Os espaços de coworking têm se tornado cada vez mais comuns e populares entre as pessoas. Especialmente agora, em tempos em que o trabalho remoto está cada vez mais frequente, esses ambientes equipados para o trabalho são muito utilizados. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não se distrair e perder a produtividade.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é um espaço de coworking e quais são as medidas básicas que as pessoas devem tomar para que se mantenham produtivas neles. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que são espaços de coworking?

Os espaços de coworking são ambientes profissionais que as pessoas podem alugar quando quiserem, para trabalhar e conduzir reuniões de negócios. Esses ambientes são adequadamente equipados, auxiliando aqueles que trabalham remotamente, mas que nem sempre querem trabalhar em casa.

Esses espaços são compartilhados por profissionais de diferentes áreas, o que pode beneficiar o networking. É possível alugar salas mais amplas ou mais exclusivas, pagando mensalidades ou fazendo aluguéis pontuais, de acordo com a sua necessidade. O desafio desses ambientes é conseguir manter-se produtivo, sem sucumbir às distrações que podem existir neles.

Como manter-se produtivo nesses espaços?

Na sequência, você vai conferir 7 dicas para manter a produtividade desejada nos espaços de coworking e fazer desses ambientes verdadeiros espaços de trabalho.

1. Seja pontual

Um espaço de coworking, ao contrário de uma empresa, não tem um ponto a ser batido, registrando a quantidade de horas que você trabalha por dia. No entanto, é importante ser pontual para que você mantenha a produtividade. Chegar muito tarde ou sair muito cedo pode fazer com que o seu dia tenha um rendimento abaixo do que poderia ser obtido.

PSC Renascimento

Dessa forma, mesmo sem um chefe no seu pé, honre o compromisso assumido consigo mesmo e tenha horários definidos para entrar e para sair. Além disso, chegar cedo permite que você escolha a sua mesa e trabalhe sem interrupções, lembrando que as primeiras horas do dia, em que você está com bastante energia, costumam ser as mais produtivas.

2. Tenha uma rotina

Mesmo em espaços de coworking, é importante manter uma rotina. Portanto, planeje a execução das suas tarefas, definindo uma ordem para a sua realização e também prazos aproximados para a duração de cada uma.

Pense no tempo que você terá disponível naquele espaço e em como pode distribuí-lo entre as suas atividades. Inclua os momentos de checar e-mails, fazer refeições e até mesmo pequenas pausas para descanso. Contudo, deixe pequenos períodos livres, de modo que você possa lidar melhor com imprevistos e demandas de última hora.

3. Utilize a técnica pomodoro

A técnica pomodoro é uma técnica de administração do tempo, sobre a qual já dedicamos um artigo aqui no blog. Essa técnica consiste em utilizar um despertador, trabalhando em ciclos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos para descanso após cada período de trabalho. Essa técnica garante a sua produtividade ao longo do dia, sem que você fique física e mentalmente cansado.

Hoje em dia, é fácil encontrar aplicativos ou mesmo vídeos na internet com cronômetros ajustados de acordo com a técnica pomodoro. Pesquise e verifique como essa e outras ferramentas podem contribuir com a sua produtividade diária.

4. Leve o seu próprio material

Alguns espaços de coworking oferecem materiais de escritório, como computadores, papéis e canetas. No entanto, é muito importante levar os seus próprios itens, afinal de contas, você já está mais habituado a eles. Portanto, não se esqueça dos seus cadernos, canetas, notebooks, cabos, baterias, HDs e demais ferramentas necessárias às suas atividades.

Também é importante levar uma garrafinha de água e um lanchinho prático, como uma fruta, para consumir entre as refeições. Tudo isso fará com que você se sinta mais familiarizado, mesmo em um ambiente novo, contribuindo com a sua produtividade.

5. Utilize o e-mail como principal meio de comunicação profissional

Atualmente, há diversos meios de comunicação que podem ser utilizados para fins profissionais: e-mails, telefonemas, mensagens de texto e até mesmo redes sociais podem ser utilizados em um dia de trabalho. Contudo, em se tratando de comunicação profissional, o e-mail é o melhor canal de comunicação, por ser mais “oficial”.

Assim, concentre as suas mensagens nesse canal. Isso evita que você tenha que ficar pegando o celular toda hora, distraindo-se com notificações da sua vida pessoal. Se precisar de uma resposta imediata, faça um telefonema para a pessoa em questão. Evite os aplicativos de mensagens de texto, pois eles podem gerar procrastinação.

6. Tome cuidado com as distrações

Por falar em procrastinação, saiba que as distrações estão entre as principais causas para que esse problema ocorra. Dessa forma, fique atento às músicas, aos alimentos, às notificações de redes sociais, às notícias, enfim, a tudo aquilo que possa desviá-lo do seu foco.

Até mesmo as conversas com os colegas podem ser prejudiciais. Por isso, deixe para bater papo durante os períodos programados para pausas e refeições. Se você precisar realizar uma reunião, tanto presencial como online, verifique a possibilidade de alugar uma sala individual, de modo que você também não prejudique os demais usuários do espaço.

7. Verifique o espaço mais adequado para as suas atividades

Os espaços de coworking podem ser muito diversificados. Alguns são mais modestos e menores, enquanto outros são bem grandes, repletos de salas de diferentes tamanhos e equipados com diferentes ferramentas de trabalho. Para que você não adquira um espaço incompatível com as suas necessidades, mas também para que não alugue uma sala desnecessariamente grande para as suas tarefas, faça uma pesquisa minuciosa entre os espaços da sua cidade.

Pela internet, analise aquilo que cada coworking oferece e alugue aquele que melhor atende às suas expectativas. Se estiver com dúvidas, ligue para o local e esclareça-as antes de ir lá, de modo que você não tenha surpresas desagradáveis.

Os espaços de coworking estão cada vez mais populares, devido às facilidades que oferecem no dia a dia de trabalho. Contudo, para aproveitar esses ambientes da melhor forma possível, coloque as dicas acima em prática para manter-se produtivo.

E você, ser de luz, já esteve em um espaço de coworking? Como foi a sua experiência? O que pensa sobre esses ambientes? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!