O que é uma pessoa extraordinária? Você se considera um indivíduo extraordinário? De acordo com o dicionário, “extraordinário” é aquilo que não é ordinário, que é fora do comum, que é notável, excepcional, digno de admiração. Muita gente tem a crença limitante de que isso é exclusivo para algumas pessoas, mas não é verdade.
Você pode ser uma pessoa extraordinária exatamente dentro da sua vida: do seu trabalho, da sua família, do seu círculo de amizades, e por aí vai. Tudo é uma questão de conhecer as características que tornam alguém extraordinário e de colocá-las em prática. Mas você sabe quais são essas características? No artigo a seguir, reunimos as 10 principais. Confira!
Contents
1. Conhecer a missão de vida
O que você gosta de fazer? O que você faz com excelência? O que pode ser útil ao mundo? A missão de vida de uma pessoa reúne esses 3 fatores, sendo que viver de acordo com a sua missão e com o seu propósito é um fator preponderante para ser feliz. Por isso, as pessoas extraordinárias se esforçam no sentido de avaliar a si mesmas e descobrir essa missão. Elas fazem de tudo para descobrir por que estão no mundo e para colocar esse propósito em prática, dia após dia.
2. Assumir a responsabilidade
As pessoas extraordinárias assumem a responsabilidade sobre as suas próprias vidas. Elas compreendem que nem tudo está sob o seu controle e que há fatores externos que influenciam os seus dias. Todavia, elas se esforçam para assumir as rédeas de tudo aquilo que de fato cabe a elas resolver, sem atribuir culpas a terceiros. Além disso, são pessoas conscientes, que se responsabilizam pelo mundo em que vivem e pelas vidas das pessoas ao seu redor, tratando a todos com respeito e gentileza.
3. Promover transformações positivas
Sabe aquela pessoa que passa pela sua vida e faz com que ela nunca mais seja a mesma? Isso é um traço típico de quem é extraordinário. São indivíduos que deixam a sua marca, o seu legado nas vidas das pessoas, nas empresas em que trabalham, nos locais que frequentam, entre outros. Eles promovem transformações positivas, servindo como exemplo, compartilhando os seus conhecimentos ou simplesmente deixando que as suas atitudes beneficiem os que estão ao seu redor.
4. Definir sonhos, metas e objetivos
A partir do encontro da missão de vida, que citamos acima, as pessoas começam a sonhar e a planejar o futuro. No entanto, uma pessoa extraordinária não fica apenas no sonho: ela transforma os seus sonhos em metas e objetivos concretos, com prazo para serem alcançados e com estratégias que as conduzam a esse estado desejado. Assim, essas pessoas planejam estrategicamente as suas ações rumo aos seus objetivos, sem perder tempo e sem “deixar a vida as levar”.
5. Lidar com as falhas
Uma pessoa extraordinária nunca erra? Errado! Só não erra quem não faz nada, e isso definitivamente não condiz com alguém extraordinário. Eles estão sempre a fim de sair da zona de conforto, e isso tem um preço: o erro. No entanto, no caso desses indivíduos, errar não é um crime passível de punição. Errar é apenas uma tentativa de fazer algo que fracassou, mas que não é algo definitivo. Os extraordinários são os reis da resiliência, pois aprendem com os erros e sempre tentam novamente!
6. Buscar o autoconhecimento constantemente
O autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo. Esse processo dura do primeiro até o último dia da vida de um indivíduo, permitindo que ele conheça a sua personalidade, as suas habilidades, as suas paixões, os seus pontos fortes e os seus pontos de desenvolvimento. Por isso, pessoas extraordinárias leem muito, adquirem conhecimento, meditam, refletem sobre as suas atitudes, fazem coaching ou terapia, enfim, mergulham no vasto universo que são elas mesmas.
“Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo” — José Roberto Marques, fundador do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching.
7. Manifestar gratidão diariamente
Ter objetivos é importante, mas isso não significa deixar de reconhecer aquilo que já conquistamos. A sua vida atual pode ser aquilo que, em algum dia do passado, você pediu. Portanto, nada mais justo do que agradecer. Manifestar gratidão diariamente é uma maneira de comunicar o universo de que você está pronto para receber mais e mais. Por isso, seja grato pela sua saúde, pelo seu emprego, pela sua casa, pela sua família, pelos seus amigos, enfim, por cada momento vivido!
8. Desenvolver a autenticidade
Ser autêntico significa ser você mesmo, com todas as suas características, tanto as positivas como aquelas que ainda precisam de ajustes. Uma pessoa extraordinária abraça quem ela é e ama a si mesma desse jeito. Ela sabe que há pontos em que precisa melhorar, mas em nenhum momento manifesta a vontade de ser ou de imitar outras pessoas. Ela até tem ídolos e pessoas que despertam a sua admiração, procurando seguir os passos delas, mas do seu jeitinho particular!
9. Perdoar
Da mesma maneira que uma pessoa extraordinária sabe que ela comete erros, ela compreende que os outros também erram. Por isso, essas pessoas são humildes e jamais se colocam em posição de superioridade. É justamente por entenderem que o erro faz parte da experiência humana que elas têm mais facilidade em perdoar. Não guardam mágoas e seguem em frente. Elas perdoam a si mesmas e as pessoas que erram perto delas. Não se apegam a isso. Preferem aprender com as situações.
10. Estudar, planejar e agir
Por fim, uma pessoa extraordinária está sempre adquirindo conhecimento. Leituras, cursos, treinamentos, mentorias e simples conversas com diferentes pessoas ampliam os horizontes de quem é extraordinário. Esses indivíduos têm sede de conhecimento e, por isso, mantêm a mente aberta, longe de preconceitos. Além disso, utilizam todo o conhecimento adquirido para planejar a conquista dos seus objetivos e para colocar esse planejamento em prática. Estudar, planejar e agir é o seu lema!
Uma pessoa extraordinária é resultado de diversos traços que são notados no dia a dia. Os 10 itens acima são apenas alguns deles — talvez os mais expressivos. Que você os coloque em prática e seja imensamente feliz, deixando a sua marca no mundo e sendo extraordinário em tudo aquilo que fizer!
E você, querida pessoa, tem quais das características acima? Quais delas você precisa desenvolver melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!