Um bom atendimento ao cliente faz toda a diferença em qualquer empresa ou negócio. Isso se deve ao fato de que o atendimento de excelência vai muito além de apenas receber um comprador e ouvir as suas reclamações ou dúvidas: ele começa desde o primeiro contato com o cliente até a conclusão da demanda, com eficácia e rapidez.

Neste artigo, você vai conferir a importância do atendimento de qualidade e as melhores formas de prestá-lo nas empresas. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

A importância do atendimento ao cliente

A função de atender o cliente exige qualificação, foco, respeito, comprometimento, domínio próprio, ética e, principalmente, profissionalismo e paciência. O que não faltam, entretanto, são exemplos de organizações que não valorizam os seus consumidores e muito menos atendem às suas expectativas. Empresas de telefonia, por exemplo, são muito lembradas pelo péssimo atendimento das suas equipes de telemarketing, com demora, informações equivocadas e postura invasiva.

O que o consumidor deseja é ser tratado com o devido respeito e que suas queixas ou anseios sejam atendidos de forma rápida e satisfatória. Ele é, afinal, o maior responsável pelo seu negócio. Se a sua empresa fatura e conquista bons resultados, é por causa dos clientes que adquirem os produtos ou serviços que você oferece.

Lembre-se de que um cliente satisfeito tem mais chances de voltar a ser consumidor dos produtos que a sua empresa dispõe no mercado e que isso é muito mais fácil e barato do que sair em busca de novos clientes!

Dicas para tornar o seu atendimento ao cliente mais eficaz

Agora que você já compreende a importância de um atendimento de qualidade, confira algumas sugestões preciosas para qualificar a sua relação com o seu cliente.

1. Entenda as necessidades do seu potencial cliente

Para realizar um bom atendimento, é necessário conhecer o seu cliente e as suas reais necessidades. Saiba quais são os seus anseios, as suas queixas e o que ele espera do atendimento. Isso é fundamental para desenvolver um atendimento eficaz e preciso. Para isso, permita que ele se expresse, que tire dúvidas, enfim, que mostre quem é. Caso você seja o dono de uma empresa, faça pesquisas de mercado para conhecer melhor o comportamento do consumidor.

2. Saiba tudo sobre as suas soluções

É primordial que, antes de vender qualquer produto ou serviço, você saiba tudo sobre o item em questão. Seja um especialista na solução que você vende, de modo que você esteja apto a tirar todas as dúvidas sobre: formatos, tamanhos, modelos, funções, benefícios, preços, prazos de entrega, formas de pagamento etc. Quanto mais você conhecer as características dos produtos e as necessidades do cliente, melhor conseguirá uni-las e dar uma solução adequada. Pesquise também os seus diferenciais em relação à concorrência.

3. Seja educado e respeitoso

Este é uns dos pontos mais importantes para realizar um atendimento de excelência: sempre trate o cliente com educação e cordialidade. Utilize cumprimentos como “Bom dia” ou “boa tarde”, “como vai?”, “em que posso ajudá-lo?”, entre outras opções que mostrem a sua receptividade. Lembre-se, também, de sempre olhar nos olhos do seu cliente e fazê-lo se sentir importante. Um sorriso e um tom de voz amigável também podem gerar boas respostas. Apenas lembre-se de não ser invasivo.

4. Demonstre interesse e gentileza

O que o consumidor deseja é o máximo de atenção possível para que as suas necessidades sejam atendidas com eficácia e agilidade. Por isso, seja solícito, mostre-se interessado pelo que ele tem a dizer e se disponha a resolver da forma como ele espera. Ouça-o atentamente, dê importância às suas necessidades e procure resolver a questão da forma mais rápida e eficaz possível. Lembre-se de que ninguém gosta de perder tempo com as empresas, pois isso leva as pessoas a partir para a concorrência.

5. Aja de forma transparente

Uma boa dica para aprimorar o seu atendimento é tratar o seu cliente da mesma forma como gostaria de ser tratado também. Coloque-se no lugar no cliente, isto é, exercite a sua empatia.

Além disso, sempre seja honesto e o mais verdadeiro possível. Não minta ou omita informações importantes, seja transparente e forneça todos os dados de que ele necessitar. Jamais prometa uma solução que a sua empresa não seja capaz de oferecer. Hoje em dia, o consumidor tem acesso a muitas informações, via internet, e pode detectar qualquer mentira rapidamente.

6. Envie materiais de apoio

Catálogos, fotos, depoimentos de outros clientes, manuais descritivos, artigos de blogs com dicas — todos esses materiais de apoio podem contribuir na hora de manter o consumidor informado e favorecer a persuasão na decisão de compra. Desde que haja a devida autorização, envie ao potencial cliente esses materiais, o que pode ser feito via e-mail, mensagem de texto ou redes sociais, por exemplo. Materiais impressos nos pontos de vendas também podem ajudar no atendimento.

7. Invista em tecnologia

Por fim, entenda que a tecnologia é uma grande aliada do atendimento ao cliente. Computadores, celulares, redes de e-mails, mensagens de texto, redes sociais e programas de CRM são elementos fundamentais não apenas para a comunicação com o cliente, como também para atualizar os dados do time de vendas. Portanto, invista nessas tecnologias, pois elas permitem que a sua empresa esteja onde o cliente estiver, oferecendo soluções precisas e resolvendo as necessidades das pessoas com agilidade.

Conclusão

Se você deseja desenvolver ainda mais a sua capacidade de vendas e conquistar o seu cliente por meio de um atendimento diferenciado e de excelência, convidamos você a conhecer o Coaching em Vendas. Trata-se de uma formação que reúne os conhecimentos, técnicas e ferramentas do coaching para potencializar os resultados em vendas das empresas e dos profissionais autônomos!

Esse treinamento trabalha pontos fortes e de melhoria no desenvolvimento de diversas habilidades que aumentam as suas vendas e, principalmente, a fidelização dos seus clientes. Coloque as dicas acima em prática e alcance resultados ainda melhores por meio do coaching em vendas!

E você, querida pessoa, gostou destas dicas? Quais outras recomendações você considera importantes para ter um bom atendimento? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!