamentos. É a hora de dividir qual setor será responsável por qual atividade. Trata-se de um nível que atua em médio prazo, geralmente de 1 a 3 anos.

A organização desse nível consiste em definir a estrutura de cada departamento e os recursos de que eles necessitam. Portanto, os responsáveis por esse tipo de planejamento são os gerentes intermediários, isto é, os gestores de cada área.

Dessa forma, podemos entender que o planejamento tático consiste em “traduzir” o planejamento estratégico para a realidade de cada unidade ou departamento da empresa, desenvolvendo as suas próprias metas e métodos. Isso quer dizer que cada departamento terá o seu planejamento tático: o marketing, o financeiro, o comercial, o jurídico, os recursos humanos etc.

Esse tipo de planejamento, feito pelos gestores das áreas, deve estar em conformidade com o planejamento estratégico, detalhando as atividades, obrigações, metas e processos de cada unidade/departamento, de acordo com as suas respectivas funções. Também é possível fazer essa divisão por projetos e programas específicos.

3. Planejamento operacional

No nível operacional, os planejamentos anteriores (estratégico e tático) são destrinchados ao máximo, isto é, à realidade de cada colaborador, em atividades detalhadas, de curto prazo. A organização desse nível envolve o desenho dos cargos e das tarefas específicas de cada colaborador.

A direção do nível operacional é feita pelos supervisores e coordenadores, que acompanham diretamente o dia a dia dos colaboradores. Assim, o desempenho de cada um é avaliado e controlado individualmente.

Esse planejamento envolve as atividades do dia a dia de cada funcionário, incluindo as suas metas, processos e atividades. É um plano de curto prazo, que transforma o planejamento tático em atividades executáveis.

É nesse nível que são definidos os pormenores dos procedimentos e das atividades: processos internos, uso de recursos, controles de estoque, produção, metas individuais, custos, prazos, ferramentas, funcionários envolvidos em cada atividade, métricas de avaliação etc. Trata-se do nível mais básico da estratégia organizacional, que desdobra os níveis anteriores nas atividades isoladas que cada trabalhador executará.

Conclusão

Concluindo, podemos compreender que o planejamento organizacional é essencial para que as empresas alcancem os seus objetivos e cresçam nos mercados em que estão inseridas. Cada nível hierárquico tem as suas atribuições e sistemas, mas o sucesso só existirá se houver consonância entre eles.

O planejamento estratégico deve ser o primeiro a ser desenvolvido, de modo que o tático seja um desdobramento dele e que o operacional seja um desdobramento do tático. Essa ordem não pode ser alterada.

E você, ser de luz, como avalia os 3 níveis do planejamento organizacional no seu local de trabalho? O que pensa sobre essa organização? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!