Os profissionais do marketing precisam ter uma série de conhecimentos e habilidades específicos, que incluem noções básicas de economia, conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, técnicas de pesquisa de mercado, estratégias de precificação, análise de dados, redação publicitária, design, comunicação mercadológica, e por aí vai.

Essas são as chamadas hard skills, ou seja, competências técnicas e específicas de cada profissão. No entanto, todo profissional também precisa desenvolver as chamadas soft skills. Elas não são conhecimentos técnicos, mas sim competências comportamentais essenciais ao dia a dia de quem exerce a profissão.

Neste artigo, você vai conferir 7 soft skills fundamentais para quem trabalha com marketing. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e descubra quais são elas!

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e administrar a intensidade das próprias emoções. O dia a dia de quem trabalha com marketing é marcado por expectativas, empolgação, estresse, cansaço, alegria por bons resultados e, às vezes, frustração. Portanto, é essencial que esse profissional seja capaz de administrar esses sentimentos e agir com resiliência.

Além disso, o profissional de marketing precisa compreender as emoções do outro. Em outras palavras, ele precisa ter empatia para mergulhar no universo de cada cliente e dos públicos de cada campanha. Essa sensibilidade envolve compreender que o que funciona para algumas pessoas e empresas pode não funcionar para outras. Por isso a inteligência emocional é tão importante nessa área.

2. Aprendizado contínuo

Um profissional de marketing jamais pode dizer “já aprendi o que tinha que aprender”. Essa área é extremamente dinâmica, pois o comportamento do consumidor muda, assim como as tecnologias e os meios de consumo e de comunicação.

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Dessa forma, todo profissional da área deve abraçar o aprendizado contínuo, ou seja, jamais parar de estudar e lapidar os seus conhecimentos. Além disso, é sempre importante acompanhar as notícias do Brasil e do mundo, pois elas formam o contexto em que as empresas e os consumidores estão inseridos — informações sem as quais é impossível construir um plano de marketing eficaz.

3. Flexibilidade

Conforme citamos, o marketing é uma área marcada pelo dinamismo, ou seja, pelo fato de que as mudanças são cada vez mais comuns e mais rápidas. Dessa forma, o profissional desse setor precisa compreender que nenhuma solução é eterna ou universal. Estratégias altamente eficazes para uma empresa podem ser frustrantes para outras. Ações que eram um sucesso 5 anos atrás agora já não surtem os mesmos efeitos.

Isso significa que esse profissional deve ser flexível, isto é, adaptar-se constantemente aos diferentes públicos, empresas, tecnologias e épocas do seu trabalho. Não há espaço para a estagnação no marketing, pois um profissional que deixa de se adaptar é rapidamente superado pelo concorrente. O mesmo vale para as próprias empresas.

4. Colaboração

O departamento de marketing é composto por diferentes profissionais: profissionais de atendimento, planejadores, analistas de dados, pesquisadores, analistas de tendências, desenvolvedores de produtos e serviços, analistas de precificação, planejadores de campanhas, analistas de mídia e de performance, desenvolvedores e programadores digitais, profissionais de social media, redatores, designers, videomakers, entre outros.

Como se não bastasse o fato de todos esses profissionais terem que lidar uns com os outros para criar ações de marketing eficazes (o que já não é pouca coisa), eles ainda precisam conversar e negociar diretamente com os clientes (empresas) e com os fornecedores que os auxiliam nas suas atividades. Também precisam trabalhar em parceria com o departamento financeiro e com o departamento de vendas, para que as ideias sejam de fato precisas e eficazes.

Dessa forma, trata-se de um departamento que necessita da colaboração para funcionar. Isso significa que um bom relacionamento interpessoal, sem brigas de egos, é fundamental para o dia a dia das equipes desse setor.

5. Curiosidade

É característica típica e necessária dos profissionais de marketing serem curiosos. Essa curiosidade consiste em pesquisar as tendências do setor no Brasil e no mundo, além de analisar as ações de marketing e de comunicação de outras empresas, inclusive dos concorrentes.

A curiosidade também envolve acompanhar os estudos e as notícias que envolvem o comportamento do consumidor e as novas tecnologias de comunicação e vendas, que podem beneficiar o departamento de marketing.

Além disso, a curiosidade também deve ser o ponto de partida para compreender melhor a realidade da empresa e para fazer pesquisas de mercado junto ao público consumidor. Sem essa curiosidade, o profissional de marketing não seria capaz de fazer perguntas estratégicas para compreender o seu cliente (ou potencial cliente) e, consequentemente, desenvolver ações apropriadas para encantar esse público.

6. Escuta ativa

A escuta ativa representa a capacidade de uma pessoa ouvir atentamente o que o outro diz. Isso envolve aprender com o conhecimento dos outros, o que inclui ouvir a voz da experiência dos gestores, dos colegas, dos estagiários, enfim, de todos aqueles que fazem parte da realidade do profissional de marketing.

Saber ouvir também é imprescindível na comunicação com as empresas e com os seus respectivos consumidores. É analisando os dados obtidos com pesquisas e no próprio dia a dia do cliente que esses profissionais obtêm insights, ou seja, percepções estratégicas que norteiam as próximas decisões de marketing e de comunicação a serem tomadas.

7. Abertura às críticas e aos feedbacks

Por fim, por mais dedicado que um profissional de marketing seja, nem sempre as suas ideias produzirão os efeitos desejados. Mesmo que ele tenha sido analítico e criativo, há conhecimentos que só a experiência pode oferecer.

Dessa forma, é importante ter humildade para ouvir os feedbacks e as críticas construtivas dos clientes e dos gestores. Não devemos ficar ofendidos ou levar essas críticas de trabalho para o lado pessoal. Em vez disso, o melhor a fazer é extrair aprendizados desses feedbacks e procurar melhorar a cada dia.

As 7 soft skills acima são essenciais ao desenvolvimento de qualquer profissional de marketing que almeja o sucesso. São competências que não são ensinadas nas faculdades, mas que podem e devem ser desenvolvidas diariamente, a partir do próprio interesse e da dedicação do profissional.

E você, querida pessoa, tem desenvolvido alguma dessas competências comportamentais? Quais delas você ainda precisa desenvolver mais? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!