Toda empresa precisa, de tempos em tempos, fazer contratações, seja para substituir, seja para reforçar o seu quadro de funcionários. Contudo, esse processo envolve não apenas o recrutamento e a seleção de talentos, mas também a integração desses novos funcionários à empresa.
O processo de integração é uma responsabilidade do departamento de gestão de pessoas/recursos humanos, em parceria com os colegas e com o gestor da equipe que receberá o novo funcionário. Trata-se de uma etapa complexa, cheia de desafios, mas que, quando bem executada, garante que esse colaborador recém-chegado seja bem acolhido e sinta-se confortável para dar o melhor de si.
Neste artigo, selecionamos os 8 principais desafios que precisam ser superados para concluir com sucesso a integração de novos colaboradores. Continue a leitura e saiba mais!
Contents
1. Apresentar a estrutura da empresa
Ao recepcionar o novo colaborador, já no primeiro dia, é importante caminhar com ele pela empresa, de modo que ela conheça toda a sua estrutura. É fundamental mostrar a ele onde ficam as salas, os departamentos, a copa, os banheiros, a recepção, enfim, toda a estrutura do novo local de trabalho.
Além disso, é importante explicar em quais departamentos e seções a empresa está dividida e como é o fluxo de trabalho entre eles, o que geralmente ocorre em uma apresentação corporativa. Também é primordial mostrar em qual seção o novo colaborador está inserido e como ele será importante para a organização.
2. Comunicar a missão e as normas internas
Depois de apresentar a estrutura da empresa, é fundamental dar aos novos colaboradores um panorama geral sobre a organização. O que ela faz? Qual é a sua história? Quais são os seus produtos e serviços? Que mudanças ela promove na vida das pessoas? Qual é a sua identidade institucional (missão, visão e valores)?
Além disso, também é fundamental apresentar as regras internas da empresa, contemplando tudo aquilo que é obrigatório, permitido e proibido nas dependências da organização. Nesse momento, também é importante regularizar a documentação dos contratados, transmitindo informações essenciais: salário, benefícios, horários, folgas, férias, costumes da empresa, código de vestuário, entre outros dados fundamentais.
3. Apresentar as equipes de trabalho
Após a apresentação geral da empresa, os novos colaboradores devem ser apresentados aos seus respectivos departamentos, conhecendo os seus chefes e colegas de trabalho. Nesse momento, como em todos os outros, é fundamental que o colaborador se sinta acolhido e que cada colega se apresente, citando o nome e a função.
Também é necessário dar um espaço para que o recém-contratado fale sobre si, citando o seu nome, a função que exercerá na empresa, a sua formação, os seus empregos prévios, a sua experiência e as suas expectativas no novo emprego. A conversa deve ser descontraída e amigável, fazendo a pessoa sentir-se bem-recebida.
4. Inserir o novo colaborador na rotina do departamento
Depois desse momento inicial, já no departamento em que estará inserido, é necessário levar o colaborador até a sua mesa/estação de trabalho, apresentando-lhe as ferramentas disponíveis para que ele trabalhe: computador, materiais de escritório, gavetas, telefones, celulares, e-mail corporativo, senhas para as redes internas, e por aí vai.
Aos poucos, o supervisor do funcionário deve passar a ele algumas demandas mais simples, de modo que ele se ambiente com aquele novo universo de trabalho. Nesse momento, também é fundamental que os colegas se prontifiquem a ajudar o novo colega naquilo que precisar, tanto nas questões do trabalho quanto nas dúvidas que tiver sobre o dia a dia da empresa.
5. Apresentar os planos de carreira
Em um momento mais tranquilo, passada essa apresentação inicial, o gestor da área e algum profissional de recursos humanos podem apresentar ao colaborador o plano de carreira da empresa. A ideia é apresentar os cargos que aquele colaborador pode vir a ocupar, caso tenha um bom desempenho: estagiário, analista júnior, analista pleno, analista sênior, coordenador, gerente, diretor etc.
Também é essencial mostrar ao colaborador como essa progressão funciona, qual é a estimativa de tempo em cada cargo, quais trilhas o colaborador pode percorrer, como são as avaliações de desempenho e feedbacks, e por aí vai. Além disso, permita que o funcionário também tire as dúvidas que tiver.
6. Propor cursos e treinamentos de capacitação
Quando uma empresa recebe um colaborador, é importante que ele perceba que aquela organização de fato deseja investir no futuro dele. Por isso, é bacana apresentar também o programa de desenvolvimento e capacitação profissional da organização.
Assim, os gestores e os colaboradores podem, em conjunto, identificar quais cursos e treinamentos seriam interessantes para fazer nesse momento inicial, ou um pouco mais para frente. Isso mostra que a empresa de fato está investindo no conhecimento e nas habilidades daquele indivíduo recém-contratado.
7. Promover momentos de confraternização e integração
Além de todas as questões técnicas já citadas, é importante promover atividades dinâmicas, almoços, passeios e até mesmo festas de confraternização para recepcionar e integrar os novos colaboradores com os colegas, seja da equipe, seja da empresa inteira.
Esses momentos de maior descontração são importantes para que as pessoas criem laços afetivos aos poucos, variando os assuntos (ou seja, sem falar de trabalho o tempo inteiro). Isso favorece o bem-estar, um bom clima organizacional e até mesmo as relações de amizade que podem ser construídas.
8. Não ter pressa
Por fim, é importante compreender que a integração de novos colaboradores deve ter como foco a qualidade do processo, e não a vontade de encerrá-lo o mais rapidamente possível. Esse processo é importante, de modo que nenhuma etapa deve ser negligenciada.
Além disso, é fundamental dar tempo para avaliar a “química” estabelecida entre o novo colaborador e a equipe na qual foi inserido, bem como com a cultura organizacional como um todo. Isso deve ser avaliado pelo gestor continuamente, mas demanda algum tempo de adaptação. Portanto, não tenha pressa!
Os 8 desafios acima precisam ser vencidos, etapa após etapa, no processo de integração de novos colaboradores às empresas. É algo cansativo e trabalhoso, mas fundamental para que esses funcionários sintam-se confortáveis no novo local de trabalho e também para que o dia a dia profissional transcorra sem grandes problemas!
E você, ser de luz, o que pensa sobre o processo de integração de novos colaboradores? Como têm sido as suas experiências nesse sentido? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!