Em qual contexto você sente que produz mais e melhor: quando está se sentindo bem, saudável e disposto, ou quando está desanimado, doente ou em condições inadequadas para trabalhar/estudar? Certamente, a qualidade de vida faz com que as pessoas consigam produzir mais e melhor, obtendo melhores resultados naquilo que estiverem fazendo.

Sendo assim, existe, obviamente, uma relação direta entre a qualidade de vida e a produtividade. Mas como viver com qualidade pode impactar positivamente o nosso trabalho, os nossos estudos e até mesmo os cuidados domésticos? É o que você vai conferir neste artigo. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida consiste em um conjunto de fatores que tornam a vida de uma pessoa mais feliz e saudável, procurando equilibrar as diferentes áreas que a compõem. Entre esses fatores, podemos citar a saúde mental, a saúde física, a saúde financeira, a realização no trabalho, a presença de amigos, o bom convívio com familiares, a espiritualidade, entre outras questões.

Em conjunto, tudo isso produz uma sensação de bem-estar. Isso não quer dizer que os problemas da vida simplesmente desaparecem, mas apenas que as pessoas conseguem lidar com eles de maneira mais adequada, já que têm à disposição recursos valiosos que as auxiliam, inclusive nas adversidades.

O que é produtividade?

A produtividade, por sua vez, é definida como a capacidade de uma pessoa, equipe ou organização de produzir algo ao longo do tempo. Isso quer dizer que se um fabricante de carros produz 4 veículos por hora, ele é mais produtivo do que o fabricante que conclui apenas 3 unidades no mesmo intervalo de tempo.

O conceito de produtividade pode se aplicar a diferentes capacidades humanas: de cuidar da casa, de trabalhar, de estudar, enfim, de fazer qualquer atividade que possa ser avaliada numericamente ao longo do tempo.

Como a qualidade de vida pode influenciar a nossa produtividade?

PSC

Imagine que você precisa escrever um artigo acadêmico de 10 páginas. Em qual das situações abaixo você seria mais produtivo?

  • Situação A: o seu computador está lento, você só tem um livro para consultar, você está com dor de cabeça, a sua cadeira está rangendo, os seus filhos pequenos estão brigando no cômodo ao lado e ninguém pode lhe ajudar.
  • Situação B: você tem um computador que funciona bem, tem acesso a uma biblioteca online repleta de livros de qualidade, a sua saúde física e mental vai bem, a sua cadeira é funcional e confortável, o seu marido está cuidando dos seus filhos e você tem colegas de estudo auxiliando você na elaboração do artigo.

Certamente, a situação B será muito mais favorável à sua produtividade e à própria qualidade do seu trabalho do que a situação A, concorda? Nesse sentido, é claro, precisamos compreender que nem tudo está sob o nosso controle e que nem sempre nós conseguiremos obter o cenário ideal para produzir. Contudo, tudo aquilo que estiver sob o nosso controle pode e deve ser manipulado para que possamos obter a máxima produtividade possível.

5 dicas para viver com mais qualidade e, consequentemente, ser mais produtivo

Na sequência, você vai conferir 5 dicas que podem aumentar a qualidade de vida no seu dia a dia e, consequentemente, a sua produtividade. Elas são úteis para diversas atividades, como tarefas domésticas, estudos e trabalho. Acompanhe-as a seguir e coloque-as em prática!

1. Organize o seu ambiente e os seus pertences

Antes de iniciar a sua atividade, certifique-se de que você tem por perto todos os objetos, documentos, ferramentas, máquinas e informações necessários para realizá-la. Isso é importante para que você não precise interromper o que está fazendo para pegar algo de que tenha se esquecido.

Além do mais, procure manter esse ambiente organizado, de modo que você saiba onde está guardado cada objeto. Isso economiza tempo, sem falar que o cérebro se sente ansioso e confuso em ambientes desorganizados. Essa história de “bagunça organizada” não cola, OK?

2. Planeje as suas atividades

Antes de iniciar o dia, ou mesmo na véspera, se preferir, faça uma lista com as atividades que você precisa fazer. É horrível chegar para fazer algo sem saber por onde começar. Sendo assim, anote em um papel tudo o que você precisa fazer e defina a ordem das tarefas.

Uma dica bacana é deixar as tarefas mais difíceis para o seu momento de maior energia e disposição. Além disso, lembre-se sempre de incluir períodos de descanso, de aproximadamente 20 minutos a cada 2 horas de trabalho. Ter uma agenda é algo muito importante nesse sentido, pois evita que você se esqueça de fazer algo e ainda o ajuda a distribuir os seus compromissos ao longo da semana, de modo que você não fique sobrecarregado em alguns dias e ocioso em outros.

3. Escolha o ambiente e o momento propícios

Se você precisa redigir um artigo na sua casa, não seria melhor fazê-lo em um momento em que os seus filhos estejam na escola? Além disso, onde você pretende realizar essa atividade? Em uma mesa de escritório, em um local bem iluminado, silencioso e com poucas interrupções? Ou sentado no sofá da sala com o notebook sobre o colo, enquanto assiste à televisão?

Percebe como as nossas escolhas de tempo e espaço podem impactar também a nossa produtividade? O cérebro não gosta de se dedicar a muitas coisas ao mesmo tempo, pois isso gera estresse e esgota as nossas energias mais depressa. Assim, elimine as distrações para ser mais produtivo.

4. Tenha momentos de descanso e lazer

Em termos de qualidade de vida, as pessoas precisam compreender que o período de sono e descanso é tão importante quanto o próprio período produtivo. Descansar e dormir são os meios pelos quais o corpo e a mente recuperam as energias para o próximo dia. Sem esses momentos, uma hora a produtividade cai.

Além disso, a falta de um tempo adequado para lazer, descanso e sono tende a nos tornar muito mais suscetíveis às doenças físicas, já que a imunidade fica enfraquecida. O mesmo vale para a saúde mental, uma vez que a depressão, a ansiedade e a síndrome de burnout surgem quando não respeitamos os nossos próprios limites. Portanto, descanse e cuide-se. Só assim você conseguirá viver com qualidade e ser produtivo.

5. Peça ajuda quando necessário

Por fim, lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinho. No mundo, as pessoas desenvolvem diferentes habilidades justamente para que se complementem e se ajudem. Portanto, se estiver enfrentando uma demanda muito grande de tarefas ou se estiver se envolvendo com algo que você não conhece muito bem, não hesite em pedir ajuda.

Aliás, contar com uma boa rede de apoio é muito benéfico, não apenas para que alcancemos os nossos objetivos, mas mesmo para sermos mais felizes no dia a dia. O que seria das nossas vidas sem a família, sem os amigos, sem o namorado e sem os colegas de trabalho? Amplie o seu convívio com quem faz bem a você e aproveite as trocas enriquecedoras que a experiência humana proporciona!

Como você pode perceber, é plenamente possível ser produtivo e viver com qualidade, desde que você saiba como se organizar. Por isso, coloque as dicas acima em prática, alcance resultados extraordinários e seja imensamente feliz!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!