Liderar é a nobre arte de conduzir pessoas rumo ao alcance de um objetivo em comum. Nesse âmbito, a liderança de líderes é o processo em que um líder organiza, lidera, forma e desenvolve os demais líderes da organização. É um fator essencial à elevação coletiva, contribuindo de diferentes maneiras com o desenvolvimento da organização como um todo.

Mas como ocorre a liderança de líderes? Por que esse processo tem se tornado tão fundamental no desenvolvimento organizacional? Quais são as estratégias mais utilizadas atualmente nesse sentido? Continue a leitura a seguir e descubra essas e outras informações. Confira!

Liderança de líderes: o que é?

A liderança de líderes é o processo de liderar outros líderes dentro de uma organização ou de algum contexto/projeto específico. Nos ambientes em que há vários líderes, como é o caso das empresas de estrutura mais complexa, em especial as multinacionais, é essencial que todos os líderes ajam em sintonia.

Isso se deve ao fato de que um líder não comanda apenas os liderados do seu setor. Ele precisa estar sempre em comunicação com os outros líderes, de modo que as diferentes áreas da empresa cresçam em sinergia. Dessa forma, a liderança é algo que precisa ser treinado e desenvolvido com frequência, sobretudo porque é resultado de diferentes competências: clareza de comunicação, gestão de pessoas, gestão do tempo, resolução de conflitos, visão estratégica, delegação de funções, entre outros.

Resumidamente, a liderança de líderes é a condução coordenada de outras pessoas que também estão liderando, mantendo alinhados os esforços e estratégias, a fim de alcançar os objetivos organizacionais.

Por que é importante formar novos líderes?

A formação de novos líderes, bem como a “atualização” dos antigos é importante pelos seguintes motivos:

  • Continuidade e sucessão: as pessoas não são eternas, de modo que formar novos líderes é um meio de manter valores, conhecimentos e procedimentos vivos na organização ao longo do tempo.
  • Desenvolvimento de talentos: os talentos de uma empresa precisam ser desenvolvidos, de modo que cresçam na carreira e alcancem metas cada vez maiores. Isso envolve, em muitos casos, permitir que os colaboradores assumam cargos de liderança quando demonstrarem aptidão.
  • Inovação e adaptabilidade: permitir que novas pessoas assumam funções de liderança é um meio de permitir a inovação, o acesso das novas gerações à liderança e a atualização de conhecimentos.
  • Distribuição de responsabilidades: especialmente nas empresas de grande porte, é interessante descentralizar o poder e distribuir as responsabilidades, evitando que algumas pessoas fiquem sobrecarregadas.
  • Crescimento organizacional: o desenvolvimento de diferentes líderes favorece a elevação coletiva, em que a empresa como um todo se encontra pronta para se expandir de forma organizada.
  • Resiliência e sucesso em longo prazo: lideranças diversificadas e bem treinadas são capazes de superar as adversidades do caminho, o que favorece o alcance de objetivos e o sucesso em longo prazo.

Como formar novos líderes?

PSC

Compreendendo o conceito de liderança de líderes, confira na sequência algumas estratégias para formar e coordenar os líderes de uma organização.

  • Programas de desenvolvimento de lideranças

Existem empresas que desenvolvem programas de formação e desenvolvimento de novos líderes e reciclagem dos antigos. Esses programas envolvem cursos e treinamentos que abordam não apenas as competências técnicas dos departamentos, mas também os valores e processos internos das empresas e as competências comportamentais associadas à liderança.

Comunicação eficaz, gestão de equipes, tomadas de decisão, definição de metas, delegação de funções, monitoramento de resultados e inteligência emocional são algumas das habilidades mais importantes. Treinamentos presenciais, cursos online, materiais de apoio, workshops e mentorias são os principais instrumentos desses programas.

  • Rotação de funções

Um meio de promover novas lideranças ou de desenvolver as antigas é a chamada rotação de funções. Esse processo consiste em permitir que os colaboradores assumam temporariamente outros cargos, o que é importante para que eles desenvolvam uma visão mais completa da organização em que trabalham, mas também para que potenciais líderes sejam descobertos.

Rotações de trabalho, projetos especiais e comissões temporárias podem ser construídos nesse sentido. É um meio de testar os colaboradores em diferentes papéis e contextos.

  • Mentoria e coaching

A mentoria e o coaching são dois processos muito utilizados nas organizações no desenvolvimento e na organização de lideranças. No caso da mentoria, um líder experiente atua como mentor de líderes menos experientes ou de colaboradores que querem ser líderes. Por algum tempo, eles acompanham esse líder no seu dia a dia, observando, conversando e extraindo ensinamentos.

Já no caso do coaching, há um profissional externo à organização que implementa um programa de lideranças dentro da empresa ou de uma equipe específica. Com conhecimentos sólidos em gestão de pessoas, esse profissional ministra treinamentos personalizados para tornar as lideranças atuais mais eficazes e para formar novos líderes.

  • Aprendizagem experiencial com feedback contínuo

Em todas as estratégias citadas acima — rotação de funções, programa de formação de líderes, mentoria e coaching — é essencial oferecer feedbacks contínuos. O feedback é a comunicação dos resultados obtidos em avaliações de desempenho, permitindo que a pessoa descubra o que vai bem e o que pode melhorar.

Esse processo é importantíssimo também para os líderes. Eles precisam saber como as suas lideranças estão sendo avaliadas e como podem se tornar profissionais cada vez melhores.

  • Modelagem de comportamento

A modelagem de comportamento é um processo em que um indivíduo menos experiente “copia” ou ao menos se inspira no comportamento de alguém mais experiente. Esse procedimento faz parte das estratégias de coaching e de mentoria, sendo muito útil e benéfico no desenvolvimento de lideranças.

São muitas as características que precisam ser modeladas nesse sentido: autonomia, responsabilidade, resiliência, inteligência emocional, construção de relacionamentos eficazes, integridade, empatia e pensamento estratégico. O poder do exemplo é e sempre será muito forte!

A liderança de líderes é um conjunto de fatores que permite que as organizações coordenem os seus líderes e formem sucessores. As estratégias acima são apenas algumas das que compõem esse processo, que é fundamental para a elevação coletiva, o sucesso na carreira individual e o progresso organizacional.

E você, querida pessoa, como avalia a liderança de líderes no seu ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!