Um dos prazeres da vida é a alimentação. Comer, se sentir saciado, se alimentar de algo que gosta ou que foi feito por você é um dos sentimentos de prazer e satisfação que temos quando estamos nos alimentando. Além de proporcionar o sentimento de felicidade, a alimentação é usada também como prevenção de doenças e cura de algumas doenças. Obesidade e anorexia são duas que estão envolvidas diretamente com comida, mas o alimento serve também como remédio. Uma simples gripe ou problemas no fígado, por exemplo, podem ser prevenidas com uma alimentação saudável e moderada
Consumir frutas, verduras, menos produtos industrializados, diminuir o consumo de açúcar, sal e até do café – que muitas vezes está presente em todas as manhãs – são algumas atitudes que podem fazer a vida ter mais saúde. Uma das doenças em que a alimentação também tem grande poder de cura e de diminuição do sentimento de baixa energia, baixo entusiasmo e falta de felicidade é a depressão. Estudos mostram que uma alimentação saudável e moderada ajuda a diminuir os sintomas da depressão.

Como é a sua alimentação hoje em dia? Teria algum alimento que você conseguiria cortar do seu cotidiano?

Para o tratamento da depressão, muitas pessoas utilizam os remédios antidepressivos. Alguns trocam ano após ano, mas continuam utilizando sem pensar que algumas consequências podem ocorrer em um período longo de tratamento com medicamentos. Uma novidade é a utilização de alimentos e uma dieta voltada para a depressão ser curada ou minimizada. Muitas pessoas consomem alimentos que não ajudam no tratamento de depressão e, com isso, não seguem outro caminho da depressão, o caminho da cura.
Uma alimentação chamada “antidepressiva” é a chave para melhorar o estado de ânimo. Segundo um estudo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico na Espanha, foi visto que o consumo de remédios antidepressivos dobrou nos últimos 10 anos, sendo a Espanha um dos 10 maiores países que fazem uso destes medicamentos; sabe qual outro país também está entre os 10? Sim, o Brasil.
Talvez você conheça alguém que faz uso de medicamentos para depressão. Talvez possa ser você mesmo ou alguém próximo.
Não há nenhum mal em fazer uso dos remédios antidepressivos se foi consultado e recomendado por um psiquiatra, mas o uso contínuo destes medicamentos pode trazer consequências, sendo uma delas, segundo muitos, o vício. A falta de confiança de que é possível viver sem os remédios faz com que as pessoas não consigam deixar os medicamentos e as miligramas que, no início, eram pequenas, só tendem a aumentar.
Sentir-se deprimido aumenta as chances de ter uma má alimentação, com alimentos mais gordurosos, açúcar e talvez nos deixe em estado de desânimo. É como se fosse um gato que morde a própria cauda. As pessoas deprimidas tendem a ganhar um sobrepeso e quando isso cresce, com o tempo, aparece a obesidade. Quando nos sentimos mal é mais provável que, para encher o vazio que se sente pela raiva, solidão, estresse, consumirmos alimentos que nos provocam um prazer momentâneo.
Os alimentos a que nós recorremos em momentos difíceis podem ser ricos em açúcar refinado e gorduras saturadas, que estimulam as vias de ativação de dopamina e serotonina associados com o estado de felicidade. É por isso que nos trazem o sentimento de bem-estar; mas, nestes momentos, não pensamos no peso, no remorso e na culpa que nos dá quando acontece a baixa de glicose, e começamos a nos sentir cansados e talvez olhar na frente do espelho comece a ser algo que traga tristeza.
Somos o que comemos e talvez você não queira se sentir mal com o seu próprio corpo, aumentar o sentimento de depressão, de baixa autoestima. Por isso, buscando o bem-estar, selecionamos alguns alimentos que podem auxiliar na melhora da depressão e dos principais sintomas.

  • Carboidratos Complexos

Comer carboidratos complexos e integrais podem aumentar os níveis de serotonina. A chave é consumir carboidratos minimamente processados que ajudem na redução do açúcar no sangue, além de trazer mais saciedade.

  • Alimentos Ricos em Selênio

Uma baixa quantidade de selênio pode desencadear depressão, irritabilidade e problemas de tiroide. Não se necessita de grandes quantidades deste mineral e os produtos são fáceis de encontrar: estão em cogumelos, castanha do Pará, atum, cereais, sementes e frutas secas.

  • Vitamina B

Um déficit de vitamina B está relacionado com a depressão, já que pode reduzir os níveis de serotonina no cérebro. Consumir alimentos ricos em vitamina B9 pode recuperar os níveis e subir o estado de ânimo. Alguns alimentos ricos em vitamina B9 são os vegetais de folhas verdes escuras: espinafre, acelga, legumes, ervilha, lentilha, feijão.

  • Alimentos ricos em Ômega 3

Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburg mostrou que as pessoas com níveis de ácidos graxos poli-insaturados como o ômega 3 em níveis baixos têm o risco maior de sofrer uma pequena depressão e ter um humor péssimo. Assim, procure consumir alimentos ricos em ômega 3, como linhaça, chia, castanhas; isso pode melhorar o estado de humor.

  • Alimentos ricos em vitamina D

PSC

A fonte principal de vitamina D é a exposição ao sol. O inverno, principalmente em países nórdicos – não é o caso do Brasil, que tem sol o ano inteiro –, a população sofre grandes riscos de sofrer deficiências de vitamina D. Isso está relacionado com os problemas de depressão e altos índices de suicídio. Por isso, muitos nutricionistas recomendam tomar um suplemento de vitamina D e também ter um momento do dia em que se possa ficar exposto ao sol, que seja por alguns minutos. Um alimento que auxilia nisso são os cogumelos.

  • Alimentos Picantes

Alimentos com alta sensação de ardência, como a pimenta, ajudam pelo motivo de serem termogênicos, pois podem aumentar a circulação do sangue, fazendo com que o cérebro libere mais endorfinas e ajudando no estado de ânimo aumente. Te convido a colocar um pouco de pimenta na sua refeição ou utilizar o gengibre para que possa melhorar o seu estado de ânimo, seja em depressão ou não.

  • Alimentos Ricos em Magnésio

Muitas pessoas têm uma deficiência de magnésio devido à pobreza nos nutrientes que consomem e também por causa da pratica de dietas muito restritivas, as dietas da moda. Este mineral é essencial por ter propriedades para relaxar os músculos e poder reduzir o estresse e melhorar o humor. Para consumir mais magnésio, é preciso aumentar o consumo de vegetais, legumes, frutas secas e os chamados super alimentos, como o cacau cru.
Não é de hoje que os alimentos são indicados para curar doenças e prevenir males, além de alimentar. Os estudos cada dia estão melhorando e nos alimentos que consumimos diariamente são descobertas novas propriedades e contribuições de sua utilização na nossa dieta cotidiana. Alimentos que aumentam a serotonina são os mais indicados, mas podemos observar que algumas vitaminas são essenciais para prevenirmos a depressão e mantermos o controle.
Fazer uma dieta sem tanta restrição é cuidar de você mesmo e das pessoas que moram com você ou convivem com você diariamente. Busque ir além, busque ser melhor a cada dia. Sendo 1% melhor a cada dia, você poderá ir muito mais além do que já foi na sua vida.
 
Copyright: 348320018- https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio