Comunicação Verbal

G-stockstudio/Shutterstock Conheça 10 sacadas poderosas para melhorar sua comunicação verbal

A nossa linguagem e  comunicação verbal dirige nossos pensamentos para caminhos específicos e, de alguma maneira, nos ajuda a criar nossa realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para nos comunicarmos melhor.

Aprenda Como Desenvolver sua Comunicação Verbal de Forma Positiva

A seguir, estão algumas palavras e expressões que devemos observar quando falamos, porque podem verdadeiramente dificultar nossa comunicação verbal, torná-la negativa e ineficiente e até mesmo jogar contra nossa autoconfiança e empoderamento. Continue lendo e confira:

  • Cuidado com a palavra “NÃO”. A frase que contém “não”, para ser compreendida, traz a mente o que está junto com ela. O “não” existe apenas na linguagem e não na experiência.

Por exemplo, pense apenas em: “não”… (não vem nada à mente). Agora, vou lhe pedir: “Não pense na cor vermelha”. Eu pedi para você não pensar no vermelho e você pensou.  Procure falar no positivo, trate do que quer e não do que você não quer.

  • Cuidado com a palavra “MAS”, que nega tudo que vem antes. Por exemplo: “O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas…” Substitua o termo “MAS” por E quando indicado.
  • Cuidado com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: “Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas”. Tenho grande chance de não ir, mas, vou “tentar”. Evite “tentar”, FAÇA.
  • Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas, use QUERO, DECIDO, VOU.
  • Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão a ideia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO, ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA; que pressupõe que vai poder ou conseguir.
Comunicação Verbal

Rawpixel.com/Shutterstock Ter uma comunicação verbal assertiva potencializa as relações profissionais e pessoais

  • Fale dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilizando o tempo do verbo no passado, ou diga “Ainda”. Isso libera o presente. Por exemplo: “Eu tinha dificuldade de fazer isso”; “Não consigo ainda. O “ainda” pressupõe que vai conseguir.
  • Fale das mudanças desejadas para o futuro, utilizando o tempo do verbo no presente. Por exemplo, em vez de dizer “Vou conseguir”, diga Estou conseguindo”.
  • Substitua SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar “Se eu conseguir ganhar dinheiro eu vou viajar”, fale “Quando eu conseguir ganhar dinheiro eu vou viajar”. “Quando” pressupõe que você está decidido.
  • Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar, “Eu espero aprender isso”, fale: “Eu sei que eu vou aprender isso”. “Esperar” suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
  • Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer “Eu gostaria de agradecer a presença de vocês”, diga “Eu agradeço a presença de vocês”. O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.

Gostou das dicas? Entendeu as grandes diferenças de significados entre os termos no positivo e no negativo? Vê como a forma de sua comunicação verbal faz toda diferença e interfere diretamente em seus resultados, autoestima empoderamento como pessoa, profissional e ser humano? Maravilhoso!

Tenho certeza, de que por meio destas sacadas simples e poderosas, a partir de agora você vai expressar-se de modo mais confiante, correto e positivo e sair-se muito melhor em qualquer situação ao falar de você, dos seus planos e sucessos. Fique de olhe, aperfeiçoe sua linguagem verbal constantemente e comunique-se com assertividade sempre!