Empreender é sempre uma aventura. Começar um negócio é desafiador, pois há muitas variáveis a se levar em consideração para compreender se o negócio é válido ou não. Porém, mesmo quando um negócio se torna estável, é preciso lembrar que há concorrentes na mesma situação. A solução é crescer, expandir a empresa e tornar-se mais forte no mercado.

Essa também é uma fase complicada, pois muitos empreendedores procuram por fórmulas prontas, mas não ficam atentos ao fato de que nem tudo o que existe no mercado se aplica ao seu negócio individualmente. Alguns mecanismos oferecem, inclusive, efeito reverso, servindo apenas para tornar o negócio mais burocrático. Por isso, nesse momento de crescimento, confira 10 dicas essenciais para uma boa gestão empresarial!

1. Defina a identidade institucional

Definir a missão, a visão e os valores de uma empresa é o primeiro passo para uma boa gestão. Muita gente acha que isso é coisa de empresas grandes, mas a verdade é que todo empreendedor precisa definir esses elementos da identidade do seu negócio, por menor que ele seja. É a partir desses itens que todos os objetivos da empresa e as suas respectivas estratégias serão desenvolvidos. Portanto, pense bem antes de empreender e defina esses 3 elementos tão importantes.

2. Determine os objetivos a serem alcançados

Toda empresa precisa de objetivos: de marketing, de comunicação, de vendas, de finanças, de recursos humanos, de produção, e por aí vai. Os objetivos são fundamentais para que uma empresa compreenda onde ela está e aonde quer chegar. Sem esse norte, ninguém saberá o que fazer: diretores, coordenadores, supervisores e funcionários. Portanto, defina objetivos para cada setor da empresa, sendo que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, claras e relevantes.

3. Planeje estrategicamente

Alguns itens fortalecem a identidade de uma empresa e, por mais que eles pareçam óbvios, há quem se esqueça deles. Muito mais do que um nome e um logotipo, as empresas, inclusive as pequenas, necessitam de missão, visão e valores que norteiem suas ações. Além disso, sem objetivos numericamente definidos, ninguém saberá para onde ir, e muito menos como.

Nesse sentido, é importante posicionar-se como marca, isto é, entender qual é o lugar que sua empresa ocupa no seu respectivo setor e como ela deseja ser vista futuramente. A partir desse ponto, são desenvolvidos métodos e estratégias de gestão do negócio para fazê-lo prosperar. O que você oferece e a concorrência não? Qual é o valor que você agrega ao que você comercializa? Reflita.

4. Compreenda o que o cliente espera

Tão importante quanto monitorar a concorrência é conhecer a quem o seu produto ou serviço se destina. O que essas pessoas procuram? Quais problemas têm enfrentado e que a sua empresa pode solucionar? Além de um público-alvo primário, será que existem grupos secundários que também podem, de alguma forma, se interessar pelo seu negócio?

Empreender requer sensibilidade para estar atento aos desejos do mercado e, ao mesmo tempo, não fazer o que os concorrentes já fazem (ou fazer melhor, de alguma maneira). Antes de pensar em inovar, porém, certifique-se de que as soluções que você oferece estão de fato cumprindo o propósito inicial para o qual foram criadas.

5. Contrate e motive equipes de forma eficaz

Para concretizar esses objetivos e estratégias já citados, todo empreendimento precisa de pessoas. A qualidade das suas contratações será diretamente proporcional à qualidade das atividades ali desenvolvidas. Portanto, seja criterioso em cada etapa dos processos de seleção e recrutamento. Além disso, tenha um programa de integração e reforço motivacional dos seus colaboradores, por meio de planos de carreira, boas remunerações, benefícios e um clima organizacional positivo.

6. Ouça os feedbacks internos e externos

Uma boa gestão empresarial se dá com base em melhorias contínuas. Para isso, é necessário saber o que o público está achando das ações desenvolvidas. O público interno é composto pelos colaboradores da organização, cuja opinião deve ser ouvida acerca dos processos internos. Já o público externo é composto pelos clientes e potenciais consumidores, que devem ser ouvidos sobre o que acham dos produtos, serviços, atendimentos, comunicações etc. que a empresa oferece.

7. Implemente e monitore indicadores de desempenho

Além das opiniões colhidas, as informações da empresa também precisam ser pautadas em dados confiáveis. Por isso, cada departamento precisa definir métricas estatísticas para monitorar a produtividade e a eficácia das ações implementadas. Esses indicadores de desempenho quantificam a performance das equipes e permitem que elas identifiquem o que está indo bem e o que precisa de ajustes. Sem métricas, não há negócio que sobreviva. Defina-os e adote-os na sua gestão!

8. Administre os recursos e parcerias da instituição

Os recursos de uma empresa são as pessoas que a compõem (recursos humanos), o seu capital (recursos financeiros), os seus equipamentos e infraestrutura (recursos materiais) e os conhecimentos que circulam diariamente pelas equipes (recursos intelectuais). Fazer a gestão de uma empresa significa cuidar com muita dedicação de todos esses recursos. Além disso, envolve também fazer parcerias estratégicas com investidores, fornecedores e outras empresas, sempre avaliando o custo-benefício.

9. Cuide da comunicação interna e externa

Como você viu, toda empresa tem públicos internos e externos e precisa comunicar-se diariamente com ambos. A comunicação interna envolve as reuniões, e-mails, intranet, cursos, treinamentos, enfim, situações de compartilhamento das informações para que as atividades diárias transcorram com sucesso. A comunicação externa, por sua vez, depende da publicidade, dos eventos, das ações promocionais, da assessoria de imprensa, do marsketing, enfim, de tudo aquilo que seduz e atrai o consumidor, o investidor, os parceiros etc.

10. Adote estratégias de fidelização e expansão

É muito importante que o crescimento da sua empresa seja sustentável, isto é, que as estratégias adotadas sejam capazes de se perpetuar ao longo do tempo, sem esgotar recursos ou prejudicar alguém. Isso depende não apenas de conquistar novos clientes, mas também de fidelizar os antigos, mantendo-os fiéis à sua marca.

Além disso, para promover essa expansão, é fundamental estar atento às oportunidades que surgirem, chegando a locais em que a concorrência não chegou, seja em outras cidades, seja até mesmo em outros países. Contudo, um bom trabalho de pesquisa é necessário para saber qual é o melhor “destino”.

Por fim, esteja sempre alerta quanto ao que a tecnologia oferece com o passar do tempo. Lojas físicas, comércio eletrônico, aplicativos e vendas diretas são apenas algumas das diferentes possibilidades que existem para dialogar com o cliente.

Antes de tomar qualquer decisão, seja estratégico e criativo. Em outras palavras, inove, mas pesquise e encontre meios eficientes para inovar. Sucesso!

E você, ser de luz, como tem conduzido a sua gestão empresarial? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!