“Por que eu devo contratar você?”. Essa pergunta aparece com alguma frequência nas entrevistas de emprego e, também com alguma frequência, deixa as pessoas aflitas, sem saber o que responder. Devo falar das minhas qualidades? Mas como fazer isso sem parecer prepotente?

A resposta deve ser simples e objetiva e pode fazer a diferença na hora da contratação. Portanto, se você se encontra diante dessa pergunta, mas não sabe como respondê-la, confira as dicas que separamos no artigo a seguir. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Afinal, o que o recrutador quer saber com essa pergunta?

Ao fazer esse questionamento, o recrutador quer saber quais são os seus diferenciais em relação aos demais candidatos. Além disso, ele também deseja compreender como está o seu autoconhecimento, ou seja, o seu conhecimento acerca das suas próprias características.

Para responder a essa pergunta, lembre-se de que o que toda empresa procura é alguém que possa resolver problemas, como aumentar as vendas, ser criativo, elevar a produtividade e satisfazer o cliente cada vez mais. Em poucas palavras, o recrutador quer saber como você avalia a si mesmo e se há compatibilidade entre a sua visão e as necessidades da organização.

7 dicas para dar uma resposta positiva

Confira 7 orientações básicas para responder adequadamente a essa pergunta tão importante.

1. Verifique o que a vaga demanda

Em primeiro lugar, jamais se candidate a uma vaga de emprego sem saber quais são os requisitos dela. Leia o anúncio e verifique os conhecimentos, habilidades, competências e experiências que foram solicitadas. Esse conhecimento deve ser o ponto de partida para dar a sua resposta. Se você está se candidatando a uma vaga de análise de dados, por exemplo, que é um trabalho bastante metódico, talvez dizer que você é criativo não seja a melhor resposta, já que não está entre as prioridades da vaga.

2. Conheça as suas próprias qualidades

PSC

Conforme citamos acima, responder a essa pergunta demanda uma boa dose de autoconhecimento. Portanto, verifique novamente a lista de requisitos da vaga e verifique quais deles você possui. Anote todas essas características em um papel, pois isso facilita a sua memorização e compreensão. Se desejar, anote outras qualidades que você tem, mas lembre-se de dar prioridade àquelas que a própria vaga exige. É sobre essas características que estará a atenção do entrevistador.

3. Selecione as características mais relevantes para a resposta

Quando o entrevistador fizer essa pergunta, você não deve tirar uma listinha do bolso e ler em voz alta todas as suas qualidades. Portanto, o melhor a fazer é selecionar, entre todas as suas qualidades, as mais relevantes para o contexto. Reflita sobre os seus pontos mais fortes. Eles podem incluir competências comportamentais, conhecimentos técnicos da profissão, experiências prévias que possam ser úteis nesse momento, cursos relevantes que você já fez, e por aí vai.

4. Demonstre conhecimento sobre a empresa

Assim como você deve pesquisar sobre a vaga antes de candidatar-se a ela, também é fundamental conhecer bem a empresa em questão. Conheça a história, a missão, a visão, os valores, os produtos, os serviços, o tipo de público, os diferenciais e os principais concorrentes da organização. Analise também o momento vivido pelo segmento, com base em notícias recentes. Esse conjunto de informações permitirá que você dê uma resposta compatível com as necessidades da empresa.

5. Mostre a sua motivação

Ao responder a essa pergunta, lembre-se de que os recrutadores estarão analisando não apenas o que você diz, mas também a maneira como diz. Não adianta recitar características maravilhosas, se você fizer isso de maneira fria e desinteressada. É preciso demonstrar motivação, o que se faz pelos gestos, expressões faciais, tom de voz e até mesmo pelo olhar. Mostre que você está animado para ganhar aquele emprego e que ama o que faz. Apenas não exagere, a fim de não parecer falso, OK?

6. Revele compatibilidade com a cultura organizacional

“Você deve me contratar porque eu sou extremamente comunicativo e descontraído”. Essa seria uma péssima resposta para uma empresa mais formal e tradicional. Portanto, perceba que a compatibilidade entre o candidato e a organização não diz respeito apenas aos requisitos técnicos exigidos pela vaga, mas também à cultura da organização. Por isso, faça uma pesquisa acerca desse aspecto, analisando o site e as redes sociais da empresa e, se possível, conversando com alguém de dentro.

7. Pense sobre essas questões antecipadamente

Se você for convocado para uma entrevista de emprego, releia este artigo. Preste atenção às dicas acima e esboce uma resposta. Escrevê-la em um papel pode ajudá-lo, mas procure ensaiar a resposta oral, em casa mesmo. A preparação é o segredo dos bons resultados, o que não é diferente na hora de responder a essa pergunta. Por isso, antecipe-se e reflita sobre os pontos acima antes de ir para a entrevista.

O que não fazer diante dessa questão?

Ao ser questionado sobre os motivos pelos quais você deve ser contratado, evite um discurso apelativo ou desesperado, do tipo “preciso demais desse emprego” ou “preciso que alguém me dê essa chance”. Utilizar questões pessoais que exploram a emocionalidade e a compaixão não é bacana nesse momento. Foque no aspecto profissional.

Além disso, você também não deve ser arrogante ao responder a essa pergunta. Evite o uso de termos como “o melhor”, “o mais preparado” ou “o mais interessado”, até porque você não conhece os demais candidatos. Fale sobre a sua experiência de forma analítica, mas sem exagerar na propaganda de si mesmo.

“Por que eu devo contratar você?”: responder a essa pergunta pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Seguindo as dicas acima, certamente você conseguirá enaltecer as suas forças individuais, pensando sempre na compatibilidade com os requisitos da vaga e com a cultura organizacional. Fique atento a essas questões e você será capaz de oferecer uma resposta incrível. Sucesso!

E você, querida pessoa, já teve que responder a essa pergunta em um processo seletivo? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!