De acordo com a psicologia, o comportamento humano pode ser categorizado em quatro classes: o passivo, o agressivo, o passivo-agressivo e o assertivo. Os passivos tendem a ser submissos a outras pessoas, enquanto os agressivos tendem a dominar as relações. Os passivo-agressivos oscilam entre os dois extremos de acordo com os seus próprios interesses. Por fim, os assertivos encontram um equilíbrio, sabendo a hora de ouvir e a hora de se posicionar com firmeza.
Todos nós oscilamos entre esses quatro perfis ao longo da vida, mas o ideal seria que fôssemos 100% assertivos. Isso nos livraria de vários problemas, como: a dificuldade de dizer “não”, de assumir responsabilidades, de pedir favores, de lidar com o outro, de equilibrar as emoções, de reconhecer o próprio erro, de dizer o que pensamos com tranquilidade e de ser autoconfiantes.
Por isso, ser assertivo deve ser um objetivo de todos nós. Mas quais são as características que fazem de um indivíduo alguém verdadeiramente assertivo? A seguir, você vai conferir 7 características básicas, que servem como um bom ponto de partida para o desenvolvimento desse perfil. Saiba mais sobre elas e boa leitura!
Contents
1. Autoconfiança
A autoconfiança consiste em confiar em si mesmo. Isso só ocorre quando uma pessoa conhece bem a si mesma, o que a torna mais seletiva na hora de escolher os desafios do seu dia a dia. Por isso, essa característica é um desdobramento natural do autoconhecimento.
Quem conhece a si mesmo tem consciência das suas forças e dos aspectos em que ainda precisa melhorar. É a partir dessa consciência que a pessoa reconhece os momentos em que pode dizer o que pensa e agir com segurança, bem como as ocasiões em que é melhor esperar e ouvir o que o outro tem a dizer. A autoconfiança é uma expressão segura do autoconhecimento.
2. Planejamento de ações
Outra característica muito comum às pessoas assertivas é que elas planejam estrategicamente aquilo que vão dizer e fazer. Quer um exemplo bastante simples? Elas fazem listas de compras antes de ir ao supermercado. Dessa forma, elas garantem que não se esquecerão de nada, evitando ter que voltar ao supermercado, mas também controlam melhor o orçamento, evitando comprar itens de fora da lista.
Em outras palavras, elas determinam o que desejam para as suas vidas e desenham estrategicamente o percurso entre o estado atual e o estado desejado. Comportamentos impulsivos não fazem parte desse perfil. Improvisações são exceções. Essas pessoas preferem planejar o que farão com alguma antecedência, de modo que sejam mais eficazes.
3. Comunicação clara
Por serem autoconfiantes, as pessoas assertivas sabem a hora de falar e a hora de ouvir. Reconhecem os momentos em que aquilo que têm a dizer é realmente importante, mas também reconhecem as ocasiões em que têm mais a aprender do que a ensinar. Por isso, esses indivíduos pensam antes de falar, verificando se o que têm a dizer de fato é relevante.
Quando decidem falar o que pensam, selecionam bem as palavras e o tom de voz a ser empregado. Jamais gritam ou impõem o seu pensamento à força. Esperam o melhor momento e expõem com tranquilidade os seus pensamentos. Evitam frases ambíguas e explicam com detalhes o seu raciocínio, de modo que ninguém fique com dúvidas.
4. Inteligência emocional
Por falar em não gritar, esta é outra característica típica do comportamento assertivo: a inteligência emocional. Isso significa que quem tem esse perfil consegue dar ouvidos às emoções, mas sem que seja controlado por elas. Essas pessoas sentem, analisam o que sentem, apuram as causas dos seus sentimentos e, com base nessa reflexão, lidam com eles da melhor maneira possível.
Procuram separar bem os assuntos e evitam descontar em outras pessoas as suas próprias frustrações. Além disso, procuram não tomar decisões no calor das emoções, preferindo “esfriar a cabeça” e recuperar a racionalidade antes disso. Elas têm oscilações emocionais como qualquer ser humano, mas apenas aguardam que um estado de equilíbrio seja retomado antes de agir.
5. Respeito
Em consequência da inteligência emocional, podemos afirmar com certa segurança que as pessoas assertivas têm sempre o respeito como um dos pilares fundamentais das suas relações. Seja na vida pessoal, seja na vida profissional, uma pessoa assertiva sempre respeitará o momento, os sentimentos e as opiniões do outro, mesmo que não concorde.
A educação, a cortesia, as boas maneiras e o equilíbrio emocional imperam na comunicação de quem é assertivo. Gritarias, palavras de baixo calão e ofensas, mesmo que indiretas, não são compatíveis com esse perfil. A comunicação é sempre clara, respeitosa e objetiva, sem provocações — diretas ou nas entrelinhas.
6. Organização
Bagunça e assertividade não combinam. Por isso, outro traço comum aos assertivos é que eles são organizados. Isso se vê nas diferentes áreas da vida. Na própria organização doméstica, percebe-se que são pessoas que sabem bem onde guardaram cada objeto, deixando tudo limpo e arrumado. Isso confere a essas pessoas mais praticidade, afinal de contas, odeiam perder tempo.
Além disso, esses indivíduos levam essa organização para todas as áreas da vida. Sabem onde guardaram os documentos, organizam com clareza os arquivos do trabalho, têm uma noção clara da sua situação financeira, enfim, conduzem a vida com precisão. Eles sabem que nem tudo na vida está sob o nosso controle, mas esforçam-se em relação a tudo o que estiver.
7. Precisão
Por fim, podemos dizer que as pessoas assertivas têm precisão. Ser preciso significa fazer a coisa certa, ou seja, ir ao cerne do problema e cortar o mal pela raiz, em vez de recorrer a ações que tentam apagar o fogo, sem que de fato o façam. Essas pessoas são extremamente analíticas e, por isso, observam os problemas e identificam as suas causas.
Assim, conseguem resolver as questões da sua vida com mais efetividade, já que não se distraem com soluções provisórias. Preferem refletir bastante e chegar a uma solução definitiva do que experimentar diferentes opções até ver o que dá certo. Ser preciso é ser exato nas suas palavras e atitudes, sem desperdiçar recursos e energia.
As 7 características acima são elementos-chave de uma personalidade assertiva. Assim, se você deseja desenvolver a assertividade nos diferentes campos da sua vida, saiba que evoluir nesses 7 traços é um bom começo. Coloque-os em prática e tenha muito sucesso!
E você, ser de luz, pode ser considerado alguém assertivo? Em quais aspectos isso já ocorre? Em quais deles você ainda precisa se desenvolver? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!