Livro SEJA A SOLUÇÃO DOS SEUS PROBLEMAS

Depois de mais de trinta anos trabalhando com desenvolvimento de pessoas e mais de sessenta livros escritos, desenvolvi um hábito interessante: presto muita atenção em tudo o que as pessoas me dizem, sempre ouvindo na essência cada uma delas, honrando e respeitando cada história e, depois, transformo essa escuta em métodos de treinamento, ferramentas, meditações e… LIVROS!

Escrever sobre a minha vivência, meu trabalho, minhas relações, a riqueza das minhas imersões e treinamentos, traz para as minhas obras uma verdade e uma autenticidade capazes de gerar transformação e cura em quem lê. Por isso, não abro mão de, antes de escrever um livro, conhecer profundamente as pessoas que serão leitoras de cada obra, pois cada obra, cada livro, foi escrito para uma pessoa em especial.

Estou contando isso para falar sobre um número impressionante, meu livro SEJA A SOLUÇÃO DOS SEUS PROBLEMAS, lançado pela Editora Planeta, alcançou o extraordinário número de mais de 5 milhões de livros vendidos, entre exemplares físicos e digitais. E quero dizer que, para mim, o resultado do sucesso desse livro é que ele foi escrito para dialogar com as pessoas, pois ele foi escrito depois de muitas horas de escuta, sua matéria prima é a vida humana.

Quem trabalha ouvindo, treinando, atendendo, ajudando as pessoas, está acostumado a ouvir muitas reclamações. Algumas pessoas falam tanto sobre problemas que parece que suas vidas não tem um minuto sequer de alegria. Reclamar, pode ser algo comum, banal, sem importância, mas algumas pessoas transformam as reclamações em um padrão mental, um estilo de vida. E isso gera frustração e infelicidade.

O padrão mental de quem enxerga apenas problemas é fácil de identificar. Quando você faz um elogio qualquer, em vez de agradecer e ficar feliz, a pessoa imediatamente aciona um problema. Por exemplo, você diz a uma pessoa: “sua palestra foi incrível, parabéns”. E ela responde: “você nem imagina o trabalho que deu, estou há duas semanas sem dormir direito, tive insônia, gastrite, e nem acho que foi tão boa quanto imaginei.”

Comecei a perceber que as pessoas além de reclamar de tudo, não agiam para que as coisas fossem diferentes. As reclamações vinham de todos os lugares: o casamento não era como se sonhava, as crianças não aprendiam a ser educadas, a cidade está cada vez mais violenta, o dinheiro não dá para nada… tudo estava ruim. Eu perguntava, o que você está fazendo para que seja diferente?

Diante desse mindset de problemas e reclamações, eu resolvi dizer para as pessoas: VOCÊ SABIA QUE ESTÁ EM SUAS MÃOS RESOLVER OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS? Sabia que é você o principal agente de transformação da sua vida? Acredite, é você que tem que tomar a iniciativa de resolver os seus problemas.

“Mas Zé, eu preciso de um milagre”. Ótimo, seja você mesmo seu próprio milagre.

Sim, muitas vezes a resolução não está somente nas nossas mãos, mas sempre podemos fazer algo. Se há um problema na sua rua ou no seu bairro, você não pode resolver sozinho, mas você pode acionar a prefeitura. Se o dinheiro não está sobrando, você pode encontrar outra fonte de renda, ou se especializar para garantir uma renda maior. Sempre dá para fazer alguma coisa, mas muita gente prefere esperar que o problema se resolva sozinho ou que outra pessoa tome a iniciativa.

E o mais grave: muitas vezes o problema não existe no mundo real, mas apenas na nossa cabeça. Muitos problemas, sobretudo os que estão relacionados à autoestima, autoimagem, relacionamentos, estão apenas na nossa mente, fruto de sentimentos de rejeição, abandono, julgamento e repetição de padrões de comportamento.

“Ninguém me ama”, “não sou querido no trabalho”, “quando as pessoas saem, ninguém nunca me convida”. Será mesmo? Será que não é você que não se aproxima? Você que não cumprimenta as pessoas e não faz questão de estar junto de ninguém? Será que o problema não está dentro de você, e não fora?

Os problemas que não existem, ou existem apenas na nossa mente, só podem ser resolvidos com uma profunda transformação interna, mas até para que essa transformação interna aconteça é necessária uma ação sua. Um primeiro passo, uma vontade incontrolável de RESOLVER ESSE PROBLEMA.

Então decida ser o protagonista, decida ser, você mesmo, a solução dos seus problemas.

Compre o livro agora e boa leitura!

José Roberto Marques