O trade marketing é uma área do marketing que tem o objetivo de promover mais vendas diretamente nos pontos de vendas, isto é, nas lojas. Basicamente, ele se refere ao relacionamento e à comunicação estabelecida entre as marcas e os respectivos locais em que os seus produtos são vendidos, como é o caso, por exemplo, de uma marca X de chocolates que vende os seus produtos no supermercado Y.

Por isso, as empresas precisam construir campanhas junto dos pontos de vendas para conquistar o consumidor final, que são as ações promocionais. Assim, essa marca de chocolates pode, por exemplo, adicionar cartazes ou promover degustações no supermercado.

A solução end to end é o processo por meio do qual as agências de trade marketing oferecem serviços completos para criar e implementar campanhas de ações promocionais das empresas nos seus respectivos pontos de vendas. Neste artigo, você vai compreender como isso funciona e quais objetivos a estratégia pode promover para as organizações. Tenha uma boa leitura!

Solução end to end: o que é?

Uma solução end to end é o nome dado ao processo por meio do qual uma agência especializada em trade marketing promove sozinha, sem outros parceiros, a realização das 4 etapas básicas do trade marketing, do começo ao fim de cada campanha. As 4 etapas são:

  1. Criação: desenvolvimento de todas as estratégias e materiais que devem compor as ações de promoção de vendas: cartazes, stoppers, wobblers, mascotes, faixas, posicionamento do produto nas gôndolas, treinamentos de funcionários, ações de degustação, e por aí vai.
  2. Fabricação: marcenaria, serigrafia e fabricação digital de todos os materiais de apoio para a exposição dos produtos, bem como todos os materiais de comunicação nos pontos de vendas (produção dos cartazes, faixas, displays, banners).
  3. Logística: montagem, armazenagem, estoques, distribuição e transporte dos produtos aos pontos de venda, seguindo o planejamento da campanha, com controle preciso da quantidade ofertada de itens, de acordo com a demanda.
  4. Positivação: acompanhamento analítico das etapas anteriores para verificar se tudo está ocorrendo como planejado nos pontos de vendas e se as ações adotadas de fato estão promovendo melhorias nas vendas.

Nem toda ação de trade marketing passa por todas essas etapas, mas é importante contar com empresas que realizem todas as que forem necessárias de forma planejada e estratégica, acompanhando um cronograma de ações integradas.

Por que essa solução é necessária na atualidade?

Imagine que uma empresa que deseja realizar ações de trade marketing tenha que contratar uma empresa diferente para cuidar de cada uma das etapas citadas acima. A comunicação será mais complexa, afinal de contas, há muita gente para gerenciar. Além disso, quem garante que as etapas estarão integradas entre si, dado que estão nas mãos de equipes distintas?

Percebe como isso é arriscado? Em contrapartida, a solução end to end coloca todas as etapas sob responsabilidade de uma mesma empresa. Assim, a informação fica reunida em um único ponto de contato, deixando a empresa contratante mais tranquila para focar no seu core business.

Dessa forma, os processos ficam muito mais ágeis e muito menos estressantes, pois não há várias empresas trabalhando juntas, uma dependendo da outra. Tudo está unificado, reunido em um mesmo grupo de pessoas, tornando todo o processo mais simples.

Quais benefícios a solução end to end gera para as empresas?

As agências ou empresas que oferecem a solução end to end no contexto do trade marketing contam com equipes especialistas em cada uma das 4 etapas do processo, mesmo que as 4 não sejam necessárias na campanha em questão. Estamos falando de mão de obra altamente qualificada e especializada.

Além disso, reunir todas as etapas em um único prestador de serviços é economicamente mais viável do que contratar 4 empresas diferentes. Soma-se a isso o fato de que há uma economia de tempo e de energia, permitindo que a empresa contratante gaste o seu tempo e a sua atenção nas suas próprias atividades.

Por fim, nunca é demais reforçar que há um ganho de qualidade no processo. As ações de trade marketing precisam ser adequadamente planejadas, executadas e monitoradas, do começo ao fim, tanto quanto as ações destinadas ao consumidor final. Contar com uma solução unificada garante a agilidade e a qualidade desse processo.

Como funciona na prática?

A solução end to end permite que a empresa contratante solicite uma campanha de trade marketing, deixando todo o processo nas mãos de uma mesma equipe. No entanto, é claro que a empresa contratante pode e deve supervisionar o desenvolvimento de toda e cada etapa: criação, fabricação, logística e positivação, acompanhando-as no cronograma.

Esse acompanhamento deve ser extremamente transparente, não apenas no cronograma de cada etapa, mas também no monitoramento do budget, isto é, no orçamento da campanha.

Como a solução end to end consiste justamente em deixar todas as etapas sob a responsabilidade de uma mesma empresa, qualquer alteração ou adaptação a ser feita no orçamento ou no cronograma fica muito mais fácil, o que não ocorreria se várias empresas estivessem envolvidas no processo. É por isso que a empresa contratante pode ficar muito mais tranquila nesses casos, focando com muito mais dedicação ao seu empreendimento e à sua expertise.

E você, ser de luz, conhecia os benefícios da solução end to end para as campanhas de trade marketing? O que achou da ideia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!