Existem situações da vida que podem nos tirar do prumo e comprometer nosso bem-estar. E é natural se sentir inseguro e com medo do que pode acontecer. Entretanto, está nas mãos de cada um de nós escolher se irá se entregar a esses sentimentos ou buscar entendê-los para amenizá-los. Se a sua escolha é a segunda alternativa, continue esta leitura e confira dicas para gerenciar a ansiedade e o estresse de modo positivo.

20 Medidas para controlar a ansiedade e o estresse

A ansiedade e o estresse, quando em excesso, podem afetar toda a vida de uma pessoa, comprometendo sua concentração, produtividade, equilíbrio emocional e bem-estar. Afinal de contas, sentir-se ansioso ou estressado em determinadas situações é natural, contudo, quando isso se torna parte da rotina é sinal de que existe um problema que precisa ser visto com atenção. Veja, a seguir, 20 medidas que te ajudarão a controlar esses sentimentos.

1 – Questionar-se para entender a origem: você apenas saberá qual a melhor solução para um problema após entender a raiz dele. Para isso, é preciso que se questione, se observe e encontre respostas sobre o motivo pelo qual está se sentindo ansioso e estressado.

2 – Concentrar-se no que está ao seu alcance: grande parte dos indivíduos ansiosos se sentem assim porque se preocupam demais com coisas que não estão ao seu alcance resolver. Nesse sentido, é essencial que tenha clareza em relação ao que pode ou não fazer.

3 – Desacelerar: a ansiedade e o estresse são respostas naturais do corpo a situações vistas como perigosas. Sempre que perceber que está agindo em um ritmo acelerado demais, pare, respire, alongue o corpo e reduza o ritmo.

4 – Escrever o que sente: colocar para fora o que está sentindo é uma ótima maneira de aliviar as tensões. Você pode fazer isso escrevendo, o que permitirá que, ao final, leia o que registrou no papel e compreenda melhor seus sentimentos.

5 – Passar tempo de qualidade com entes queridos: estar perto de quem se ama é sempre muito bom. Em meio a uma fase delicada, se torna ainda mais poderoso, pois fortalece e reforça o sentimento de pertencer. Peça colo aos seus entes mais queridos e irá se sentir melhor.

PSC

6 – Rir: sabe quando você está chateado com algo e, de repente, um amigo lhe envia um vídeo engraçado? Aqueles minutinhos de riso já fazem com que se sinta bem, não é mesmo? Então, em vez de esperar que alguém envie ou fale algo divertido, vá você em busca de motivos para sorrir.

7 – Aprender a dizer não: uma das sensações mais libertadoras do mundo ocorre quando se consegue dizer não com confiança, sem medo de ser rejeitado. Se essa é uma barreira para você, comece a trabalhar isso em seu interior e reduza consideravelmente seus níveis de ansiedade e estresse.

8 – Gerenciar o tempo: muitas vezes, pessoas se sentem estressadas por terem pouco tempo para realizar uma tarefa. Essa situação pode ser evitada com uma gestão eficaz do seu dia, determinando períodos para concluir cada atividade.

9 – Movimentar o corpo: a ansiedade é uma resposta do corpo a situações consideradas perigosas. Se exercitar é uma forma de extravasar a energia liberada para lidar com o suposto perigo e voltar ao estado de equilíbrio emocional.

10 – Concentrar-se no momento presente: geralmente, uma pessoa se sente ansiosa por se preocupar demais com o futuro e estressada por não parar de pensar em algo que aconteceu. A melhor maneira de vencer esses dois sentimentos é se concentrando no momento presente, no que está acontecendo agora.

11 – Ouvir músicas tranquilas: a arte é a expressão mais pura da alma humana, por isso, ouvir certos tipos de música suscita em nós os mais diversos sentimentos. Quando a intenção é se acalmar, ouvir canções tranquilas é uma excelente pedida.

12 – Praticar exercícios de respiração: um dos sinais mais claros da ansiedade e do estresse é a respiração curta e ofegante. Assim, parar alguns minutos para realizar um exercício respiratório pode te ajudar a se acalmar mais rapidamente.

13 – Meditar: a meditação é uma prática que tem sido cada vez mais difundida como meio de controlar o estresse e a ansiedade. Se ainda não tem esse hábito, pode começar ouvindo áudios de meditação guiada, que são encontrados facilmente na internet.

14 – Fazer trabalhos manuais: aqui incluem atividades como jardinagem, pintura, artesanato, entre outras. Uma alternativa interessante são os livros para colorir, que já são populares entre as crianças e há uns anos ganharam fama entre os adultos, por conta do grande potencial de relaxamento.

15 – Expressar gratidão: quando uma pessoa está ansiosa ou estressada, tende a se concentrar totalmente em um problema. Uma forma de contornar esses sentimentos é parar por alguns minutos para pensar nos motivos que tem para se sentir grato. Após fazer isso, a situação estressante irá se tornar pequena perto das coisas boas.

16 – Conversar com um amigo: ter uma pessoa que passe confiança para se abrir e compartilhar angústias é muito bom. Se não puder estar pessoalmente com um amigo, utilize os recursos tecnológicos para fazer uma chamada de vídeo, poder ver e ouvir a voz do outro tornará a conversa muito mais próxima e acolhedora.

17 – Evitar pensamentos negativos: sempre que um pensamento negativo surgir, busque pensar de forma racional, mantendo o foco na realidade e deixando de lado a fantasia. Assim, poderá substitui-lo por outro pensamento que tenha um viés positivo.

18 – Praticar autocuidado: o autocuidado se refere a qualquer medida que tenha como objetivo o seu bem-estar. Você pode tirar um tempo para ouvir suas músicas preferidas, tomar um banho relaxante, saborear um prato que goste, enfim, o que desejar. Se conheça e descubra o que te faz feliz.

19 – Buscar ser uma pessoa congruente: a congruência é a qualidade daqueles que buscam a harmonia entre o que pensam e a forma como agem. Fazendo isso, evitam uma série de sentimentos que geram estresse e ansiedade, como angústia, frustração e insegurança.

20 – Procurar ajuda especializada: por fim, caso as medidas adotadas por você para controlar o estresse e a ansiedade não surtam efeito, é importante que busque ajuda especializada. Assim, o profissional irá realizar o diagnóstico e definir as melhores formas de tratamento.

A preocupação, que é o que gera o estresse e a ansiedade, parece ser muito necessária, como se pensar sobre um problema, mesmo sem considerar qualquer solução, fosse resolvê-lo. A verdade é que se preocupar não serve para absolutamente nada de positivo. Prefira manter o foco no que está sob o seu controle e já estará fazendo um excelente trabalho.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, envie-o para os seus amigos para que eles também sejam beneficiados.

 

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/4327-15-dicas-para-controlar-a-ansiedade

https://www.verywellmind.com/tips-to-reduce-stress-3145195

https://www.healthline.com/nutrition/16-ways-relieve-stress-anxiety

Copyright: 1463525579 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes