Como você se vê define o que você recebe. Em outras palavras, a autoestima das pessoas é determinante para os resultados que elas podem alcançar na vida. Isso se deve ao fato de que quanto mais nós acreditamos nas nossas próprias capacidades, mais conseguimos efetivamente concretizar os nossos objetivos.

Esse é o princípio básico do espelho da autoestima. A forma como você enxerga quem você é determina aonde você pode chegar. Acompanhe-nos na reflexão a seguir para entender melhor o que é autoestima, como ela é formada e por que é tão importante. Confira!

O que é autoestima?

A autoestima é uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma. Ela reflete a capacidade do indivíduo de reconhecer e valorizar as suas características, mesmo compreendendo que algumas delas precisam melhorar. Trata-se da opinião que a pessoa constrói sobre si mesma, o que deriva do seu autoconhecimento, autoconfiança e autoaceitação.

As pessoas que têm uma autoestima saudável têm visões em geral positivas sobre si mesmas, o que as fortalece diante das dificuldades da vida. Além disso, essa característica nos torna mais confiantes de que conseguiremos chegar aonde queremos. A sua falta é prejudicial, pois torna as pessoas inseguras e com receio de agir. Da mesma forma, o excesso também faz mal, pois leva as pessoas a uma postura de arrogância e de má avaliação dos riscos que correm nos seus caminhos.

Por que ela é importante? Como ela interfere nos nossos resultados?

Ter um espelho da autoestima equilibrado, portanto, é algo fundamental para a nossa vida, em diferentes aspectos. Confira os motivos pelos quais devemos tomar cuidado com esse fator.

  • Bem-estar emocional

A autoestima positiva está associada a uma visão geral mais otimista sobre a vida e a uma sensação de bem-estar. Assim, as pessoas com essa característica lidam melhor com o estresse e com a ansiedade, conseguindo até mesmo prevenir quadros depressivos. Esse fator nos torna mais autoconfiantes para enfrentar os desafios do dia a dia, mesmo aqueles que pareçam mais complicados. Se você gosta de quem é e acredita no próprio potencial, consegue superar as barreiras com mais garra.

  • Resiliência

PSC

De fato, ter autoestima nos ajuda a superar as dificuldades, sobretudo por conta do fator emocional. Isso nos leva à compreensão do conceito de resiliência, que é exatamente essa capacidade que temos de retomar a vida depois de passar por um problema mais complexo. Ter autoestima nos ajuda a levantar depois de cair com mais rapidez. Além disso, esse fator nos leva a depender menos da aprovação alheia e a lidar melhor com as críticas e possíveis rejeições que sofremos.

  • Relacionamentos saudáveis

Uma autoestima baixa está comumente associada a uma necessidade imediata de aprovação, quase um desespero. Isso nos leva a fazer amizades com pessoas que talvez não tenham muito a ver conosco e até mesmo a nos envolver em relacionamentos amorosos tóxicos — apenas porque achamos que é melhor do que ficar sozinhos. Em contrapartida, quem tem uma boa autoestima é mais seletivo acerca das suas companhias e não aceita aquilo que lhe faz mal, estabelecendo limites saudáveis.

  • Desenvolvimento pessoal e profissional

Conforme citamos, ter uma autoestima saudável não significa achar que é o melhor de todos, mas valorizar as próprias características, mesmo sabendo que há pontos a serem melhorados. Essa consciência favorece o desenvolvimento pessoal e profissional. Com autoestima, o indivíduo consegue se posicionar e se comunicar com mais clareza, agindo com mais confiança nas próprias qualidades. Isso gera um destaque natural na superação de desafios e na busca por oportunidades de crescimento.

  • Tomadas de decisão

Por fim, quem tem uma autoestima equilibrada toma decisões melhores. Essas pessoas confiam mais nos próprios julgamentos e se deixam levar menos pelas opiniões dos outros. Elas ouvem e respeitam o que o outro tem a dizer, mas conseguem defender os próprios pontos de vista e as próprias habilidades. Isso as leva a escolher caminhos mais compatíveis com os seus próprios sonhos e objetivos, o que se vê tanto na vida pessoal quanto na carreira.

Como a autoestima de uma pessoa se forma?

Segundo os cientistas, a formação da autoestima de um indivíduo pode ter aspectos genéticos envolvidos, mas ela também se forma a partir de alguns fatores:

  • Experiências de vida: acontecimentos podem nos tornar mais ou menos confiantes, especialmente as interações vividas na infância e na adolescência.
  • Comparação social: comparar-se ao outro e moldar-se a um grupo para satisfazer a uma necessidade de pertencimento podem gerar um efeito negativo.
  • Autoconceito: a autoestima é influenciada pela capacidade que a pessoa tem de perceber as suas próprias características, tanto as positivas quanto as que podem melhorar.
  • Suporte social: contar com uma rede de apoio de amigos, familiares e colegas fortalece as nossas capacidades emocionais e a nossa autoestima.
  • Realização pessoal: quanto mais uma pessoa define objetivos e os alcança, mais ela percebe que tem valor e competências, o que a torna mais autoconfiante.

É possível melhorar essa característica ao longo do tempo?

Se você sente que a sua autoestima tem algumas questões e poderia ser mais elevada, a boa notícia é que isso é possível. Nós podemos modificar a forma como enxergamos a nós mesmos. Confira algumas dicas:

  • Pratique a autocompaixão, deixando de ser tão crítico consigo mesmo;
  • Desafie pensamentos negativos sobre si mesmo, pois há uma grande chance de eles serem distorções da sua mente;
  • Cuide do seu corpo, da sua forma física, da sua mente, enfim, da sua saúde de forma geral;
  • Alimente-se com equilíbrio, mantenha-se hidratado, descanse, durma bem e vivencie a sua espiritualidade;
  • Defina metas realistas, de modo que você consiga administrar as frustrações;
  • Cuide da sua carreira e das suas finanças. Fazer um trabalho bem-feito pode melhorar a sua visão de si mesmo;
  • Busque o apoio de outras pessoas, como amigos e familiares, mas sem depender da aprovação alheia para entender o seu próprio valor;
  • Se necessário, procure a ajuda de um coach ou mesmo de um psicólogo para transformar o seu mindset e a forma como você vê a si mesmo.

A maneira como você se enxerga define os resultados que você obtém nas diferentes áreas da vida. Por isso, coloque as dicas acima em prática e cuide da sua autoestima. Você é um ser humano incrível, que merece e será extraordinariamente feliz!

E você, ser de luz, como avalia o seu espelho da autoestima? O que tem feito para fortalecê-la? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!