O primeiro dia de emprego é sempre marcado pela ansiedade da véspera. Como será o ambiente? Quais atividades ficarão sob minha responsabilidade? Será que o meu chefe é legal? Será que eu conseguirei fazer amigos? Será que eu vou conseguir prosperar na nova empresa?
São diversos os questionamentos e os cenários que passam pela cabeça nesse momento. Por isso, é natural que a ansiedade nesse primeiro dia fique mais elevada. Ao passar por esse momento, porém, não se desespere. Todo mundo já teve um primeiro dia de emprego. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas para que você lide melhor com isso. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma ótima leitura!
Contents
Por que ficamos ansiosos antes do primeiro dia de emprego?
A ansiedade é um sentimento natural a qualquer ser humano. Inclusive, ela tende a ficar um pouco mais intensa antes de momentos importantes ou de situações com as quais ainda não estamos familiarizados, como é o caso do primeiro dia de emprego. Por isso, entenda que ficar um pouco ansioso na véspera é perfeitamente natural.
O lugar, as tarefas, os chefes, o relacionamento com os colegas, tudo será novo, e todo mundo quer ser bem aceito e dar conta do recado na nova empresa. A ansiedade é o pensamento voltado para o futuro, e é muito comum que ela apareça quando o futuro que se aproxima apresenta alguns desafios.
6 dicas para lidar melhor com esse sentimento antes de chegar à nova empresa
Confira, na sequência, 6 dicas para que você consiga administrar bem a ansiedade antes do primeiro dia em um novo lugar de trabalho.
1. Não queira fugir ou controlar o seu sentimento
Frequentemente, pensamos que a ansiedade é algo terrível, que precisa ser combatido a todo custo. Esse simples pensamento já faz a ansiedade aumentar, provando que ele é inútil. Além disso, a ideia de controlar uma emoção pode dar a impressão de que você deve reprimir esse sentimento, o que jamais será uma boa ideia. Portanto, se a ansiedade chegar, aceite-a e entenda que é natural que ela surja nesses momentos, mas tenha a consciência de que ela não vai durar para sempre.
2. Prepare-se com antecedência
Antes do dia da sua “estreia”, deixe tudo preparado e tire todas as suas dúvidas com a empresa. Verifique o seu horário de entrada, o andar do seu departamento e o endereço da empresa. Com base nessas informações, programe o despertador para um horário antecipado, de modo que você possa acordar bem, tomar banho, tomar um café da manhã adequado e dirigir-se à empresa sem pressa. Na véspera, deixe os seus materiais, roupas e pertences separados, evitando a correria pela manhã.
3. Ao chegar ao trabalho, conheça a empresa e as pessoas
No primeiro dia de trabalho, você não será o profissional mais produtivo, e esse dia nem serve para isso. Ele serve para que você conheça a empresa e os seus departamentos, conheça a sua área/setor, familiarize-se com os seus colegas e chefes e organize os seus pertences na sua estação de trabalho. Além disso, tire todas as suas dúvidas sobre a organização, sobre as suas funções, sobre os programas de computador que a empresa usa, e por aí vai. Não tenha medo de fazer perguntas.
4. Cumpra os seus horários
Chegar atrasado no primeiro dia de trabalho não é legal. Por isso, estude o trajeto que você vai percorrer e calcule o tempo. Seja pontual, mas também não queira “impressionar” os chefes e colegas ficando na empresa até mais tarde. Cumpra o seu horário e não se sobrecarregue. Se você ficar fazendo horas extras nos primeiros dias, criará sobre si mesmo uma pressão desnecessária, que pode, futuramente, provocar ansiedade e até mesmo esgotamento físico e mental por causa do trabalho excessivo.
5. Interaja com as pessoas
Ao chegar à empresa, apresente-se e permita que as demais pessoas também mostrem quem elas são. Converse com os chefes e com os colegas, conhecendo um pouco mais sobre a empresa e sobre as suas atividades. Apenas não exagere na conversa para não atrapalhar o trabalho deles. Contudo, não tenha medo de tirar as suas dúvidas. É melhor perguntar tudo o que quiser nesses primeiros dias do que passar o resto da semana perdido e sem saber o que fazer, não acha? Interaja!
6. Confie nas suas próprias qualidades
Ao longo do processo seletivo, você pode ter certeza que as pessoas da empresa analisaram o seu currículo, os seus conhecimentos, a sua experiência e o seu perfil comportamental em todas as etapas. Por isso, confie nesse processo, afinal de contas, os seus chefes escolheram você, entre tantos candidatos. Por isso, acredite nas suas qualidades e competências. Aos poucos, você começará a se sentir mais à vontade e mais confiante acerca da sua contratação.
O primeiro dia de emprego é naturalmente complicado, mesmo para quem já teve diferentes experiências profissionais. Saiba que, nesses primeiros momentos, é natural sentir-se isolado, perdido e ansioso, com um pouco de medo de agir. A cautela surge quando nos aventuramos por espaços novos, com os quais ainda não estamos familiarizados.
Todavia, lembre-se de que, aos poucos, tudo vai encontrando o seu lugar. Lembre-se dos antigos lugares que você frequentava. Algum dia foi o seu primeiro dia naquele ambiente, e você foi capaz de se familiarizar com ele, não foi? Portanto, saiba que isso também vai ocorrer no seu próximo emprego. Com o passar dos dias e das semanas, tudo vai se encaixar, e você vai se acostumar ao novo ambiente, às novas tarefas, aos novos colegas, enfim, a tudo o que houver de novo. Seja paciente!
E você, querida pessoa, já teve que passar por esse delicado primeiro dia de emprego? Como foi a sua experiência? Há alguma dica que você gostaria de acrescentar à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!