O conceito de comprometimento organizacional refere-se ao grau de compromisso que um colaborador tem com a empresa em que trabalha. Esse compromisso depende não apenas da sua capacidade de cumprir obrigações, mas também da sensação de pertencer àquele lugar, da segurança que encontra ali e da motivação que tem para o trabalho.

Colaboradores comprometidos são mais engajados, motivados e produtivos. Por isso, trata-se de um aspecto que toda empresa que busca o sucesso deve desenvolver. Além disso, até mesmo a rotatividade de colaboradores diminui nos ambientes em que há comprometimento organizacional. Em meio a essas vantagens, é importante saber como estimular esse aspecto dentro das instituições. Para isso, confira as 8 dicas a seguir!

1. Estimule o trabalho em equipe

Em primeiro lugar, é importante salientar que o comprometimento se fortalece quando ocorre coletivamente, e não apenas em nível individual. Por isso, ele tende a ser maior nas empresas que fortalecem o trabalho em equipe.

Nesse caso, as diferenças entre os indivíduos devem ser consideradas pontos positivos, já que diferentes conhecimentos e ideias podem se complementar e produzir resultados mais ricos. Assim, fazendo esses esclarecimentos, evita-se que haja uma cultura de conflitos na empresa. Quanto mais unidos e cooperativos forem os funcionários, mais engajados, motivados e comprometidos eles serão.

2. Deixe as metas claras a todos

Para que as pessoas sejam comprometidas, elas precisam entender onde elas estão, para onde devem ir e o que precisam fazer. Dessa forma, é essencial que os líderes estabeleçam uma comunicação clara e transparente com todos os colaboradores, sobretudo na hora de comunicar resultados e definir metas.

Quando um colaborador compreende o tamanho da sua responsabilidade, ele entende que também é um pouco dono daquela empresa. Essa sensação de propriedade estimula as pessoas não apenas a darem o melhor de si, mas também a permanecerem por mais tempo naquela organização.

3. Cultive a ética em todos os processos

PSC

Ser ético significa respeitar o espaço e a liberdade do outro, o que inclui os líderes, os colaboradores, os clientes, os fornecedores, e por aí vai. Isso envolve a honestidade, a comunicação clara e a empatia. Se uma organização não for ética, logo os colaboradores perceberão e, certamente, procurarão outras oportunidades.

Em contrapartida, nos ambientes com valores bem definidos, onde o que se diz está em sintonia com o que se faz, certamente os funcionários tendem a se sentir bem. Assim, se a empresa trata a todos com ética, todos também agirão com ética uns com os outros, fortalecendo o comprometimento.

4. Desenvolva uma cultura organizacional motivadora

A cultura organizacional é o contexto geral constituído pela missão, visão, valores, regras, costumes, crenças e processos de uma empresa. Certifique-se de que todos esses itens sejam bem-definidos e comunicados a todos os colaboradores.

Uma cultura positiva é aquele em que todos se sentem bem por fazer parte daquela organização, confortáveis com os seus trabalhos, confiantes ao dizer o que pensam e seguros por terem relacionamentos positivos com os líderes e com os colegas. É um clima de harmonia e diálogo, onde os problemas são rapidamente resolvidos e onde a transparência impera.

5. Permita que os profissionais inovem

Por mais que uma empresa tenha uma cultura organizacional definida, é importante lembrar que nada é realmente definitivo. Se um colaborador tem uma ideia que pode melhorar o dia a dia de trabalho, um produto, um serviço ou algum processo específico, por que não permitir que ele explique o que tem em mente e fazer alterações?

O sucesso das empresas depende das pessoas que as compõem. Se a organização deseja resultados diferentes, ela precisa fazer algo diferente, o que demanda a inovação. Por isso, inclua na cultura organizacional esse aspecto. Estimule os funcionários a serem mais proativos e a irem além do que se pede. A boa recepção dada pelos líderes às ideias dos liderados é um incentivo para que eles sejam mais engajados e comprometidos.

6. Faça dos feedbacks um momento de evolução

O feedback é um breve encontro, geralmente individual, entre o líder e o liderado. O líder expõe os seus critérios de avaliação de desempenho e explica em quais aspectos o desempenho foi bom e em quais pode melhorar. Nessa última questão, também dá sugestões para que essas melhorias ocorram: orientações, dicas, leituras, cursos etc.

O feedback precisa seguir esse “roteiro”. Ao ter os seus méritos reconhecidos, o funcionário fica feliz e motivado para fazer melhor. Além disso, ao perceber que os seus erros foram corrigidos com respeito e ética, ele também se esforçará para melhorar. O comprometimento também pode ser obtido com as críticas, desde que sejam construtivas!

7. Distribua as funções de modo estratégico

Fica difícil estimular o comprometimento dos colaboradores se as funções atribuídas a eles não forem compatíveis com as suas competências. Não podemos, por exemplo, pedir a um designer para cuidar da contabilidade ou a um analista financeiro para criar um logotipo novo para a empresa, não acha?

O exemplo é extremo, mas, infelizmente, há líderes que não conhecem a fundo os seus colaboradores, delegando tarefas sem considerar quem de fato seria a melhor escolha para cada uma. Além disso, é importante distribuir as demandas de modo que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado. Isso é importante para manter a saúde e a motivação dos colaboradores.

8. Invista em endomarketing

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, consiste em uma série de ações que fazem com que os próprios funcionários sejam conquistados pela empresa em que trabalham e se sintam felizes e motivados por estarem ali.

As estratégias de endomarketing podem incluir: bonificações salariais, benefícios adicionais, parcerias com academias ou instituições de ensino, planos de carreira, prêmios por bons desempenhos, eventos internos, palestras, uma rede de comunicação interna eficaz, refeições na empresa, espaços de descompressão e recreação, confraternizações, ações de bem-estar no trabalho (como a meditação e a ginástica laboral), e por aí vai.

As 8 dicas acima são apenas alguns dos aspectos que podem estimular o comprometimento organizacional. Contudo, é necessário ressaltar que cada empresa tem a sua própria cultura e as suas características particulares. É importante levar esses aspectos em consideração, identificando o que pode funcionar melhor na hora de manter os seus colaboradores felizes, engajados, motivados e comprometidos!

E você, ser de luz, considera-se um colaborador engajado? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!