Você já parou para pensar na importância das marcas? Elas existem para que o consumidor possa diferenciar o produto de uma empresa do produto das outras do mesmo seguimento. Se não fosse por elas, não seria possível comparar e estabelecer a competição entre as indústrias.

Por este motivo, é essencial que as empresas desenvolvam ações em sua comunicação que fortaleçam as suas marcas. É preciso que elas representem imagens e ideias fortes e positivas, criando uma referência agradável nas mentes das pessoas. Sendo assim, você vai compreender neste artigo o significado de branding, fundamental nesse contexto, e como fazê-lo por meio de 5 dicas práticas. Vamos lá?

O que é branding?

Branding é um termo em inglês que se refere às ações típicas do processo de construção de uma marca, bem como do gerenciamento da sua evolução ao longo do tempo. Se você comparar um carro popular com um modelo da BMW, por exemplo, certamente perceberá que ambos têm quatro portas, volante, motores, bancos e cumprem bem a função de levar as pessoas de um lugar ao outro. No entanto, por que um é tão mais caro do que o outro?

A resposta é o branding, ou seja, o trabalho que aquela marca fez em sua comunicação e em suas ações ao longo da história para defender a qualidade, a tradição, os valores e, principalmente, o status que a BMW confere aos proprietários dos seus veículos. Quem compra um carro dessa marca não compra apenas o carro, mas também toda a imagem e o status que a marca atribui aos seus clientes.

Por isso, o branding vai muito além de definir um logotipo, um slogan, uma fonte bacana e cores institucionais expressivas. É um trabalho de criação de uma “alma” para a empresa, que naturalmente inclui todos esses fatores.

5 dicas para um bom branding

Agora que você já compreende o que é o branding e qual é a sua importância, é hora de conferir as 5 dicas que preparamos para que você seja capaz de criar e administrar a sua marca com poder e eficácia. Confira!

1. Linguagem com personalidade

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Quando as empresas se comunicam com o público, elas precisam encontrar um jeito único de fazer isso, de modo que as palavras utilizadas sejam facilmente reconhecidas como pertencentes àquela marca. Se você é um leitor assíduo aqui do blog, certamente já se deparou com expressões do tipo “querida pessoa”, “ser de luz” e “resultados extraordinários”, não é mesmo? Essas são algumas das expressões que identificam a nossa comunicação.

Cada marca precisa encontrar o seu tom de voz e o seu vocabulário particular. Nesse sentido, as marcas podem ser mais sérias, tradicionais, jovens, informais, enfim, adotar um estilo que seja compatível com a personalidade construída e com o público ao qual se destina.

2. Comportamentos típicos

Você já percebeu que a Apple sempre faz um evento transmitido ao mundo inteiro para anunciar as suas novas tecnologias? Isso é um comportamento típico, ou seja, um hábito que identifica aquela marca. Quer mais um exemplo? Quantas vezes você assistiu a um comercial de televisão e, nos primeiros segundos, se deparou com uma série de objetos na cor laranja, já denunciando se tratar de um filme publicitário do Itaú?

As marcas têm, além dos bordões do item anterior, comportamentos típicos que se manifestam por meio de ações práticas. Ações de marketing, posicionamentos em causas sociais, patrocínios de determinados eventos, detalhes em seus filmes publicitários — todos esses itens são exemplos de pequenos traços que identificam de forma forte e rápida a marca.

3. Elementos visuais

Os elementos visuais são, possivelmente, os itens mais clássicos da composição de uma marca. Aqui, estamos falando de logotipos, símbolos, mascotes, cores institucionais, estilos específicos de imagem, ícones gráficos e fontes tipográficas oficiais da empresa. São aqueles elementos que só de bater o olho já os associamos a determinadas marcas. Isso indica o quão poderosas elas podem ser.

A cor laranja do Itaú, que já citamos, também pode entrar como exemplo deste item. Além dela, também podemos citar a maçã com uma leve mordida no canto direito e os dois círculos justapostos (um na cor vermelha e um na cor amarela). Ao ler a descrição desses dois símbolos, você já sabe que estamos falando da Apple e da Mastercard, não é mesmo?

4. Sinais sonoros

Além da comunicação visual, a comunicação sonora também tem peso na composição de uma marca. Você já percebeu que todo filme publicitário das Havaianas termina sempre com o mesmo som? E quem não se lembra do sinal sonoro clássico que tocava quando recebíamos uma mensagem de texto no saudoso MSN, não é mesmo?

Os sons, as músicas, os jingles e as paródias que tanto fazem sucesso na publicidade podem marcar gerações e criar memórias inesquecíveis. Se você pensar em música publicitária e na dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, você com certeza logo se lembrará de um jingle de uma marca específica, não é verdade? Perceba a importância das memórias auditivas que construímos com a comunicação das empresas.

5. Temas

Por fim, também é fato que toda marca tem os seus temas principais com os quais gosta de trabalhar. A Coca-Cola, por exemplo, é apaixonada por mensagens publicitárias voltadas para momentos felizes em família e em amigos, com um destaque todo especial para a época natalina. Esses são os temas, ou seja, os assuntos aos quais essa marca deseja ser associada.

Se você criar uma página de rede social sobre finanças, por exemplo, certamente precisará associar a sua marca a determinados temas, que deverão ser trabalhados em sua comunicação, como: investimentos, fim das dívidas, reserva de emergência, consumo consciente, psicologia associada ao dinheiro, e por aí vai.

Como você pode perceber, a construção de uma marca é resultado de uma série de escolhas que, juntas, criam um resultado único, original e de fácil identificação. Sendo assim, para fortalecer o seu branding, aprenda a orquestrar todas estas forças da sua marca: temas, sinais sonoros, elementos visuais, comportamentos típicos e linguagem com personalidade. Inspire-se em quem deu certo nesses aspectos, mas lembre-se de criar a sua solução original!

E você, querida pessoa, imaginava que o branding fosse uma construção dependente de tantos fatores? Consegue se lembrar de outros exemplos clássicos da identidade de marcas famosas? Então, deixe as respostas aqui embaixo. Além disso, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações?