Há pessoas que passam pela vida com tanta sede de conhecimento e com tanta coragem de agir que deixam o seu legado, isto é, a sua marca no mundo que se perpetua, servindo como contribuição para as gerações futuras.

Uma dessas pessoas é Peter Drucker, um dos maiores administradores de todos os tempos, cujos conhecimentos e princípios até hoje são profundamente estudados nas graduações e aplicados no dia a dia das empresas. Para saber mais sobre este que é um dos grandes nomes da liderança e da gestão empresarial, continue a leitura a seguir!

Peter Drucker: o pai da administração

Conhecido como “o pai da administração moderna”, Peter Ferdinand Drucker tornou-se famoso ao apresentar os seus estudos sobre os reflexos da globalização na economia e, em especial, no âmbito organizacional.

Drucker nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, na Áustria. Formou-se em Direito na Universidade de Hamburgo e fez doutorado em Direito Internacional. Entre os anos de 1933 a 1937, morou na Inglaterra, mudando-se em seguida para os Estados Unidos.

Em território estadunidense, lecionou em renomadas universidades e foi colunista de jornais locais. Seus estudos pioneiros, somados aos seus profundos conhecimentos do mercado, fizeram de Peter Drucker um consultor de negócios requisitado por empresas de todos os portes e segmentos. Nesse papel, prestou inúmeras consultorias no âmbito estratégico e para a política.

As teorias de Peter Drucker revolucionaram o universo da administração de empresas e, até hoje, influenciam estudiosos, pesquisadores e líderes de todo o mundo. Peter apresentou novos conceitos, cunhou novos termos e apresentou um cenário organizacional repleto de desafios gerenciais pós-globalização.

PSC Renascimento

Peter Drucker transformou, ainda, o assunto “Gestão” em matéria acadêmica e incluiu esse tema, hoje considerado fundamental, na grade de estudos e pesquisas das universidades de todo o planeta. Faleceu em 2005, aos 95 anos.

Célebres frases de Peter Drucker

  • “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”;
  • “A administração é um processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle.”;
  • “Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento e força por cooperação.”;
  • “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”.

Livros de Peter Drucker

Ao longo de sua carreira, Peter Drucker escreveu um total de 39 livros. Esse material, somado aos seus artigos acadêmicos, estudos e teorias, tornou-se referência mundial. Entre os principais títulos, podemos destacar:

  • Conceito da Corporação (1946);
  • A Prática da Gerência (1954);
  • O Gestor Eficaz (1967);
  • Administração: Tarefas, Responsabilidades e Práticas (1974);
  • Inovação e Espírito Empreendedor (1985);
  • As Fronteiras da Administração (1986);
  • Administração de Organizações sem Fins Lucrativos (1990);
  • Desafios Gerenciais para o Século XXI (1992);
  • A Sociedade Pós-Capitalista (1993).

5 lições eternas deixadas por Peter Drucker

1. O que todo mundo sabe nem sempre é o certo

Muitas vezes, as pessoas e as empresas seguem determinados costumes, crenças e atitudes por tanto tempo que deixam de refletir sobre a validade desses elementos. Será que o que dava certo 5 anos atrás ainda dá certo hoje em dia? Drucker estimulava os seus alunos e os empresários que lhe pediam conselhos a questionar as “verdades absolutas” disseminadas pela sociedade, sobretudo no que diz respeito à administração de empresas. Nem sempre o que todos fazem é o melhor ou o correto.

2. Você fracassará se continuar fazendo o que já fez no passado

Essa frase serve de inspiração para muitos dos artigos aqui do blog. Basicamente, ela vai ao encontro de um dos princípios básicos do coaching, que afirma que resultados diferentes só serão obtidos a partir do momento em que a pessoa tiver também atitudes diferentes. Pensamentos e estratégias geram atitudes que produzem resultados. Portanto, se você quer que o seu futuro seja diferente do seu passado, coloque em prática novas ações no presente. Mudar é preciso para progredir.

3. O bom desempenho não é compatível com o medo do fracasso

O medo de fracassar é algo comum a todo e qualquer ser humano saudável. Todavia, não podemos permitir que esse medo nos impeça de agir. O desempenho que se destaca frequentemente é fruto de pessoas que foram além das expectativas e que tiveram alguma dose de ousadia. Elas sentiram medo, mas nem por isso deixaram de correr atrás dos seus sonhos. O que podemos fazer é investir na preparação e no planejamento estratégico para minimizar os riscos e, consequentemente, o medo.

4. Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo

O futuro sempre foi um mistério para a humanidade. De fato, nenhuma pessoa pode prever o que acontecerá consigo mesma ou com os seus negócios. Contudo, devemos nos lembrar de que o porvir depende daquilo que nós fazemos no presente, ou seja, nós somos capazes de criar o próprio destino. Sendo assim, na administração de empresas ou na própria vida pessoal, fique atento ao que se passa ao seu redor e dê o melhor de si em todos os seus projetos. É o hoje quem determina o amanhã.

5. Liderar pessoas depende de conhecê-las profundamente

Um líder pode entender tudo sobre a dinâmica do departamento que ele lidera e sobre a sua área do conhecimento. No entanto, ele não será um bom líder enquanto não aprender a lidar com pessoas. Liderar é uma arte que depende de comunicar-se com empatia e clareza, saber pedir ajuda, oferecer auxílio, compartilhar conhecimentos, reconhecer os méritos, corrigir com respeito, dar feedbacks e motivar as equipes continuamente. Só assim os objetivos organizacionais podem ser alcançados.

Peter Drucker foi um dos maiores administradores da história, sendo um profundo conhecedor não apenas dos saberes técnicos da administração de empresas, mas também do comportamento humano e da sua capacidade de definir e alcançar objetivos. Que ele seja para todos nós uma eterna inspiração!

Gostou deste conteúdo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!