Conforme já ressaltamos em alguns artigos aqui do blog, a vida de qualquer pessoa é composta por diferentes áreas. No entanto, sabemos que há momentos em que os estudos e o trabalho ocupam a maior parte das 24 horas do nosso dia. Podemos abrir exceções de vez em quando, mas não podemos permitir que esse desequilíbrio se torne rotina.
O trabalho, o lazer e o descanso são 3 pilares essenciais para uma vida feliz. Por isso, é importante equilibrar o tempo que dedicamos a essas áreas, de modo que nenhuma seja negligenciada. Mas como fazer isso na rotina acelerada da atualidade? Para descobrir, continue a leitura a seguir!
-
Contents
Cuide do descanso e da saúde
Em primeiro lugar, entenda que o descanso e o sono não são “detalhes”, mas fatores essenciais à nossa saúde física e mental, sem as quais não há produtividade alguma. Portanto, descanse e durma bem!
1. Ouça o seu corpo
Você já ouviu falar que o corpo fala? E ele fala mesmo! Por isso, aprenda a ouvi-lo. Durma quando tiver sono e acorde quando sentir-se pronto. Se você está dependendo de remédios para dormir e despertadores para acordar, é sinal de que precisa rever o seu estilo de vida. O organismo gosta de rotina, de modo que é importante ter hora para dormir e hora para acordar, sem abrir exceções aos fins de semana. Regularize a sua rotina e utilize o seu quarto apenas para dormir, deixando-o o mais escuro possível.
2. Alimente-se de forma equilibrada
Assim como devemos ouvir o corpo na hora de dormir, também devemos fazê-lo na hora de nos alimentarmos. Nesse sentido, saiba que a qualidade da sua alimentação também interfere na qualidade do seu sono. Dessa forma, deixe as refeições mais calóricas para a manhã e para a hora do almoço. No jantar, dê preferência a alimentos ricos em fibras e de fácil digestão, como saladas, carnes magras, frutas, sucos e iogurtes. Além disso, hidrate-se bem ao longo do dia!
3. Defina o período produtivo e o período de descanso
As pessoas não são máquinas. Por isso, precisamos desconstruir essa cultura de culpa quando alguém descansa. Descansar e dormir são processos fundamentais à saúde e à felicidade. Portanto, durma em média 8 horas por noite. Além disso, aproveite os fins de semana, as folgas e os feriados para de fato descansar, sem levar trabalho para casa — salvo em caso de grande necessidade. Separe a vida pessoal da vida profissional e estabeleça os seus limites. Não assuma mais responsabilidades do que dá conta!
-
Foque na produtividade no trabalho
No trabalho, a dica é focar mais em ser produtivo do que em de fato cumprir essa ou aquela carga horária. Até mesmo as empresas mais modernas estão percebendo a vantagem dessa ideia.
4. Organize a sua rotina profissional
Para ser produtivo no trabalho, é importante investir em organização e planejamento estratégico. Por isso, mantenha o seu ambiente físico e virtual sempre organizado, de modo que você saiba onde encontrar cada objeto ou arquivo. Além disso, compre uma agenda e organize a sua semana. Saiba com antecedência o que você deverá fazer em cada dia. É péssimo chegar ao trabalho e não saber por onde começar. Planeje-se com antecedência e tenha foco em cada atividade. Seja produtivo!
5. Determine metas, mas não seja refém delas
Muitas vezes, as metas que definimos não se concretizam. Por exemplo: você pode planejar escrever 5 páginas em 2 horas, mas acaba precisando de 3h para realizar a atividade. Portanto, ao organizar a sua rotina, defina prazos aproximados, mas sem tornar-se refém deles. Pense no plano B e no plano C para saber o que fazer quando as coisas não saírem como você planejou. Além disso, foque na qualidade do que você faz, mais do que em cumprir uma carga horária de 8 horas, se possível!
6. Dedique-se aos estudos
Outra dica bacana para conduzir um trabalho de mais qualidade e com mais agilidade é adquirir conhecimento. Portanto, nunca deixe de estudar, de fazer cursos e treinamentos, de participar de eventos da área e de acompanhar as notícias e atualizações do seu meio profissional. Estando capacitado, você executará as suas tarefas com mais precisão, eficácia e até mesmo mais rapidez!
-
Esvazie a cabeça na hora do lazer
Por fim, aproveite também os momentos de lazer, seja sozinho, seja na companhia de outras pessoas. Ele não é o momento de descansar, mas também não é o momento de pensar em trabalho. É a hora de fazer o que você quiser!
7. Pratique atividades físicas
O tempo de lazer pode e deve ser preenchido com atividades físicas. Elas são essenciais à manutenção da saúde física, da saúde mental e da disposição do corpo e da mente. O exercício físico regular gera prazer, tornando-se um lazer, além de melhorar as nossas capacidades físicas e intelectuais, bem como a qualidade do nosso sono. Portanto, inclua na rotina essas atividades, escolhendo uma modalidade que lhe dê prazer e motivação. Caminhada, corrida, dança e natação são algumas opções.
8. Tenha hobbies
Os hobbies são aquelas atividades que fazemos porque queremos, mesmo que não tenham uma utilidade prática. São os populares passatempos. Essas atividades nos dão mais prazer no dia a dia e contribuem consideravelmente com a nossa saúde mental, podendo ser praticados individual ou coletivamente. Atividades físicas, artesanato, crochê, leitura, filmes, jogos, viagens, jardinagem, música, culinária e trabalhos voluntários são alguns exemplos.
9. Aproveite a companhia das pessoas queridas
Muitas dessas atividades podem ser aproveitadas sozinho, e não há problema algum nisso. Todavia, é importante dedicar um tempinho do seu dia ou da sua semana aos amigos e aos familiares. Cercar-se de pessoas que fazem com que você se sinta bem é muito importante. Por isso, aproveite os passeios, as refeições, ou os períodos de ficar em casa sem fazer nada especial, apenas conversando com essas pessoas queridas.
Equilibrar o trabalho, o lazer e o descanso é um esforço que depende de organização da sua rotina e de firmeza para impor limites. Cabe a você explicar às pessoas que fazem parte da sua vida a hora de dedicar-se à vida profissional e a hora de dedicar-se à vida pessoal e ao descanso. Defina os seus limites e deixe-os claros. Jamais negligencie qualquer área da sua vida, em nome da sua saúde física e mental!
E você, querida pessoa, como tem equilibrado essas diferentes áreas da sua vida? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!