A meditação é uma atividade que produz diversos benefícios em longo prazo, como a redução do estresse, o aumento do autoconhecimento e a promoção da inteligência emocional. No entanto, não são todas as pessoas que curtem a prática. Talvez, sentar-se e permanecer alguns minutos apenas observando os próprios pensamentos seja muito entediante ou pouco motivador para alguns.

Se esse é o seu caso, saiba que existem outras atividades, um pouco mais dinâmicas, que também têm o poder de promover relaxamento. Quem sabe você não encontra em alguma delas um hobby para aliviar os momentos de emoções intensas, não é mesmo? Confira 10 dessas poderosas atividades na sequência!

1. Respiração consciente

A meditação consiste basicamente em observar os próprios pensamentos, sem apegar-se a nenhum deles. Se isso for difícil para você, há uma técnica que pode ajudar a sua concentração com algo mais concreto: a sua respiração. Pare por alguns minutos no seu dia e respire com consciência, ou seja, prestando atenção. Inspire pelo nariz, encha o abdômen de ar, prenda-o por 3 segundos e depois solte o ar pela boca vagarosamente. Repita o processo e perceba o quanto ele é calmante.

2. Música

A música também pode ter propriedades bastante terapêuticas, dependendo de como nos relacionamos com ela. Ela ativa a liberação de neurotransmissores associados ao relaxamento, o que pode ocorrer de diferentes formas. Você pode ouvir música, cantar, dançar ou tocar um instrumento musical para expressar-se. De todas essas maneiras, os benefícios podem ser sentidos, levando mais alegria e alívio emocional ao seu dia a dia. Que tal fazer um show particular embaixo do chuveiro?

3. Atividades físicas

Por falar na liberação de neurotransmissores que causam bem-estar, saiba que nada é tão eficaz nesse sentido quanto as atividades físicas. Você pode escolher atividades mais intensas, como a corrida e a natação, ou práticas mais tranquilas, como a caminhada e a ioga. O importante é encontrar uma atividade que lhe dê prazer. O foco das atividades se dirige ao corpo, oferecendo alívio e relaxamento à mente. Além disso, diversos problemas de saúde física são prevenidos com esses exercícios.

4. Espiritualidade

A espiritualidade e a fé em algo são práticas muito individuais, afinal de contas, cada um tem a sua crença particular. Se essa fé em algo que não se vê — como Deus, santos, espíritos ou outras crenças — for importante para você, saiba que ela também pode promover relaxamento e bem-estar. A oração, a participação em ritos sagrados e a conexão com uma divindade podem gerar essa sensação de tranquilidade e paz de espírito. Aprofunde esse lado da vida e conheça os seus benefícios para a mente.

5. Artes plásticas

Você já pensou em pintar um quadro? Fazer colagens? Desenhar? Fazer maquetes? Pintar aqueles livros feitos especialmente para colorir desenhos? Alguns estudos já comprovaram que a dedicação às artes provoca um duplo benefício: o relaxamento enquanto realizamos a atividade e a ativação dos mecanismos cerebrais de prazer ao acompanhar os resultados. Além do mais, as artes são maneiras de expressar os nossos sentimentos, aliviando as cargas emocionais que mantemos na mente.

6. Leitura e escrita

PSC

A leitura por prazer também pode ser bastante relaxante, tendo em vista que ela nos “tira” momentaneamente da nossa própria realidade e nos conduz a outros universos, promovendo distração e entretenimento. Ler um pouquinho por dia já oferece esse benefício.

Além disso, você também pode exercitar o seu lado escritor. A escrita (preferencialmente à mão) também é uma maneira de expressar o que pensamos e sentimos, como é o caso dos diários, da ficção ou de um simples registro de pensamentos. Experimente!

7. Vida social

Além das atividades individuais, também não podemos nos esquecer da convivência com outras pessoas — de preferência aquelas de quem gostamos! Um telefonema, uma conversa presencial, um passeio, um encontro em um restaurante bacana e até mesmo uma viagem com amigos ou familiares podem ser experiências incríveis. Conviver com esses indivíduos promove emoções positivas e favorece a troca de desabafos, conselhos, elogios, abraços, enfim, meios de recarregar as energias!

8. Contato com a natureza

Por falar em recarregar as energias, o contato com a natureza tem esse poder. A vida nas cidades é bastante corrida e estressante, devido à poluição, ao trânsito, ao excesso de pessoas e compromissos, entre outros. Assim, encontre algum momento para ficar no quintal de casa, na varanda do apartamento ou no parque da cidade. Observe o céu, as árvores, a grama, os animais, as flores do caminho, o sol, a água da chuva. Fazer disso um hábito gera relaxamento e tranquilidade no seu dia a dia.

9. Atividades manuais

As atividades manuais em geral têm um poder muito interessante: elas demandam bastante concentração, o que tende a amenizar o fluxo de pensamentos associados à preocupação, medo, ansiedade, tristeza, enfim, às dificuldades da rotina. Por isso, pode ser muito relaxante envolver-se com jardinagem, artesanato, conserto de objetos, tricô, bordado e até mesmo a culinária. Ficar atento aos processos dessas atividades demanda atenção e concentração, o que pode ser relaxante e prazeroso.

10. Jogos diversos

Por fim, outra atividade que pode ser divertida, tanto individualmente como coletivamente, são os jogos. Palavras cruzadas, jogos de tabuleiro, dominó, baralho e até mesmo alguns jogos digitais podem ser relaxantes e estimular determinadas áreas do cérebro, como a de planejamento, de criatividade, de estratégia etc. A distração, o raciocínio e as vitórias também proporcionam prazer e relaxamento. Apenas evite jogos muito intensos ou que envolvam violência — eles não o relaxarão!

Como você pode perceber, a meditação não é a única maneira de relaxar. Ela é bastante eficaz para essa finalidade, mas há muitas outras atividades, como as citadas acima, que também cumprem bem esse propósito. Selecione aquelas que despertam mais o seu interesse e experimente adicioná-las ao seu dia a dia!

E você, ser de luz, o que faz para relaxar e aliviar o estresse da sua rotina? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!