O que é um valor? Na reflexão mais prática e objetiva, podemos pensar na quantidade de dinheiro que uma pessoa estaria disposta a pagar ou que uma empresa estaria disposta a cobrar por um produto ou serviço. Dessa forma, o valor seria uma atribuição monetária aos atributos daquele produto ou serviço, capazes de beneficiar os seus compradores de alguma maneira: utilidade, conforto, design, status, e por aí vai.
No entanto, o conceito de valor, no âmbito da gestão de pessoas, vai muito além de qualquer quantia financeira. Aqui, estamos falando de determinados princípios que conectam pessoas e que norteiam as suas atitudes. Por isso, existem valores individuais e valores organizacionais, sendo que a compatibilidade entre essas duas categorias é muito importante para o sucesso de profissionais e de empresas.
Na sequência, vamos entender melhor o que são valores, por que eles são importantes, como podem ser úteis nos processos organizacionais e como podemos definir os valores das nossas vidas e empresas.
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O que são valores pessoais e organizacionais?
Valores são tudo aquilo “que vale”, ou seja, que gera algum resultado positivo. São princípios básicos que as pessoas adotam nas suas vidas, norteando as suas ações e as suas decisões, auxiliando também na construção de vínculos. Assim, uma pessoa pode ter como valor a empatia, ou seja, agir procurando sempre colocar-se no lugar do outro, antes de tomar qualquer decisão. Nesse exemplo, o indivíduo nota nesse comportamento algum resultado positivo, adotando-o como valor no seu dia a dia.
Da mesma maneira, as organizações também contam com valores. Nesse caso, são princípios que norteiam os seus processos, as suas regras, os seus posicionamentos e a conduta de todos os que fazem parte dela. Esse tipo de valores faz parte da identidade de uma instituição, ao lado da sua missão e da sua visão. Já no caso das pessoas, elas nem sempre têm consciência dos seus valores, mas, mesmo assim, eles estão enraizados nas suas mentes, construindo a sua personalidade e as suas atitudes.
Por que esses valores são importantes?
Os valores geram coerência nas atitudes das pessoas. Assim, estabelecem padrões de comportamento, de acordo com aquilo que elas consideram correto ou positivo, o que as ajuda a tomar decisões nas diferentes áreas da vida. Com o tempo, os valores se tornam estruturas psíquicas e comportamentais, que guiam a forma de ser dos indivíduos no mundo e a forma como eles se relacionam. Diante disso, as pessoas se relacionam por conexão de valores e deixam de se relacionar por oposição de valores.
Algo semelhante ocorre dentro das organizações. Quando uma empresa define na sua identidade institucional os valores que ela defende, ela está automaticamente se posicionando no mundo, com base no que julga ser benéfico. Ao comunicar esses princípios, a organização cria entre os colaboradores um modelo mental, ou seja, um mindset de agir de acordo com a cultura organizacional. Em resultado, é desenvolvida uma uniformidade na forma de agir que fortalece a identidade daquela empresa.
Quais são os valores do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching?
Naturalmente, o IBC não seria uma exceção à regra. Dessa forma, definimos com clareza os valores que orientam as nossas ações no dia a dia e os divulgamos a todos os nossos colaboradores, cujas condutas individuais operam em compatibilidade com os nossos princípios. Portanto, a nossa identidade institucional é fortalecida diariamente quando colocamos em prática os 5 valores a seguir.
- Humanidade: em primeiro lugar, valorizar as pessoas, aceitando a diversidade e o direito de errar;
- Lealdade: ser idôneo e fiel aos princípios e sonhos, além de ter integridade;
- Visão sistêmica: honrar o grupo e fazer o melhor para que cada ação tenha uma reverberação positiva;
- Evolução contínua: estimular o desejo e o gosto pelo aprendizado, pelo conhecimento e pela busca do próximo nível;
- Resultados extraordinários: entregar sempre a mais para surpreender positivamente os clientes internos e externos.
Como inserir valores nos processos de contratação e promoção?
Os valores de uma empresa, conforme citamos, devem nortear todos os seus processos, o que não é diferente no caso do IBC. Em particular, é importante considerar esses valores ao contratar novos colaboradores. É necessário, portanto, descobrir quais são os valores do candidato ao longo das etapas seletivas, como testes comportamentais, dinâmicas de grupo e entrevistas, verificando se há congruência entre o que ele diz e o que ele faz.
Assim, a organização consegue contratar colaboradores compatíveis com os seus ideais, o que facilita um bom desempenho e satisfação — tanto para a empresa quanto para o próprio profissional. Além do mais, os processos de promoção também devem considerar os valores dos colaboradores. Nas avaliações de desempenho, a empresa pode verificar se e como os profissionais têm colocado em prática os valores organizacionais nas suas atividades, promovendo os que agirem dessa forma.
Como definir valores?
Agora, você já compreende o que são valores pessoais e organizacionais, já sabe qual é a importância deles para as atitudes individuais e para os processos nas empresas e já até conferiu os exemplos de valores que defendemos diariamente no IBC. Mas ainda fica o questionamento: como podemos definir ou descobrir os nossos próprios valores individuais? Como definimos os valores que nortearão as ações das nossas próprias empresas?
Não há respostas certas ou erradas. O que cada indivíduo deve fazer é se questionar acerca da própria conduta. Quais são os traços de uma pessoa que você mais valoriza? Quais critérios você utiliza com mais frequência antes de tomar qualquer decisão? Quais são as características das empresas que você mais admira? Quais atitudes ou qualidades você considera as mais positivas ou benéficas na sua vida? Perguntas como essas revelam os valores que carregamos dentro de nós.
Portanto, os valores são princípios importantes para orientar as atitudes e decisões tomadas pelas pessoas e pelas empresas. No caso organizacional, eles compõem a identidade e a cultura institucionais, influenciando em todos os seus processos, desde a contratação até a promoção de um colaborador.
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