Você já ouviu algumas pessoas dizendo que um dia com 24 horas já não é suficiente para o tanto de atividades que temos a realizar? Talvez você mesmo pense dessa forma! O fato é que a nossa geração tem tantos estímulos de ações que o tempo de fato se tornou um recurso escasso.

Esse cenário é tão sério que, quando nos prontificamos a dedicar o nosso tempo a alguém, é como se realmente estivéssemos demonstrando o quanto aquela pessoa é importante para nós. Por isso, o tempo de qualidade é uma das 5 linguagens do amor, defendidas pelo autor, pastor e filósofo estadunidense Gary Chapman. Neste artigo, vamos compreender melhor a importância dessa linguagem!

As 5 linguagens do amor

As 5 linguagens do amor é o título do livro de Chapman. Nele, o autor mostra os 5 principais meios que levam as pessoas a demonstrarem o que sentem umas às outras, focando no sentimento do amor. Essas linguagens são: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e troca de presentes.

Chapman afirma que qualquer ser humano é capaz de fazer uso dessas 5 linguagens quando ama alguém. No entanto, como as nossas personalidades podem ser muito diferentes, é natural que as pessoas tenham preferência por uma dessas linguagens, utilizando-a com mais frequência do que as demais.

No caso do tempo de qualidade, falamos apenas em dedicar um tempo do seu dia de forma plena à pessoa amada. Fazer uma atividade juntos, dar um telefonema, conversar, passear e compartilhar uma refeição podem ser gestos que dizem “eu valorizo o meu tempo e o compartilho com você porque te amo!”. Sem televisão, internet, celulares, redes sociais, entre outros estímulos externos, dedicar aquele tempinho 100% à pessoa amada é um meio de fortalecer o amor e a qualidade da relação!

Como podemos expressar o amor por meio de um tempo de qualidade?

Confira, na sequência, 6 meios para aproveitar bem o seu tempo ao lado da pessoa amada e expressar o quanto você a valoriza!

1. Conversem sobre o dia

PSC Renascimento

Muitos casais chegam em casa ao fim de um dia de trabalho e parecem continuar no piloto-automático: tomam banho, trocam de roupa, preparam algo para comer, assistem televisão, mexem no celular e dormem. Isso é um tempo juntos, mas não é um tempo de qualidade.

Separe um momento do dia para desligar-se desses estímulos externos que já citamos. Converse com o cônjuge sobre como foi o dia dele, comentando também sobre o seu. Compartilhe os fatos ocorridos, os sentimentos, as opiniões etc. Isso vai aproximar cada vez mais o casal e, quem sabe, gerar uma ajuda mútua no dia a dia.

2. Façam refeições juntos

Na dúvida para saber qual seria o momento ideal para ter essas conversas, aproveite o contexto das refeições. Hoje em dia, muita gente almoça e janta assistindo à televisão ou checando as redes sociais, perdendo uma ótima oportunidade de ter conversas agradáveis com as pessoas amadas.

Aliás, faça desse momento como um todo uma ocasião para conviver melhor. Cozinhar juntos, comer conversando e lavar a louça, distribuindo as atividades, também são meios de aproveitar melhor o tempo e de expressar amor.

3. Tenham hobbies a dois

Toda pessoa tem os seus hobbies: praticar esportes, cozinhar, fazer artesanato, tocar algum instrumento musical, assistir a séries e filmes, desenhar, pintar, cantar, e por aí vai. É natural que nem todas as atividades de um casal sejam feitas juntos. Assim, aquilo que um faz pode não ter muito apelo para o outro.

Contudo, é importante que ao menos um desses hobbies seja compartilhado pelos dois. Pode ser que fazer um curso de pintura em tela seja uma atividade divertida que aproxima os apaixonados. Experimente e descubra gostos em comum! Isso pode fazer com que o seu tempo a dois seja aproveitado de forma mais eficaz!

4. Passeiem e façam programas agradáveis

Como você e o parceiro aproveitam o tempo livre? Pode ser que ficar em casa assistindo a um filme bacana seja muito divertido. Porém, também é bacana fazer programas que saiam um pouco da rotina.

Ir à praia, ao parque, ao cinema, ao shopping, a uma exposição de arte, a um jardim ou a um show musical pode ser muito mais divertido quando a experiência é compartilhada com a pessoa amada. O tempo livre do casal pode ser escasso, de modo que é importante planejar ao longo da semana como será o sábado ou o domingo. Aproveite!

5. Viajem

Além desses programas típicos de fins de semana, também devemos considerar as férias e os feriados. Esses momentos especiais do ano podem permitir a realização de um programa muito agradável e que tende a estreitar bastante as relações: as viagens a dois.

Sair da cidade, conhecer novos destinos e fazer programas que vocês nunca fizeram pode ser muito divertido e benéfico para o relacionamento. Assim, se você vive em uma cidade grande, agitada e estressante, que tal alugar um chalé em uma cidade menor, no interior, permitindo mais paz e contato com a natureza? Pescar, fazer trilhas, andar a cavalo e comer uma comida da fazenda podem ser a mudança de rotina de que vocês tanto precisavam para (re)acender a chama do amor!

6. Ajudem-se um ao outro nas adversidades do dia a dia

Imagine que uma professora primária tem mais de 100 lembrancinhas de dia das mães para confeccionar e entregar na escola em que trabalha. Por que não pedir ajuda ao namorado/marido nessa atividade? Esse é apenas um exemplo, mas é fato que pedir ajuda ao cônjuge em alguma adversidade pode despertar sentimentos positivos, como empatia, altruísmo, solidariedade, amor e gratidão.

Por isso, ajude o seu cônjuge: auxilie-o em alguma adversidade de trabalho, ensine-o a dirigir, compartilhe os seus conhecimentos na cozinha etc. Da mesma maneira, peça ajuda quando precisar. Essas trocas de favores também auxiliam na construção de um tempo de qualidade e de amor, pois um aprende com o outro.

O tempo de qualidade, portanto, é um recurso muito importante. A forma como escolhemos aproveitar o nosso tempo diz muito sobre quem nós somos e sobre as pessoas a quem mais valorizamos. Por isso, faça um bom uso desse recurso para expressar o seu amor!

E você, ser de luz, como tem aproveitado o seu tempo ao lado das pessoas a quem ama? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!