Toda empresa tem como um dos seus objetivos o lucro. Para lucrar, é necessário que as receitas, ou seja, o dinheiro que entra nos cofres da organização, seja maior do que os gastos, isto é, aquilo que sai desses cofres.

Naturalmente, a receita da organização é proporcional aos consumidores que ela atrai, aos clientes que fideliza, aos preços que cobra e ao valor médio obtido por venda. Neste artigo, você vai conferir 7 dicas poderosas que podem elevar a receita da sua empresa, contribuindo com o seu lucro, desde que você controle bem os seus gastos. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Conheça profundamente o seu cliente

O primeiro aspecto que precisa ser levado em consideração é também o mais importante: conhecer profundamente o seu cliente. Para isso, é essencial realizar pesquisas de mercado que ajudem a organização a compreender o seu público-alvo, não apenas nas tradicionais questões demográficas, mas também no aspecto psicográfico, ou seja, nas emoções, nos valores e nos comportamentos dessas pessoas.

É com base na coleta de todas essas informações que a empresa conseguirá oferecer à sociedade produtos e serviços compatíveis com os desejos e as necessidades identificados nas pesquisas. É também com base nessas informações que ela conseguirá desenvolver ações de marketing e comunicação que de fato criem um vínculo atrativo com esse público, estimulando-o às compras.

2. Pesquise e utilize as novas tecnologias

Hoje em dia, existem diversas ferramentas de business intelligence que ajudam as instituições a organizar os dados do mercado em que estão inseridas e da sua base de clientes. Essas ferramentas permitem que os dados sejam cruzados, apontando diversas oportunidades de negócios que podem ter passado despercebidas pelos administradores. Na atualidade, há opções bastante acessíveis dessas ferramentas, inclusive às micro e pequenas empresas.

Além disso, a tecnologia também pode automatizar os processos feitos de forma manual, aumentando a velocidade de atendimento e a quantidade de clientes que podem ser atendidos, o que impacta positivamente as vendas. Adquirir tecnologias, desde que com planejamento, não é um gasto, mas sim um investimento, já que o retorno obtido com o aumento nas vendas justifica essa ação estratégica.

3. Eleve o ticket médio dos clientes

O ticket médio é o valor médio gasto por um cliente em cada compra na sua empresa. Dessa forma, quanto maior é o ticket médio, mais os seus clientes estão gastando em cada compra. Dessa forma, é importante investir em estratégias que estimulem os seus clientes a investir cada vez mais dinheiro por compra. Treinar a equipe de vendas é fundamental para alcançar esse propósito.

Para que isso seja possível, cabe à empresa fazer um trabalho de comunicação bastante sólido, sobretudo no que envolve a divulgação dos benefícios dos produtos mais caros, de modo que eles também sejam escolhidos pelos consumidores. Outra opção é estimular compras em maiores quantidades ou de produtos complementares (se já vai comprar a bolsa, por que não levar o sapato que combina com ela?). Ofereça também serviços de manutenção, que gerem uma fonte constante de receita.

4. Contrate um consultor externo

Muitos administradores fecham os olhos para as consultorias externas, isto é, para a contratação de pessoas de fora da empresa para que analisem as oportunidades do seu negócio. Evite esse comportamento e contrate um consultor, pois a visão que ele tem de fora do seu negócio pode favorecer uma compreensão mais abrangente do mercado e, consequentemente, a identificação de muitas oportunidades e ameaças que estão passando despercebidas.

Isso ajuda a organização a ser mais preventiva e menos reativa, ou seja, a agir antecipadamente, e não a ficar sempre apagando incêndios. Esse aperfeiçoamento pode envolver tanto as ações voltadas ao cliente quanto os próprios processos internos, aumentando a produtividade da organização e, em consequência, a sua capacidade de atrair e satisfazer plenamente os seus consumidores.

5. Desenvolva o marketing da organização

O marketing é alma de uma empresa, pois ele define as questões estratégicas básicas para promover mais vendas em 4 frentes, conhecidas como os 4 Ps do marketing:

  • Produto: quais produtos e serviços serão oferecidos? Quais desejos e necessidades eles resolvem? Quais variedades de produtos serão vendidas?
  • Preço: quanto o cliente deverá pagar para obter as soluções comercializadas? Quais formas de pagamento serão disponibilizadas?
  • Praça: quais meios o cliente terá para adquirir o produto? Quais são os canais de distribuição utilizados pela empresa?
  • Promoção: Quais técnicas de divulgação dos benefícios dos seus produtos serão utilizadas? Publicidade tradicional? Marketing digital? Assessoria de imprensa? Relações públicas? Promoção de eventos? Ações de promoção de vendas? Merchandising?

Perceba que, para todas essas frentes, as pesquisas de mercado são fundamentais a fim de que a empresa alcance plenamente o público pretendido.

6. Invista na fidelização dos clientes

Quando as empresas pensam em elevar a sua receita, quase sempre pensam em investir no marketing e na capacitação do seu próprio time de vendas para atrair novos clientes. Isso é importante, mas também é fundamental ter em mente que é muito mais barato para as organizações estimular um cliente já conquistado à recompra (fidelização) do que investir na atração de um novo consumidor.

Por isso, é essencial que a empresa tenha os seus processos pós-vendas muito bem planejados. Dessa forma, é fundamental treinar o departamento comercial para manter o contato com os clientes, fazer pesquisas de satisfação, preparar ações promocionais específicas para a fidelização (lançamentos de produtos e ofertas), divulgar materiais voltados a esse público, recomendar novos produtos (considerando as compras anteriores dos clientes), presentear o cliente em datas especiais, entre outros.

7. Acompanhe a movimentação dos concorrentes

Por fim, não podemos deixar de lado a necessidade de acompanhar as ações dos concorrentes, afinal de contas, estamos falando de empresas que competem basicamente pelos mesmos consumidores. Dessa forma, é essencial ficar atento às ações dessas empresas em marketing, vendas, pesquisa, desenvolvimento de produtos etc. A ideia nunca é copiar ninguém, mas apenas antecipar-se e responder às estratégias da concorrência à altura.

As 7 dicas acima certamente o ajudarão a aumentar a receita da sua empresa. No entanto, entenda que a receita e o lucro não são a mesma coisa. O lucro é a sua receita, com a subtração dos seus gastos. Portanto, de nada adianta elevar a receita da sua organização se não houver um controle de tudo aquilo que você gasta, OK? Fique atento a essa questão e alcance resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, conhece mais alguma recomendação para elevar a receita das empresas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!