“Round 6” é uma série da Netflix que rapidamente alcançou o status de fenômeno, devido à quantidade de espectadores em pouco tempo, logo após o seu lançamento. A premissa da série é reativamente simples: um grupo de pessoas em graves dificuldades financeiras aceita um estranho convite para competirem entre si em jogos mortais por um prêmio bilionário.

A série tem sido objeto de estudos de profissionais de diversas áreas, que tentam entender por que a produção se tornou um sucesso tão imediato. A hipótese mais forte é a de que ela revela traços típicos de seres humanos em busca da prosperidade e da própria sobrevivência, em uma crítica social ao que o capitalismo pode levar as pessoas a fazerem.

Mesmo mostrando os aspectos cruéis da sociedade, o fato é que podemos, sim, extrair lições válidas de “Round 6” para a vida real. Neste artigo, não daremos spoilers, de modo que você possa acompanhar a série sem problemas! Confira alguns dos aprendizados que podemos extrair, se lançarmos sobre a série um olhar mais crítico!

1. As suas atitudes de agora determinam o seu futuro

Gi-hun, o protagonista da série, mostra diversas imperfeições na sua história de vida e, hoje, vive as consequências das suas escolhas e dos seus hábitos. Atormentado pelo passado, ele sofre os impactos das suas ações no presente, o que nos convida a refletir sobre como temos ocupado o nosso tempo e pensado nas nossas ações.

É fato que o passado não pode ser mudado, mas nós podemos aprender com os nossos erros e fazer diferente a partir de agora, no presente. Somente assim seremos capazes de construir um futuro mais sereno e feliz.

2. As primeiras impressões podem ser enganosas

Já nos primeiros episódios da série, podemos ver uma característica comum a vários personagens: eles julgam com frequência os seus concorrentes, com base na sua aparência física. A verdade é que nós também fazemos isso em vários momentos da vida real.

PSC

No entanto, trata-se de uma atitude que devemos evitar. Muitas vezes, as ações de uma pessoa podem nos surpreender, no sentido de que elas não nos parecem compatíveis com a sua aparência ou com as expectativas que nós mesmo criamos a respeito delas. Noções preconcebidas geram julgamentos injustos, de modo que é importante evitá-las.

3. As traições podem vir de lugares de onde jamais suspeitamos

Aqui fica um pensamento um pouco pessimista, mas que realmente é levantado pela série: diante de momentos de competição, a ambição pode tomar conta das mentes de algumas pessoas, que não hesitam em trair até mesmo os seus melhores amigos em nome de um objetivo individual.

Portanto, devemos conhecer muito bem as pessoas antes de confiarmos plenamente nelas. As circunstâncias podem mudar, especialmente quando o dinheiro e a ganância estão em jogo, o que tende a alterar o comportamento das pessoas e até mesmo provocar dolorosas traições.

4. Nem tudo está sob o seu controle

Há momentos de desespero na série, que revelam que, mesmo quando nos preparamos da melhor maneira possível, há circunstâncias negativas que aparecem no nosso caminho. Isso acontece porque nem tudo na vida está sob o nosso controle, e precisamos entender isso para administrar melhor as nossas emoções.

A vida é surpreendente, o que às vezes ocorre de forma positiva, às vezes de forma negativa. Portanto, devemos fazer a nossa parte para alcançarmos os nossos objetivos, mas isso é diferente de querer ter tudo sob o nosso controle. Querer isso a todo custo pode nos roubar a saúde mental.

5. Gentileza gera gentileza

Mesmo nos momentos mais competitivos e materialistas da vida, como o cenário que “Round 6” propõe, é possível abrir espaço para a gentileza. Uma simples palavra de afeto, de amizade e de conhecimento compartilhado pode aproximar as pessoas e fazer alguma diferença nas suas trajetórias de vida.

Há algumas demonstrações de solidariedade na série que, na hora, não trazem nenhum benefício ao grupo, mas, gradativamente, podem gerar consequências positivas. O que deve ser combatido é o ato de ajudar apenas para obter algum benefício próprio lá na frente, como fazem alguns personagens mais egoístas.

6. Dinheiro e felicidade nem sempre caminham juntos

Dinheiro e felicidade é uma associação típica da nossa sociedade, o que se reflete na série. O desespero leva as pessoas a tomarem atitudes extremas para terem alguma tranquilidade financeira. Entre matar e morrer, muitos riscos são corridos pelos personagens, o que levanta o questionamento: vale a pena corrê-los por dinheiro?

Por mais que a situação financeira seja o ponto de partida da competição, a rivalidade ganha contornos que extrapolam esse universo e que revelam um lado negativo da ambição humana. Será que é possível ser feliz tendo dinheiro, mas com uma consciência pesada?

7. Nada cai do céu

Tirando a ambição desmedida e os desvios de caráter que começam a surgir, o fato é que não podemos negar que todos nós precisamos de alguma ambição para alcançar os nossos objetivos. Absolutamente nada da vida cai do céu, muito menos o dinheiro pelo qual os competidores brigam.

Por isso, cada um de nós precisa avaliar as suas forças e fraquezas, de modo a traçar um plano estratégico para conquistar o que deseja. Se você não lutar pelos seus interesses, ninguém fará isso por você. Corra atrás dos seus sonhos e jamais desista de realizá-los para ser feliz!

8. Nem sempre o mais forte vence

Darwin já dizia que, na evolução das espécies, nem sempre o mais forte sobrevive, mas sim o que melhor se adapta às circunstâncias. Isso fica evidente em alguns momentos do jogo que a série retrata. Nem sempre aquela pessoa forte e cheia de energia vence.

Muitas vezes, o vencedor é aquela pessoa que fica ali no canto, discreta, mas com um profundo poder de observação e de análise de dados, desenvolvendo o seu pensamento estratégico com muita calma. Isso nos leva a crer que a discrição e a alta capacidade analítica podem ser mais determinantes do que qualquer manifestação bruta de força.

E você, querida pessoa, já assistiu à série “Round 6”? Quais outros aprendizados conseguiu extrair da produção para serem aplicados à vida real? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: Por Faiz Zaki.