Gestão de Pessoas é um conceito que compreende todos os processos relativos ao capital humano nas empresas. Ele engloba todas as questões relativas à contratação, demissão, retenção, treinamento e desenvolvimento, benefícios, cultura organizacional, motivação, qualidade de vida no trabalho, entre outros.
Nem todos os colaboradores têm a exata dimensão da importância do papel da gestão de pessoas nas organizações. Muitos ainda acreditam que o seu trabalho se resume à contratação e demissão dos profissionais. Isso é reflexo de uma visão antiga, onde a GP não era tão valorizada como é atualmente e onde nem mesmo os profissionais se viam como um capital importante para as empresas.
Neste artigo, vamos compreender melhor a importância da gestão de pessoas e as suas principais funções. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!
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Qual é a importância da gestão de pessoas?
Hoje em dia, a gestão de pessoas tem ganhado nova dimensão e se tornado uma grande parceira estratégica do alto escalão das empresas. Na prática, isso significa que os planejamentos anuais já não são mais realizados sem a sua participação e contribuição direta. Esse envolvimento maior permite a ambas as partes ampliar a sua visão sobre as pessoas e os processos, além de criar mecanismos mais efetivos para gerenciá-los.
Essa gestão também propicia um melhor alinhamento das metas e objetivos e permite que o departamento de GP possa trabalhar de forma mais efetiva para ajudar a instituição a conquistar os resultados projetados e fazê-la crescer cada vez mais. Por tudo isso, é fundamental que todas as áreas da empresa valorizem a gestão de pessoas e a tenham como uma aliada.
A sua atuação proporciona melhorias significativas no que concerne a aspectos importantes, como: qualidade de vida no trabalho, melhoria contínua dos processos internos, maximização do desempenho de colaboradores e líderes, alinhamento da cultura organizacional, implantação de benefícios, aumento da produtividade e do engajamento, elevação do índice de felicidade no trabalho e diminuição de problemas como o turnover (rotatividade de colaboradores) e o absenteísmo (aumento nas faltas e atrasos).
Quais são as funções da gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é uma área das empresas que cuida de tudo aquilo que diz respeito aos seus colaboradores. Por isso, ela constitui um departamento próprio, mas que convive e trabalha diretamente com todos os outros. Nas empresas, esse departamento recebe o nome de “Recursos Humanos” ou de “Gestão de Pessoas” mesmo.
Geralmente, essa área inclui também o DP (Departamento de Pessoal), que cuida da parte mais técnica e burocrática do RH. Contudo, o conceito de gestão de pessoas vai muito além dessas rotinas administrativas.
Funções do Departamento de Pessoal
- Contratação e demissão de funcionários;
- Realização de pagamentos;
- Oferecimento de benefícios, como o vale-transporte, o vale-alimentação etc.;
- Definição da carga horária de trabalho e das escalas dos colaboradores;
- Elaboração de contratos trabalhistas;
- Cadastramento e recadastramento dos funcionários, quando necessário;
- Registros de carteira de trabalho;
- Cálculos de aposentadoria (tempo e valores);
- Organização das férias dos funcionários e pagamento dos valores devidos;
- Cálculo das verbas rescisórias e indenizações trabalhistas;
- Planejamento das licenças-maternidade da organização;
- Realização do pagamento do 13º salário e demais bônus;
- Monitoramento do FGTS e do INSS, garantindo que a instituição e os seus funcionários cumpram as suas obrigações e tenham os seus direitos trabalhistas respeitados.
– Funções da Gestão de Pessoas
Conforme citamos, o departamento de gestão de pessoas (ou de recursos humanos) abrange o departamento de pessoal, mas, na atualidade, não se limita a ele. Na visão administrativa mais moderna, diversas outras funções relativas aos colaboradores são desempenhadas por essa área. Confira:
- Recrutamento e seleção de profissionais;
- Onboarding (processo de integração do novo colaborador à empresa);
- Desenvolvimento de programas de capacitação profissional (treinamento e desenvolvimento);
- Ações de endomarketing (como premiações aos colaboradores com melhores desempenhos);
- Auxílio na promoção de uma comunicação interna mais transparente e eficaz;
- Auxílio às lideranças na condução dos processos de avaliação de desempenho e feedback;
- Realização de eventos internos e confraternizações;
- Definição e promoção da missão, da visão, dos valores e das normas internas da empresa (cultura organizacional);
- Auxílio na resolução de conflitos entre colaboradores ou em caso de desobediência às normas internas;
- Desenvolvimento de políticas e ações voltadas ao bem-estar, à saúde física e mental e à qualidade de vida no trabalho;
- Atendimento geral aos colaboradores, tirando as suas dúvidas e ouvindo as suas opiniões sobre a empresa;
- Execução de propostas de planos de carreira aos funcionários, detalhando as condições de promoção de cargos e salários (compatíveis com o mercado e atrativas aos trabalhadores);
- Adoção de medidas que fortaleçam o employer branding da empresa (a reputação da organização no mercado, enquanto empregadora);
- Auxílio no desenvolvimento de colaboradores e de lideranças éticas, flexíveis, capacitadas e competentes.
Por que essa área deve ser valorizada?
Tudo isso é visível no dia a dia dos funcionários e empresas que incentivam e valorizam a gestão de pessoas e a enxergam como uma aliada poderosa na sua administração do negócio e das carreiras. Empresas que investem na melhoria contínua de seus processos e no desenvolvimento dos seus colaboradores são também aquelas que mais se destacam no mercado, onde todos desejam trabalhar.
Isso ocorre porque essas organizações têm a consciência de que as empresas são o resultado das pessoas que as compõem e que, sem elas, é impossível conquistar os resultados extraordinários que almejam. Por isso, invista em gestão de pessoas, elimine progressivamente os seus gaps e maximize os seus recursos em todos os sentidos.
Para isso, invista na formação e no desenvolvimento dos seus profissionais de gestão de pessoas. Nesse sentido, a dica é incluir todos os benefícios das ferramentas e métodos do coaching nas suas estratégias de negócios. Invista na formação exclusiva do IBC Professional & Self Coaching – PSC e potencialize os resultados da GP e da sua empresa poderosamente. Invista no PSC!
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