Os principais recursos de uma empresa são os humanos. Isso quer dizer que, antes de pensar em qualquer máquina ou programa de computação, é necessário atrair e reter talentos nas organizações. Os resultados que elas alcançam são diretamente proporcionais às habilidades e à motivação dos colaboradores, na execução diária das suas atividades.

Portanto, é fundamental conhecer os meios pelos quais as empresas podem e devem atrair e reter os seus talentos, ou seja, mantê-los no quadro de funcionários pelo máximo possível de tempo. Neste artigo, elencamos 8 desses meios. Continue a leitura e descubra quais são eles!

1. Organize os seus processos seletivos

Para atrair e reter talentos, é importante contratar as pessoas certas. Isso envolve não apenas checar o conhecimento e a experiência do indivíduo, mas verificar se esses itens são adequados à vaga em questão e à cultura da empresa como um todo.

Por isso, os processos de recrutamento e seleção precisam ser muito bem pensados, considerando tudo aquilo que se espera de cada vaga. Essa precisão na busca pelo colaborador ideal deve aparecer na descrição das vagas, na definição dos requisitos, nas entrevistas, nos testes, nas dinâmicas, enfim, em todas as etapas da seleção.

2. Ofereça salários e benefícios competitivos

Se você deseja atrair pessoas qualificadas e retê-las na sua organização por bastante tempo, não tem jeito: é necessário desenvolver uma política de salários e benefícios compatível com a realidade do mercado — preferencialmente superando a concorrência.

As pessoas procuram estabilidade financeira, sendo que, além do salário, os benefícios podem ser argumentos poderosos. Estamos falando de vale-transporte, vale-alimentação, convênio médico e odontológico, auxílio-creche, entre outros itens que podem facilitar consideravelmente a vida do colaborador e dos seus dependentes. Parcerias da empresa com instituições de ensino, academias e restaurantes também podem ser muito úteis nesse aspecto.

3. Conheça o seu colaborador e as necessidades dele

PSC

Para manter a sua equipe junto de você por mais tempo, é importante mantê-la satisfeita. Mas como isso é possível? Descobrindo de que os seus funcionários precisam. Para isso, realize pesquisas de satisfação interna entre os trabalhadores.

Essas pesquisas devem ser anônimas, de modo que todos possam ser sinceros sem medo. A ideia é avaliar a empresa em todos os seus aspectos de trabalho: organização, infraestrutura, convívio com os colegas, convívio com as lideranças, treinamento e capacitação, salários, benefícios, clima organizacional, possibilidades de crescimento etc. Também é importante deixar um espaço para sugestões.

Esse tipo de pesquisa permite que a empresa descubra os aspectos em que ela está satisfazendo os seus colaboradores e os itens em que está deixando a desejar, permitindo que novas atitudes sejam adotadas para melhorar esse grau de satisfação.

4. Proporcione qualidade de vida no trabalho

Uma empresa não tem qualidade de vida se os seus processos são engessados, se os seus líderes são violentos e autoritários, se há um excesso de demandas e de horas-extras aos colaboradores, se a opinião do funcionário não é ouvida, se não há flexibilidade diante dos problemas pessoais dos colaboradores e se a empresa não oferece um ambiente seguro e harmônico.

Por isso, certifique-se de que haja regras internas sólidas que todos sigam, tanto os líderes como os liderados. Isso garante que haja respeito, disciplina, cooperação e transparência. Dessa forma, a saúde física e mental dos colaboradores é atendida com eficácia.

5. Invista em lideranças, e não em chefias

O chefe é aquele indivíduo que dá ordens sem muitas explicações, desaparece ao longo do dia e só reaparece ao fim do expediente para cobrar resultados e punir erros. São indivíduos com pouca ou nenhuma preocupação com a qualidade de vida e com o desenvolvimento da sua equipe de profissionais.

Não forme chefes na sua organização, forme líderes. Os líderes são profissionais que comandam equipes e que de fato dão ordens. No entanto, eles também ouvem as sugestões dos colegas, explicam os procedimentos, delegam as atividades estrategicamente, prestam auxílio, motivam as equipes e oferecem feedbacks construtivos, mantendo-se presentes constantemente. Eles oferecem segurança a cada colaborador.

6. Valorize os seus talentos com feedbacks completos

Por falar em feedbacks, é essencial que eles sejam completos e motivadores. Muitas empresas pecam nesse sentido, pois os seus feedbacks basicamente contemplam as falhas dos profissionais, com medidas corretivas. O feedback completo, contudo, envolve não apenas a divulgação dos pontos de melhoria, mas também o reconhecimento pelos aspectos positivos de cada colaborador, sempre com respeito.

Dessa forma, esses encontros individuais devem ser organizados, mostrando os resultados das avaliações de desempenho e os critérios utilizados. Os pontos a desenvolver são evidenciados, com sugestões práticas de melhorias, enquanto os pontos positivos são reconhecidos, motivando o profissional a continuar dando o melhor de si nos seus afazeres.

7. Adote programas de capacitação e planos de carreira

Para que o colaborador se mantenha motivado em fazer parte daquela organização, ele precisa visualizar o seu futuro nela, o que inclui as suas possibilidades de crescimento. Diante disso, é necessário que os departamentos de RH executem planos de carreiras, mostrando a possibilidade de evolução dos cargos e salários, bem como os requisitos para que o profissional passe por cada etapa.

Esse processo é bastante motivador, mas só é possível também com um programa de capacitação. A empresa deve investir realmente nos seus talentos, oferecendo cursos e treinamentos que de fato conduzam os profissionais ao crescimento desejado.

8. Coloque em prática ações de endomarketing

O endomarketing, ou marketing interno, consiste em um conjunto de ações de marketing que tornam a empresa mais atrativa para o seu público interno, ou seja, para os seus próprios colaboradores. São fatores que complementam as dicas acima e que aumentam a vontade das pessoas de ingressar e de se manter naquele lugar — o chamado employer branding (a força da marca enquanto empregadora). Confira alguns exemplos de ações de endomarketing:

  • Investir em reformas, tornando a estrutura da empresa mais moderna e atraente;
  • Comprar móveis, equipamentos e programas de computação atualizados, beneficiando a realização das atividades profissionais e a própria saúde dos colaboradores;
  • Promover eventos internos, como palestras, passeios, cursos, confraternizações e momentos de integração entre os funcionários;
  • Adotar medidas de relaxamento e combate ao estresse, como a ginástica laboral, a meditação no trabalho e os espaços de descompressão (salas para pausas de descanso, com televisão, jogos etc.);
  • Criar programas de bonificação aos colaboradores com melhores desempenhos, podendo oferecer prêmios em dinheiro, jantares, viagens, equipamentos eletrônicos etc.

As dicas acima são fundamentais para que as empresas sejam mais bem-sucedidas na hora de atrair e reter os seus talentos. Coloque-as em prática e perceba como esses objetivos serão alcançados com mais facilidade!

E você, querida pessoa, identifica algum dos processos acima no seu lugar de trabalho? O que poderia ser melhor para atrair e reter talentos na sua empresa? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!