Quando falamos em produtos, quase sempre o que nos vem à mente é algo tangível, ou seja, que podemos pegar e atribuir a ele uma função material. Todavia, vivemos em uma era marcada pela coexistência de um mundo físico e de um mundo digital. Dessa forma, também precisamos levar em consideração os produtos digitais, ou infoprodutos.

Neste artigo, você vai compreender o que são os infoprodutos e por que eles têm se tornado tão populares e importantes nos últimos tempos. Também vai conferir os principais exemplos e algumas dicas de como ser bem-sucedido nesse ramo. Ficou curioso? Então, siga em frente e saiba mais!

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são produtos digitais que ensinam alguém a fazer algo, ou seja, que têm a informação como a sua principal característica. Talvez você ainda não os conheça por esse nome, mas, ao ler a nossa lista de exemplos, certamente perceberá que eles já fazem parte da sua vida.

A popularidade dos infoprodutos ocorre por conta do crescimento da internet e também da educação a distância. Alguns deles são pagos, mas há outros que são gratuitos. A função básica deles é informar, mas também gerar algum entretenimento, enquanto ajudam a pessoa a resolver alguma necessidade.

Quais são os principais exemplos?

Há diversos tipos de infoprodutos existentes no mercado. Em uma simples busca pela internet, você certamente vai se deparar com vários deles. Confira os exemplos mais comuns e mais populares da atualidade na lista que preparamos a seguir!

1. E-books

Os e-books, também conhecidos como livros eletrônicos, são, possivelmente, o mais popular dos exemplos de infoproduto. São livros digitais, que podem ser lidos por meio de computadores, tablets e do próprio celular. Eles podem ser comercializados e gerar renda para os seus produtores. Contudo, o mais comum é oferecer os e-books como “iscas” para atrair o consumidor para as empresas (ex: preencha o cadastro e ganhe este e-book!). São materiais simples, mas que precisam de qualidade para serem atrativos.

2. Podcasts

Os podcasts estão em alta porque são conteúdos em áudio. Diversos produtores de conteúdo têm aderido a esse infoproduto e publicado os seus podcasts nas principais plataformas digitais. Eles podem ser monólogos, diálogos, entrevistas, enfim, há diversos formatos. A grande vantagem do modelo é que ele pode ser ouvido enquanto as pessoas dirigem, fazem atividade física, trabalham etc. Por isso, o podcast representa um retorno à oralidade, mas permitindo que a pessoa selecione o assunto.

3. Audiobooks

Seguindo a mesma lógica do podcast, que representa esse retorno da oralidade, surgiram também os audiobooks. Basicamente, eles são arquivos digitais de livros que são narrados, permitindo que a pessoa consuma o conteúdo do livro apenas ouvindo-o. Dessa forma, o audiobook também pode ser ouvido enquanto a pessoa realiza outra atividade. Pode ser uma ótima maneira de acelerar o processo de aprendizado. Audiobooks também podem ser acessados nas principais plataformas digitais.

4. Vídeos tutoriais

Os vídeos tutoriais são muito populares, sobretudo no YouTube. Basicamente, eles ensinam o passo a passo da realização de um procedimento, que pode ser a utilização de uma ferramenta digital, o preparo de um alimento, a realização de uma maquiagem, e por aí vai. Embora a maioria deles seja encontrada de forma gratuita, existem alguns que podem ser cobrados, especialmente os que ajudam as pessoas a dominar as funções de programas de computador ou de ferramentas digitais. Ótima oportunidade!

5. Videoaulas (cursos online)

Se o seu conteúdo for um pouco mais denso e não couber em um simples tutorial, o jeito é dividi-lo em videoaulas e criar um verdadeiro curso online. Esse formato também tem se popularizado, sobretudo com as iniciativas de educação a distancia e com a criação de plataformas de infoprodutos, como a Hotmart. São produtos um pouco mais caros, já que a sua produção é mais complexa, mas que têm bastante demanda. Marketing, finanças, nutrição e exercícios físicos estão entre os temas mais procurados.

6. Mentorias online

Por fim, existem também as mentorias virtuais, que são bate-papos ao vivo entre o mentor e o mentorado. Um mentor é alguém com elevados conhecimentos em algum assunto e que se dispõe a orientar alguém que não tem muita sabedoria no ramo. Assim, é possível encontrar mentores sobre os mais diversos temas e marcar com eles encontros periódicos de orientação. Marketing, finanças, nutrição, exercícios físicos e empreendedorismo estão entre os temas mais procurados em mentorias.

Como ter sucesso nesse ramo?

Muita gente desanima ao perceber a quantidade de concorrentes, afinal de contas, o mercado de infoprodutos está se popularizando. No entanto, não há nada a temer: não é porque há uma concorrência elevada que você não pode ter sucesso. Boa parte dos conteúdos existentes não tem qualidade elevada. Por isso, se você for bastante dedicado na produção de um conteúdo informativo, divertido, atualizado e bem organizado, certamente já passará à frente de muita gente.

Além disso, é importante fazer um bom trabalho de marketing digital. Se você tem um infoproduto, publique-o nas principais plataformas, como a Hotmart, a Eduzz e a Monetizze. Compartilhe o link do seu infoproduto em diferentes mídias, não se esquecendo de enaltecer os seus principais diferenciais. A criação de sites, landing pages, posts em redes sociais e e-mail marketing, com boas noções de copywriting, ajuda muito nesse trabalho de divulgação e construção da sua autoridade no assunto!

Os infoprodutos, como você pode perceber, já fazem parte da sua vida, ainda que você não os conheça por esse nome. São produtos digitais que têm a divulgação de informações úteis como a sua principal característica. Constituem um mercado muito popular, mas que ainda tem muito a crescer. A qualidade do seu conteúdo e algumas noções de marketing digital são o que pode fazê-lo sair vencedor nesse ramo!

E você, querida pessoa, consome muitos infoprodutos? Quais? Já pensou em ser um produtor da área? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!