Vender é uma tarefa nobre, que consiste em divulgar os produtos e serviços, ressaltando todos os benefícios que eles podem oferecer. Isso é feito na esperança de que surjam compradores, ou seja, pessoas que foram convencidas pelo discurso de venda e que, por causa disso, tomaram a decisão de adquirir o produto ou de contratar o serviço em questão.
Na teoria, as coisas não são difíceis de entender. Na prática, porém, dar vida a esse discurso não é assim tão simples. As estratégias de vendas são tão variadas quanto os canais pelos quais esses processos podem ocorrer. O Instagram, por exemplo, que é basicamente uma rede social para a publicação de fotos, tem, cada vez mais, se tornado uma grande plataforma de vendas.
A questão é que nem todos fazem isso da maneira ideal, dado que vender em uma rede social não é o mesmo que criar um anúncio publicitário. Neste artigo, você vai compreender por que o Instagram tem crescido nesse aspecto e vai encontrar 5 dicas para vender com sucesso nessa rede. Boa leitura!
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Por que as pessoas têm promovido vendas pelo Instagram?
Ao lado do Facebook, o Instagram tem sido adotado como uma excelente plataforma de vendas. A diferença é que enquanto o primeiro tem começado a dar sinais de enfraquecimento junto ao público brasileiro, o segundo não para de crescer.
Inicialmente, a ideia era que o Instagram fosse apenas uma rede social para a publicação de fotos e vídeos, com trocas de mensagens entre os seus usuários. Contudo, diversos influenciadores digitais, celebridades, empresas e até mesmo a moça que vende bolos no seu bairro começaram a utilizar essa rede como uma plataforma para a promoção de si mesmos.
Nessa rede, podemos encontrar dados de pessoas de qualquer lugar, muitas vezes obtendo gráficos estatísticos, análises de dados das páginas criadas e das publicações efetuadas, além de possibilidades de segmentação de público bastante eficazes. Alcançando cada vez mais pessoas e em posse desses dados, não é difícil entender por que vender pelo Instagram se tornou uma estratégia muito utilizada.
Além disso, podemos publicar conteúdos de valor, que mesclam um discurso informativo com um discurso persuasivo, sempre ilustrados por imagens sedutoras. Para complementar, as pessoas podem deixar os comentários delas em cada postagem, dando a sua opinião sobre o produto adquirido, tirando as suas dúvidas e construindo verdadeiros relacionamentos com as marcas.
5 passos para promover mais vendas nessa rede
Como citamos, contudo, nem todo mundo sabe como vender em uma rede social. Isso acontece porque o que a maioria dos vendedores faz é criar uma página para a sua empresa na rede social e fazer dela um grande catálogo de produtos, sem aquele conteúdo informativo e persuasivo de que precisamos.
Para ajudar você a superar esse desafio, separamos 5 passos bem úteis, de modo que você consiga realizar boas vendas por meio dessa rede social tão popular, que é o Instagram!
1. Não venda produtos!
Essa é uma estratégia muito utilizada pela publicidade e que também pode ser aplicada nas redes sociais. Não devemos vender produtos ou serviços, mas sim soluções! Por isso, a sua comunicação precisa falar de facilidades, de benefícios, de esperança, de uma vida mais fácil, de problemas que são resolvidos.
O produto é apenas o meio pelo qual esse cenário maravilhoso é alcançado. Sendo assim, abuse das mensagens que exploram a felicidade, as vitórias, os bons momentos, enfim, os sentimentos positivos que você deseja que a sua marca transmita. Faça isso por meio dos textos, dos vídeos e das imagens que você empregar em sua comunicação.
2. Instigue a vontade de ter
Não existe venda sem persuasão. Persuadir alguém significa convencer a pessoa de que os problemas dela serão solucionados por aquilo que você está oferecendo, da melhor maneira possível — o que inclui superar a concorrência.
Para ser persuasivo, você pode e deve apresentar argumentos racionais e argumentos emocionais, de acordo com o seu nicho. Se você vende softwares para empresas, muito provavelmente você empregará mais argumentos racionais. Em compensação, se você vende bolos, é fato que um apelo mais emocional, como a imagem de uma família reunida em torno de uma mesa de doces, será mais eficaz ao despertar o desejo de compra. Analise o seu caso!
3. Ofereça um pouco de entretenimento
Mesmo que muitas empresas já estejam há um bom tempo nas redes sociais, é fato que as pessoas entram nesses sites, ao menos na maior parte das vezes, para se divertir, dar risada, ler uma mensagem positiva, enfim, ter acesso ao entretenimento.
Portanto, se você acha que criar uma página para a sua empresa na rede social significa falar de produtos e serviços a todo instante, saiba que você está enganado. É preciso oferecer às pessoas um pouco de entretenimento, com histórias, músicas, humor, memes, enfim, com tudo aquilo que a criatividade permitir. Você pode incluir a sua marca nesses contextos, mas não precisa (e nem deve!) tentar vender o tempo todo.
4. Eduque o seu futuro consumidor
Além do entretenimento, também precisamos de um conteúdo mais informativo. Por que as pessoas precisam dos seus serviços? Como elas devem utilizar o produto que você comercializa? O que diferencia a sua marca da concorrência? Qual é a história da sua empresa? Quais são os benefícios que a sua solução é capaz de oferecer às pessoas?
Ensine as pessoas sobre os itens que você vende, mesmo que tiver que responder às questões mais básicas: o que é? Para que serve? Quem pode usar? Quando devemos usar? Onde devemos usar? Como devemos usar? E por aí vai. Seja o mais completo possível, mas sem ser técnico demais. Lembre-se de que as redes sociais demandam uma comunicação mais leve, lúdica, simples e divertida!
5. Construa relacionamentos duradouros
A última dica é, na verdade, uma das mais importantes: relacione-se com os seus seguidores. O Instagram oferece uma série de recursos de interatividade, como as mensagens inbox, as curtidas, os comentários, os compartilhamentos, os salvamentos, as caixinhas de perguntas, os testes, as enquetes, entre outros. Fazer lives também ajuda bastante a aproximar você das pessoas e a humanizar a sua marca.
Analise as interações que o seu público tem com a sua página e interaja de volta sempre que possível. Aproveite as dúvidas que receber para ajudar os seus clientes. Você pode até mesmo transformar os questionamentos recebidos em pautas para futuros conteúdos. Além do mais, converse com os seus clientes depois da venda, de modo a saber o que eles acharam do produto e como tem sido a experiência deles.
Siga as 5 dicas acima para que você possa fazer do Instagram uma grande rede de contatos comerciais, sempre mesclando informação, entretenimento e vendas. Interaja com as pessoas, conduza-as ao seu site ou à sua página de vendas, tire as suas dúvidas e feche negócio. Com certeza, você será muito bem-sucedido nos seus desafios!
E você, querida pessoa, já comprou ou já vendeu algo por meio do Instagram? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Imagem: Por Brilliantist Studio.
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