Querida pessoa, você tem um hobby? Os hobbies são atividades que realizamos por puro prazer, e não por obrigação. Por exemplo: algumas pessoas gostam de cuidar de animais e de plantas, de praticar algum esporte, de se aventurar na culinária, e por aí vai. Muito mais do que um momento de relaxamento e prazer, os hobbies têm sido apontados também como importantes ativadores da produtividade.

Algumas pesquisas têm apontado que essas atividades apresentam diversos benefícios às pessoas. Neste artigo, você conhecer esses benefícios e ainda vai conferir alguns exemplos de hobbies bem interessantes. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

5 benefícios que os hobbies proporcionam

1.Redução do estresse

Os hobbies, como citamos, são atividades escolhidas pelas pessoas com base nos seus interesses. Por isso, elas não são obrigações, mas sim fontes de prazer e relaxamento. Quem ama desenhar, por exemplo, poderia passar horas do dia fazendo isso sem se sentir cansado. Esse prazer preenche os nossos dias de alegria e motivação, fazendo com que possamos aliviar o cansaço físico e emocional das nossas obrigações. Consequentemente, ficamos menos estressados e mais calmos.

2. Elevação da criatividade

A Universidade de São Francisco, nos EUA, constatou em uma pesquisa que as pessoas que têm um hobby que exercita a criatividade podem ter um desempenho profissional até 30% superior. Os hobbies podem beneficiar a criatividade das pessoas porque as levam a pensarem em diferentes maneiras de executar as suas atividades. Quem tem como hobby a culinária, por exemplo, é bastante sujeito à experimentação, testando combinações de ingredientes para criar receitas diferenciadas.

3. Potencialização de diferentes habilidades

Essa mesma pesquisa constatou que, além da criatividade, ter hobbies favorece o desenvolvimento de outras habilidades. Essas atividades geram mais atenção, capacidade de concentração, memória, raciocínio lógico e produtividade em geral. Tocar um instrumento musical, por exemplo, desenvolve todas essas habilidades, já que é preciso administrar os movimentos das mãos para produzir o exato som pretendido. Esse “combo” de habilidades é exercitado com os hobbies.

4. Exercício da sociabilidade

Quem desenha uma hora vai querer mostrar o seu trabalho a outras pessoas. Quem cozinha vai desejar apresentar as receitas aos amigos e familiares. Quem pratica esportes provavelmente vai conhecer outras pessoas que também são apaixonadas pela modalidade. Dessa forma, mesmo nas atividades individuais, os hobbies favorecem a sociabilidade, no sentido de estreitarem relações com amigos, colegas, familiares, vizinhos etc. Essa característica ajuda no dia a dia de trabalho ou estudos.

5. Geração de bem-estar

PSC Renascimento

Os hobbies mantêm a mente saudável e liberam neurotransmissores associados ao prazer e ao bem-estar. Isso faz com que as pessoas desenvolvam uma visão mais positiva sobre o seu dia a dia e sobre a vida em geral. Não é à toa que psicólogos e médicos psiquiatras recomendam que as pessoas tenham hobbies, justamente para que vivam com mais qualidade e para que mantenham a mente ativa e saudável. Quem se diverte um pouquinho todos os dias enxerga a vida com mais otimismo.

Exemplos de hobbies que beneficiam a produtividade

1.Atividades físicas

As atividades físicas são muito importantes para a saúde física e mental. Além disso, despertam uma sensação de bem-estar, desde que a pessoa escolha uma modalidade que realmente seja prazerosa para ela. É possível praticar corridas, caminhadas, musculação, dança, natação, ioga, pilates e até mesmo esportes coletivos — como vôlei e futebol. Aquele que inclui uma atividade física prazerosa no seu dia a dia desenvolve o corpo e a mente, tornando-se mais atento, resiliente e produtivo.

2. Instrumentos musicais

Tocar instrumentos musicais também é prazeroso no sentido de que a pessoa percebe que ela mesma é capaz de produzir uma melodia agradável aos ouvidos. Isso pode ser muito bacana para aproximar a família e os círculos de amigos. Além disso, dominar um instrumento demanda muita atenção, concentração, criatividade, precisão e noções de ritmo e tempo musical. Tudo isso favorece a produtividade também em outras atividades, auxiliando no trabalho, no estudo, e por aí vai.

3. Jogos

Você gosta de jogar dominó, baralho, xadrez ou videogame? Curte fazer palavras-cruzadas, completar quebra-cabeças ou até mesmo divertir-se com o cubo mágico? Nesse caso, saiba que todos esses jogos beneficiam o funcionamento da sua mente. Eles exercitam o seu raciocínio lógico, a sua capacidade de organização de informações, a memória, a criatividade, a capacidade de tomar decisões e até mesmo o seu poder de analisar o comportamento dos seus adversários!

4. Leitura

Ler é um dos hobbies mais importantes que existem. Assim como no caso dos esportes, também é importante escolher um assunto que lhe seja prazeroso, caso contrário, a leitura será desagradável. O importante é ler um pouco por dia, mesmo que começando devagar. Aos poucos, a pessoa acelera esse processo, que é muito benéfico. A leitura frequente amplia o vocabulário, fortalece a imaginação, exercita a criatividade, ajuda a fixar regras gramaticais e melhora a comunicação em geral.

5. Atividades artísticas

Por fim, é importante citar que há diferentes atividades artísticas que também podem ser tomadas como hobbies. Estamos falando do desenho, da escrita criativa, do canto, da dança, do teatro, da pintura, da escultura, do artesanato, da decoração, da moda e até mesmo do crochê. Assim como ocorre com os instrumentos musicais, as atividades artísticas geram prazer no indivíduo que descobre que ele é capaz de criar algo belo. Isso também beneficia a concentração, a criatividade e o alívio do estresse.

Como você pode perceber, ter um hobby é algo extremamente benéfico, tanto para as competências intelectuais quanto para a inteligência emocional — sendo que a produtividade no dia a dia depende de ambas. Portanto, escolha uma atividade que lhe desperte prazer e pratique-a no dia a dia para usufruir os seus benefícios!

E você, querida pessoa, tem um hobby? Qual? De que maneira ele beneficia a sua saúde e a sua produtividade? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!