Você já ouviu falar em coolhunting? Trata-se de uma profissão que surgiu nas últimas décadas, mas que já tem se mostrado bastante importante. Basicamente, coolhunting significa “caçar tendências” por meio da observação de determinados grupos de consumidores. Assim, as empresas conseguem antecipar-se e adaptar os seus produtos, serviços e estratégias para melhor atender aos desejos e necessidades das pessoas.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é coolhunting, o que faz o profissional dessa área, em quais segmentos de mercado ele pode atuar, como está essa profissão no mercado brasileiro e o que fazer para tornar-se um coolhunter de sucesso. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

O que é coolhunting?

Coolhunting é a atividade de pesquisa de fatores socioculturais que podem influenciar o comportamento do consumidor e gerar tendências. Isso é importante para que as empresas se antecipem e adaptem as suas estratégias mercadológicas às realidades identificadas. Estudos afirmam que profissões voltadas às pesquisas do consumidor surgiram nos anos 1970, sendo intensificadas nas décadas seguintes. A atividade se tornou popular como auxílio ao marketing e à publicidade, sobretudo nos anos 1990.

Hoje em dia, porém, o marketing e a comunicação têm sido cada vez mais personalizados e menos massivos. Isso significa que é importante conhecer os valores e os comportamentos de cada grupo e de cada potencial cliente. As empresas estão cada vez mais especializadas em nichos, de modo que o coolhunting consiste em conhecer os interesses, desejos, necessidades e toda a jornada de compra desse potencial consumidor. O termo tem origem no inglês:

  • Cool: legal; bacana; expressão usada para designar tendências;
  • Hunting: caça.

O que faz um coolhunter?

O coolhunter é o “caçador de tendências”, ou seja, o profissional que faz pesquisas de mercado para identificar tendências de comportamento em públicos específicos de potenciais consumidores para as empresas. Esses indivíduos selecionam consumidores mais “influenciadores” e os expõem a novos produtos e serviços, tomando nota das suas reações e opiniões. Além disso, o coolhunter também conta com a sua intuição, identificando as inovações que têm mais chances de cair no gosto das pessoas.

Atualmente, esse profissional também atua muito na internet, acompanhando comportamentos e valores das pessoas em relação ao consumo. Conduzem pesquisas quantitativas e qualitativas que reduzem a imprevisibilidade quanto aos interesses e comportamentos futuros do consumidor. Assim, esse profissional é capaz de oferecer insights às empresas, que podem impactar positivamente esse consumidor e sair na frente da concorrência.

Qual é o perfil desse profissional?

O indivíduo que atua como coolhunter ou que deseja atuar nessa área costuma reunir as seguintes características — ou desenvolvê-las com o passar do tempo:

  • Interesse e curiosidade pelo comportamento humano;
  • Atenção aos detalhes;
  • Capacidade de reunir e interpretar dados, seja em observações em diferentes locais, seja em pesquisas técnicas (quantitativas e qualitativas);
  • Comportamento ativo nas redes sociais e no universo digital em geral;
  • Paixão por novidades e sede de informações/notícias do Brasil e do mundo;
  • Gosto por música, cinema, moda, viagens e tecnologia;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de notar detalhes que passam despercebidos por outras pessoas.

Em geral, não há uma formação específica para ser um coolhunter. No entanto, pesquisas apontam que as formações mais comuns para essa profissão são: ciências sociais, comunicação social, moda, marketing e administração — por serem áreas mais afins com o comportamento humano.

Em quais áreas o coolhunter pode atuar?

Basicamente, o coolhunter pode analisar o comportamento do consumidor em qualquer área em que as empresas atuem. No entanto, há alguns segmentos em que esse profissional tem se destacado, como a moda, o design, o marketing, os cosméticos, a tecnologia e o setor de alimentação e nutrição.

Essas são as áreas das empresas que mais contratam coolhunters, por compreender que são setores em que a decisão de compra é mais complexa, mesclando fatores racionais e emocionais dos potenciais clientes. Assim, esses profissionais conseguem identificar tendências e levar esses insights para que as empresas se adaptem às realidades identificadas.

Como está esse mercado no Brasil?

No Brasil, a profissão é relativamente nova, e ainda há pouca gente que a conheça em profundidade. A nossa sociedade ainda precisa compreender o que faz esse profissional e quais são os benefícios que ele pode oferecer às organizações.

Contudo, quem deseja atuar como coolhunter pode pesquisar vagas como “coolhunter”, “trendhunter”, “trend searcher” ou “pesquisador de tendências”. Pode também atuar como consultor independente. Esse profissional tende a substituir ou a complementar as técnicas atuais de pesquisa de mercado, integrando-se, portanto, aos departamentos de marketing das empresas.

O que fazer para tornar-se um coolhunter de sucesso?

Não há uma “receita” para ser um coolhunter no Brasil, afinal de contas, estamos falando de uma profissão que ainda “engatinha” por aqui. No entanto, os especialistas do segmento compartilham algumas dicas úteis para aqueles que almejam adentrar essa área. Confira!

  • Verifique se você tem os traços mais característicos de um coolhunter, conforme citamos na lista acima;
  • Se desejar, verifique os cursos que mais têm afinidade com o universo do comportamento do consumidor, como ciências sociais, comunicação, marketing e administração;
  • Se quiser atuar em nichos específicos, pode fazer cursos em moda, design, arquitetura etc.;
  • No exterior, o interessado já consegue encontrar alguns cursos mais específicos para o coolhunting, como “International Lifestyle Studies”, da Universidade Fontys, da Holanda;
  • Pesquise por cursos livres ou de pós-graduação que abordem temas como antropologia do consumo, psicologia e comportamento do consumidor, branding (posicionamento de marca), técnicas de entrevista e pesquisa de campo. São conhecimentos muito úteis para exercer a profissão.

Como você pode perceber, o coolhunting nada mais é do que a profissão de quem “caça tendências” no comportamento do consumidor, auxiliando as empresas a agir de forma antecipada e adequada às expectativas desse público-alvo. Dessa forma, trata-se de uma profissão essencialmente estratégica e que promete ganhar força nos próximos anos.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre a área de coolhunting? Já pensou em exercer essa profissão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!