Afeto, simpatia, afabilidade e boa vontade. Esses são alguns dos sinônimos que o dicionário apresenta para a cordialidade, ou seja, a característica de quem é cordial e respeitoso com as pessoas. No mundo em que vivemos, em que a correria do dia a dia gera tanto estresse, é fundamental sermos mais cordiais uns com os outros.
Isso deve se manifestar em todas as áreas da vida: entre familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e entre desconhecidos que, por algum motivo, se encontram. Mas como melhorar a cordialidade no convívio social? Confira as nossas dicas a seguir!
Contents
1. Use as palavras “mágicas”
Você se lembra das palavras “mágicas”, aquelas que aprendemos ainda na infância e que demonstram respeito e educação? Bem, por algum motivo, alguns adultos parecem se esquecer delas, e, quando isso acontece, a cordialidade simplesmente desaparece.
Dessa forma, lembre-se sempre de utilizar o “bom dia”, o “por favor”, o “com licença”, o “muito obrigado”, o “me desculpe” e o “até mais”. São expressões simples que revelam que somos cordiais e educados, tratando as pessoas com respeito. Não acredite que essas palavras estejam caindo em desuso. Precisamos “recuperá-las” e utilizá-las diariamente.
2. Respeite o tempo e o espaço de cada um
Não seja invasivo. Você apareceria na casa de um colega de trabalho à noite sem avisá-lo? Você gostaria que isso acontecesse com você? É preciso refletir sobre essas questões, uma vez que cada pessoa tem o seu espaço e o seu tempo, e isso precisa ser respeitado.
Não force a intimidade nem obrigue as pessoas a entrarem em assuntos que sejam delicados para elas. Da mesma maneira, não obrigue ninguém a ser de um jeito ou de outro. Você pode dar conselhos às pessoas, mas não deve esperar que elas ajam exatamente como você age. Respeite a individualidade de cada um.
3. Aja com altruísmo
Você já ouviu falar em altruísmo? Essa palavra é o oposto do egoísmo, ou seja, é o ato de pensar no outro, e não apenas em si. Por isso, em uma família ou em uma empresa, sempre precisamos pensar no bem-estar de todos, e não apenas no nosso. Egoísmo e cordialidade não combinam.
Por exemplo: se você e os seus colegas estão montando uma escala de trabalho, não é justo que todos trabalhem aos sábados, menos você, não acha? Seja altruísta, pois um fardo dividido por todos não fica tão pesado.
4. Seja empático
Vamos ampliar o vocabulário neste artigo! Sabe quem é a melhor amiga do altruísmo? A empatia! Ser empático significa colocar-se mentalmente no lugar do outro, imaginando como você pensaria, sentiria e agiria se estivesse ali. Esse exercício é difícil, mas nos humaniza e faz com que sejamos mais solidários e menos julgadores.
Por exemplo: se você já terminou as suas obrigações do dia, mas o seu colega está super atarefado, por que não auxiliá-lo? Você gostaria que fizessem isso com você, caso estivesse naquela situação, não é mesmo? É essa a linha de raciocínio das pessoas empáticas, o que as torna automaticamente muito mais cordiais!
5. Relacione-se com simpatia
Ser simpático significa ser agradável no convívio com as outras pessoas. Ninguém é obrigado a ser amigo de todo mundo, mas o simples fato de ser educado e simpático, tratando as pessoas com gentileza e com um sorriso no rosto, faz a diferença no dia a dia.
Quando você entra em um prédio e encontra um recepcionista de cara fechada e tom de voz monótono, você não sente bem-vindo ali, não é mesmo? Por isso, evite agir dessa forma. Expresse bom humor para que as pessoas ao seu redor o vejam como uma pessoa simpática. Isso pode até mesmo inspirá-las a serem assim também!
6. Administre as suas emoções
É claro que nem sempre conseguimos ser simpáticos e sorridentes. Há dias em que realmente estamos mais “pra baixo” por diversas questões. A dica, nesse sentido, é não descontar as suas frustrações em quem não tem nada a ver com o assunto.
Imagine, por exemplo, que você tenha batido o carro na ida ao trabalho, pela manhã. É claro que você estará triste e estressado. Talvez você não esteja sorridente com todos, mas continue mantendo a educação e o respeito com os seus colegas de trabalho, afinal de contas, eles não têm nada a ver com o ocorrido.
7. Não leve tudo para o lado pessoal
Assim como você não deve descontar os seus problemas nas outras pessoas, também deve compreender que os outros têm os problemas deles. Por isso, se alguém não foi lá muito gentil com você em algum dia, não leve esse fato imediatamente para o lado pessoal.
Pode ser que essa pessoa também esteja passando por problemas e dificuldades sobre os quais você não faz ideia. Por isso, seja um pouco mais tolerante e evite os julgamentos. Lembre-se da empatia, OK?
8. Aceite as diferenças
Por fim, é impossível falar em cordialidade sem falarmos em aceitar as diferenças. Vivemos em um mundo plural. Somos diversos em idades, gêneros, classes sociais, etnias, origens, crenças religiosas, orientações sexuais, profissões, valores, opiniões, preferências, times de futebol, e por aí vai.
Ser cordial envolve aceitar essas diferenças. Isso significa que você deve respeitar o direito de cada um de ser como é, mesmo que você seja diferente ou não tenha a mesma opinião. A cordialidade inclui a aceitação do outro, sem tentar mudá-lo ou convencê-lo de que você é melhor. Seja humilde para ser cordial!
As 8 dicas acima certamente tornarão você alguém mais cordial. Infelizmente, há muita gente no mundo que está se esquecendo desses princípios tão básicos e fundamentais para a vida em sociedade. Não seja uma dessas pessoas. Faça a sua parte e ajude o mundo a ser mais cordial!
E você, ser de luz, o que faz para melhorar a cordialidade no convívio social? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!