Soluções tecnológicas são cada vez mais utilizadas nas empresas, pois de fato contribuem para que os trabalhos sejam cada vez mais precisos, rápidos e eficazes. Nesse sentido, o ERP e o CRM são duas ferramentas que facilitam os processos internos das empresas, não apenas com o objetivo de satisfazer o cliente, mas também de facilitar a vida dos próprios colaboradores.

O problema é que, com alguma frequência, essas duas soluções tecnológicas são confundidas. Desse modo, é importante compreendermos as diferenças entre elas, sobretudo no que diz respeito à sua estrutura e à sua função. Preparado para conhecer melhor essas ferramentas? Então, continue a leitura a seguir!

O que é ERP?

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, o que costuma ser traduzido como “Sistema Integrado de Gestão Empresarial”. Trata-se de um software, ou seja, de um programa de computador, desenvolvido com o objetivo de gerenciar as finanças, a contabilidade e o controle fiscal das organizações.

Dessa forma, a principal característica desse tipo de programa é integrar as informações empresariais de pagamentos e recebimentos efetuados, bem como os impostos associados a essas operações. Assim, é natural que os departamentos administrativos e financeiros das empresas tenham acesso a programas do tipo para organizar e acompanhar com frequência os dados dessa natureza, sendo soluções fundamentais na gestão empresarial.

Quando um programa de ERP de qualidade é adquirido, com funcionários analíticos e que dominam a ferramenta, diversos benefícios podem ser sentidos. Por exemplo:

  • Redução de custos com TI, de desperdício de recursos e de erros que geram retrabalho;
  • Aumento na produtividade, permitindo que a empresa reduza os prazos de entrega, o que satisfaz cada vez mais o cliente;
  • Melhorias nos processos de compra e venda de mercadorias, facilitando a gestão dos estoques;
  • Acompanhamento preciso dos tributos associados às operações da empresa, o que ajuda na prevenção de multas e evita a necessidade de contratar contadores.

O que é CRM?

CRM, por sua vez, é também uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, cuja tradução é “Gestão do Relacionamento com o Cliente”. Trata-se de um sistema que as organizações utilizam para gerir toda a relação com a sua base de clientes e potenciais clientes.

O CRM é também um software, ou seja, um programa de computador. Ele armazena as informações do cliente e os dados de cada contato entre ele e alguém da empresa. Assim, além de as informações da organização ficarem protegidas, os dados servem como base para o desenvolvimento de um plano de ação estratégico, a fim de aumentar vendas, conhecer os clientes para satisfazê-los cada vez mais, acompanhar o alcance de metas e até mesmo avaliar o desempenho dos vendedores.

Assim como o ERP, o CRM também oferece diversas vantagens, desde que as empresas saibam como utilizar os recursos desse tipo de sistema. Entre essas vantagens, podemos citar:

  • Economia de papel, o que torna os processos mais práticos e ecologicamente sustentáveis;
  • Ganho de tempo e de agilidade ao procurar pelos dados dos clientes ou por documentos específicos;
  • Facilidades no dia a dia dos profissionais de vendas e relacionamento com o cliente, já que a tecnologia facilita até mesmo os treinamentos dos times;
  • Aumento nas vendas, pois a tecnologia permite que soluções personalizadas sejam oferecidas aos clientes e também porque os vendedores podem passar mais tempo vendendo, e não pesquisando ou organizando as informações.

Quando implementar um ERP?

Toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte ou área de atuação, precisa de um ERP. Essa solução é particularmente importante quando a instituição enfrenta dificuldade em organizar os seus arquivos e administrar o fluxo das informações

No caso do ERP, o objetivo é uma gestão integrada e completa da empresa, mas com foco nas finanças, ou seja, ele facilita o monitoramento do fluxo de caixa. Assim, se você desconhece ou se tem dificuldade de acompanhar a situação financeira do seu negócio, é essencial adquirir essa solução. Lembre-se de que os problemas financeiros são muito mais facilmente resolvidos se você os diagnosticar com antecedência.

Por isso, a dica é não esperar que os problemas apareçam para implementar um ERP na empresa. O ideal é utilizar os recursos desses programas como medidas preventivas, mais do que para identificar e resolver as crises. A ausência dessas soluções nas organizações deixa os profissionais “no escuro” acerca da sua realidade financeira.

Quando implementar um CRM?

Já o caso do CRM é mais indicado para quem precisa acompanhar as vendas da organização, especialmente se ocorrem em grande volume ao longo do tempo. Nesse caso, os programas do tipo são particularmente úteis para acompanhar os fechamentos de contratos, a prospecção de novos clientes, a atualização de cadastros, a apresentação de propostas e o acompanhamento das negociações.

Até mesmo no pós-venda um CRM pode ser útil. Esses programas armazenam dados bastante específicos de cada cliente, como o seu tipo de compra, os seus gostos e preferências, e por aí vai.

Assim, ele serve como um guia para que o vendedor continue o relacionamento com o cliente, oferecendo novos produtos, tirando dúvidas, prestando suporte, enfim, colocando-se à disposição para satisfazer o cliente ao máximo possível. Isso ajuda na fidelização dos consumidores e nas recomendações entre as pessoas sobre a sua empresa.

Qual é mais importante?

É impossível responder a essa pergunta. Os dois recursos são essenciais. O ERP é mais urgente, a fim de prevenir e remediar os problemas de gestão empresarial, sobretudo de ordem financeira. Já o CRM ajuda a organização a manter um relacionamento ágil e preciso com cada cliente, facilitando a aquisição de novos clientes e a fidelização dos antigos.

O importante é adquirir essas soluções tecnológicas junto de fornecedores confiáveis. Além disso, é essencial treinar os colaboradores que trabalharão com essas ferramentas, a fim de que se familiarizem e de que consigam extrair o melhor de cada um dos seus recursos.

E você, querida pessoa, conhecia essas soluções? Já teve experiências com alguma delas? Conte para nós! Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!