Um hábito é uma atividade rotineira, que executamos de forma quase automática. Praticar atividades físicas pode ser um hábito. Fumar também. Em geral, utilizamos a palavra “hábito” para designar rotinas que nos beneficiam, enquanto o termo “vício” se refere aos hábitos que geram malefícios.

É claro que o objetivo deste artigo, como o próprio nome sugere, é ajudá-lo a criar hábitos construtivos, que permitam que você alcance os seus objetivos com mais eficácia e eficiência. Na sequência, você vai entender melhor a importância de ter hábitos e os meios para desenvolvê-los. Confira!

Por que ter hábitos? Como eles beneficiam a vida?

Imagine que uma pessoa tenha definido para si mesma a meta de perder alguns quilos no próximo ano, de modo que possa ter uma forma física mais atraente e melhorar a saúde. Se essa pessoa for sedentária, é natural que as primeiras semanas indo regularmente à academia sejam difíceis. Acostumar o corpo e a mente a uma nova rotina leva algum tempo e uma boa dose de determinação.

Esse processo de acostumar-se é justamente o que chamamos de desenvolver um hábito. Ele é útil porque, uma vez instalado, permite que façamos o que precisa ser feito de uma forma muito natural, amenizando o esforço inicial necessário. Quando uma atitude se torna um hábito, ela fica automatizada no dia a dia e pode até despertar prazer. É por isso que mesmo pessoas que detestavam ir à academia no início podem gostar dessa rotina depois de algum tempo.

Naturalmente, quando criamos hábitos com planejamento, conseguimos conquistar os nossos objetivos com mais facilidade e até com mais rapidez. Essas novas atitudes podem beneficiar a nossa produtividade, a nossa relação com o dinheiro, os nossos estudos, a nossa saúde física e mental e até mesmo os nossos relacionamentos com as outras pessoas.

Como criar bons hábitos para criar uma vida estruturada?

Sabendo da importância de desenvolver bons hábitos para conquistar objetivos na vida, confira algumas orientações para que isso seja possível.

  • Tenha propósitos sólidos e metas claras

PSC

Para começar a criar um novo hábito, tenha um propósito sólido. Por exemplo: se você decide ir à academia diariamente para exercitar-se, o que exatamente você quer com esse hábito? Nenhuma rotina se sustenta sem um propósito forte. Portanto, tenha clareza do que é relevante para você e só então defina uma meta. Por exemplo: se emagrecer é importante para a sua autoestima e melhorar a sua saúde, só depois de ter esse propósito claro defina o peso a ser atingido, a atividade a ser realizada etc.

  • Comece pequeno

Não queira mudar completamente a sua vida de um dia para o outro. Mudanças radicais não são bem recebidas pelo corpo e pela mente, afinal de contas, ambos precisam de um tempo para “entender” que você está desenvolvendo uma nova rotina. Portanto, comece aos poucos. Se você nunca pisou numa academia antes, não queira levantar 100kg no supino logo de início, certo? É aos poucos que o seu organismo vai se adaptar à sua nova realidade. Seja paciente consigo mesmo.

  • Defina horários regulares

O nosso cérebro se acostuma a fazer as coisas em determinados horários. Perceba que, durante uma semana útil com horários regulares, você geralmente sente fome e sono mais ou menos no mesmo horário, não é mesmo? Portanto, use o seu relógio biológico a seu favor. Coloque em prática o seu novo hábito sempre nos mesmos dias e horários. Além de você conseguir organizar a sua agenda com mais facilidade, o seu corpo e a sua mente vão entender a nova rotina mais rapidamente.

  • Associe hábitos novos a hábitos antigos

Fica mais fácil desenvolver novos hábitos se você associá-los aos hábitos que você já consolidou no seu dia a dia. Por exemplo: se você já tem o hábito de assistir televisão toda noite após o jantar, procure deixar um livro na frente do aparelho para que você possa também ler nos seus momentos livres. Se o livro estiver guardado em um armário de difícil acesso no seu quarto, vai ficar mais difícil encontrar coragem para ler. Em resumo: deixe tudo ao seu alcance para minimizar o esforço necessário.

  • Use gatilhos visuais

Deixar o livro à frente da televisão, além de ser uma associação de hábitos, é também um gatilho visual, ou seja, um lembrete do que você precisa fazer. É a mesma linha de raciocínio de já deixar separada a sua roupa de ir à academia na noite anterior. Ao acordar e vê-la, você não se esquecerá de exercitar-se. Você também pode deixar bilhetes escritos em locais estratégicos e até ativar alarmes no seu celular para não se esquecer do que deve fazer.

  • Envolva-se com comunidades de apoio

Ter uma rede de apoio ajuda muito a concretizar o seu projeto de adotar um novo hábito. Você pode compartilhá-lo com os seus amigos e familiares, mas o que realmente é eficaz é entrar em contato com outras pessoas que também estão desenvolvendo ou que já desenvolveram esse mesmo hábito. Se você está tentando ir com frequência à academia, enturmar-se com pessoas desse local ou mesmo interagir com indivíduos desse meio nas redes sociais pode ser muito estimulante.

  • Ajuste as metas quando necessário

Pode acontecer de, no meio da jornada, você perceber que definiu metas muito ousadas — ou até muito fáceis, embora isso seja mais raro. Em um caso ou no outro, o importante é acompanhar o seu desempenho e, quando necessário, ajustar a sua meta. Por exemplo, se ler 15 páginas por dia estiver difícil de encaixar na sua rotina, tente ler 10. É mais importante e benéfico reduzir as suas metas do que insistir em algo muito complexo e acabar desistindo.

  • Desenvolva a autocompaixão e celebre as pequenas vitórias

Você deve ser persistente e entender que adquirir um novo hábito quase nunca é fácil. No entanto, saiba respeitar os seus próprios limites — do corpo, da mente, do tempo, do dinheiro etc. Seja paciente consigo mesmo e não dê o passo maior do que a perna. Além disso, procure celebrar cada progresso, por menor que ele pareça na hora. Muitas vezes, essa pequena conquista torna-se uma importante “virada de chave” no alcance dos seus objetivos.

Dominar a arte de criar hábitos para uma vida estruturada e alcançar novos patamares é um desafio, mas perfeitamente alcançável. Sempre que necessário, entre em contato com os profissionais do IBC para ajudá-lo nessa jornada. Por fim, deixe o seu comentário no espaço a seguir!