Diz a sabedoria popular que o início dos relacionamentos é sempre um mar de rosas, mas que, com o passar do tempo, as máscaras caem, a rotina se torna desgastante, e o que era um conto de fadas se transforma em filme de terror. Mas será que todo relacionamento amoroso precisa obrigatoriamente ter esse fim?

Com certeza, a resposta é “não”. Basta que os envolvidos na relação se policiem e evitem cometer alguns erros muito comuns entre os casais. Você sabe que erros são esses? Na lista a seguir, separamos 10 hábitos que são péssimos para os relacionamentos. Continue a leitura e verifique se você tem cometido algum deles!

1. Criticar em excesso

É importante compreender que um relacionamento é feito por duas pessoas, e que os envolvidos devem estar de acordo um com o outro. Isso não quer dizer que os dois devem sempre concordar, mas que, mesmo ao discordar, é importante fazê-lo com respeito. Não é bacana dizer a todo instante como você gostaria que o outro fosse. Deixe as críticas de lado. Se você está muito incomodado com o parceiro, talvez você não o ame de verdade. Deixe para criticar apenas o que for necessário e construtivo.

2. Ignorar o autocuidado

Se criticar o outro é ruim, deixar de cuidar de si mesmo não fica atrás. O seu relacionamento terá muito mais qualidade quanto mais você se sentir bem consigo mesmo. Por isso, cuide do seu corpo, da sua saúde física, da sua saúde mental, da sua vida profissional, das suas finanças, dos seus estudos etc. Quanto mais você se desenvolver em todas essas áreas, mais também será uma pessoa interessante para o parceiro. Por isso, jamais ignore o autocuidado e as suas próprias necessidades.

3. Deixar de investir na relação

Você se lembra do romantismo do início do namoro? Da produção especial para o primeiro encontro? Dos elogios e das cartinhas de amor que escrevia? Por que essas coisas todas acabaram ou diminuíram? Não permita que a rotina esfrie o romance. Não é porque você já conquistou a pessoa amada que pode simplesmente “relaxar” no romantismo e no autocuidado. Um relacionamento duradouro é uma conquista constante. Dedique-se à relação todos os dias, e não apenas nos aniversários, OK?

4. Não prestar atenção ao parceiro

Concordar apenas para não estender a conversa e fingir que está escutando o companheiro enquanto assiste à novela ou ao jogo de futebol não é ser um bom parceiro. Se estiver em uma conversa com o (a) namorado (a), esteja 100% presente nela. Ouça o que o outro tem a dizer. Muitas vezes, o ato de não prestar atenção gera insatisfação, insegurança e muitos problemas no dia a dia. Portanto, comunique-se com clareza, sabendo a hora de falar e a hora de ouvir o parceiro. Fique atento!

5. Evitar as conversas mais delicadas

PSC

Discussões nunca são legais, mas fugir delas a todo custo pode ser ainda pior. Quando um casal ignora os problemas que tem enfrentado e se recusa a falar sobre eles, a tendência é que as questões se tornem cada vez maiores. Por isso, exponha as suas insatisfações de forma clara e respeitosa, ouvindo também o parceiro quando ele fizer o mesmo. Reconhecer um problema e apurar as suas causas é o primeiro passo para resolvê-lo. Portanto, encare as situações de forma adulta, sem fugir delas.

6. Não ser claro

Ao comunicar-se com o parceiro, seja claro. Ninguém é obrigado a adivinhar os seus pensamentos e sentimentos. Portanto, não é justo cobrar do parceiro determinadas atitudes, sem que você explique claramente o que espera dele. Com respeito, seja sincero e diga sempre a verdade. Não diga que concorda apenas para fazer o outro feliz. Se discordar, explique o seu ponto de vista. A sinceridade é fundamental para que a relação cresça e seja duradoura. O fingimento nunca é uma boa opção.

7. Deixar de lado as outras pessoas que fazem parte da sua vida

Se você está em um relacionamento amoroso, que ótimo, aproveite! Contudo, não se esqueça de que há outras pessoas que fazem parte da sua vida, como os seus familiares e amigos. É importante que os envolvidos na relação encontrem tempo para dedicar-se a todos esses grupos. Dedicar-se apenas ao parceiro pode afastá-lo dos demais indivíduos, da mesma maneira que dedicar-se apenas aos amigos pode afastá-lo do parceiro. Encontre o equilíbrio, pois todas essas áreas são importantes!

8. Oferecer o “tratamento de silêncio”

Muitas vezes, o desejo de “punir” o parceiro leva a pessoa a oferecer um tratamento de silêncio, ou seja, a não conversar com ele. Esse comportamento passivo-agressivo é bastante infantil e não contribui em nada para a resolução do problema. Ao contrário, gera apenas mais estresse, raiva e incompreensão. Portanto, jamais ignore o parceiro ou acredite que ficar em silêncio vai resolver. É o diálogo quem aproxima e facilita o encontro das soluções. Apenas espere um momento de mais calma para dialogar.

9. Ser egoísta

Todo relacionamento é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que, caso os envolvidos não concordem com algo, um dos dois deverá ceder pelo outro. Isso deve ocorrer de forma equilibrada: em alguns momentos você deve ceder, mas em outros é o parceiro quem deve ceder. Não podemos ser egoístas e demandar que as coisas sempre ocorram do nosso jeito, mas também não podemos ser submissos, permitindo que o outro sempre tenha a sua vontade feita. É preciso dar e receber na mesma proporção.

10. Lavar a roupa suja em público

Fazer uma cena em público é algo extremamente constrangedor e ofensivo. Por isso, jamais ofenda ou exponha os problemas do casal na frente de outras pessoas. Gritar na rua, brigar no restaurante e parar de se falar na casa de um amigo são atitudes muito negativas. Envolver outras pessoas na história, mesmo como testemunhas, aumenta a gravidade do conflito e pode torná-lo mais difícil de ser resolvido. Respeite a dignidade do parceiro e de si mesmo. Resolva os conflitos apenas entre os dois.

Os 10 hábitos acima são muito ruins e podem prejudicar consideravelmente um relacionamento. Por isso, evite-os em nome de uma relação mais justa, sincera, amorosa e feliz!

E você, ser de luz, tem cometido algum desses equívocos? Qual? Como podemos resolver essa questão? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!