O dinamismo do mercado de trabalho há muito tempo deixou de ser novidade. Da mesma maneira, a competitividade, que não para de crescer em praticamente todos os segmentos, também não é surpresa alguma. A questão é: como lidar com esses cenários tão desafiadores? A resposta é uma só: desenvolver habilidades.

Para mostrar-se capaz de adaptar-se ao dinamismo da sociedade e de vencer a competitividade do mercado de trabalho atual, é necessário adquirir conhecimentos e lapidar habilidades, construindo diferenciais expressivos. Nesse contexto, aparecem as chamadas power skills, que são habilidades comportamentais.

Neste artigo, você vai compreender o que são essas habilidades, qual é a sua importância nos contextos apresentados, como são desenvolvidas e quais são os exemplos principais. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Classificando as skills: hard skills, soft skills e power skills

Essas 3 categorias têm aparecido com alguma frequência nos conteúdos que abordam carreira e mercado de trabalho. Por esse motivo, é importante esclarecê-las, antes que façamos uma grande confusão com esses termos.

Em primeiro lugar, devemos entender que skill é uma palavra que vem do inglês e que significa “habilidade” ou “competência”. Feito esse esclarecimento, podemos passar às categorias propriamente ditas.

  • Hard skills

As hard skills, cuja tradução seria “competências rígidas” ou “competências árduas”, são aquelas habilidades técnicas, específicas de cada profissão. Elas dependem de uma comprovação, por meio de testes, cursos, diplomas, certificados, enfim, as experiências que inserimos em um currículo.

PSC

Elas são consideradas “competências árduas” porque são mais difíceis de desenvolver, dependendo de anos de estudo, dedicação, teoria e prática — o que geralmente é obtido por meio de cursos técnicos, profissionalizantes, capacitações organizacionais, graduações, especializações, mestrados, doutorados etc. Portanto, conhecimentos matemáticos, domínio de programas de computador e fluência em idiomas são exemplos de hard skills.

  • Soft skills e power skills

As soft skills, por sua vez, são traduzidas ao pé da letra como “competências suaves”, referindo-se, na verdade, às competências comportamentais. Isso significa que essas habilidades se referem às competências naturais que cada profissional apresenta no seu comportamento diário, não dependendo de nenhuma formação técnica. Assim, organização, pontualidade e bom relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills. Elas não podem ser certificadas com testes e graduações, mas são essenciais.

Com o passar do tempo, entretanto, o termo soft skills passou a ser questionado, pois a ideia de “competências suaves”, em comparação com as “competências árduas”, poderia sugerir a ideia de que essas habilidades comportamentais seriam mais fáceis de desenvolver ou não tão importantes quanto as habilidades técnicas. Para solucionar o problema, a expressão soft skills tem sido substituída por power skills, expressão que significa “habilidades de poder”.

Assim, podemos nos referir às competências comportamentais de um jeito mais justo e dando a elas o devido valor. Portanto, soft skills e power skills são sinônimos, isto é, denominam a mesma coisa, embora o termo power skills esteja se popularizando apenas agora.

O desenvolvimento desse tipo de habilidade

Se as hard skills se desenvolvem com cursos e treinamentos, o que dizer das power skills? Elas tendem a se desenvolver de forma mais natural em cada indivíduo, seja por traços pessoais, seja por observação e imitação.

No entanto, é fato que cursos e treinamentos também têm sido elaborados, cada vez mais, para desenvolver essas competências comportamentais. Eles aparecem em instituições de ensino e até mesmo em empresas, como as que oferecem treinamentos de comunicação interpessoal, estímulo ao pensamento criativo, inteligência emocional, entre outros. Em conjunto com as competências técnicas, o desenvolvimento das power skills forma profissionais completos e bem-sucedidos.

Exemplos das power skills mais importantes

Organização, criatividade, planejamento estratégico e inteligência emocional são apenas alguns dos exemplos mais citados de power skills, lembrando que há dezenas de outros. Apenas a título de exemplificação, porém, podemos destacar 4 que são primordiais no mercado de trabalho atual. Conheça-os a seguir!

1. Clareza de comunicação

Falando ou escrevendo, todo mundo precisa saber se comunicar no ambiente de trabalho — com clientes, colegas, supervisores, liderados, sócios, fornecedores, parceiros, e por aí vai. Comunicar-se bem significa ser respeitoso, empático, claro, objetivo, sensível aos contextos e dominar razoavelmente a língua portuguesa. Além disso, é também saber ouvir de forma atenta e desenvolver uma postura adequada em cada interação (comunicação não verbal). É uma das power skills mais valorizadas.

2. Proatividade

Ser proativo é ver que algo precisa ser feito e simplesmente fazer, sem esperar que outra pessoa o faça ou que o chefe tenha que lhe dar a ordem para agir. Significa confiar na própria habilidade e no próprio julgamento, agindo de forma antecipada, seja na prevenção de problemas, seja na resolução de erros já identificados. A proatividade também consiste em ir além do que se pede, de modo que os colaboradores também possam dar as suas sugestões e opiniões aos supervisores.

3. Empatia

Ser empático consiste em colocar-se mentalmente no lugar de outra pessoa, imaginando quais seriam os seus pensamentos, sentimentos e atitudes, caso você estivesse na situação de momento dela. Isso faz com que as pessoas ajam com mais respeito e sensibilidade, pensando em como elas mesmas gostariam de ser tratadas nessas circunstâncias. Além disso, a empatia também evita os julgamentos alheios e nos torna mais compreensivos, sendo uma power skill essencial a líderes e liderados.

4. Autogestão

A autogestão é uma grande amiga da proatividade. O seu significado consiste em “gerir a si mesmo”, isto é, organizar-se sem tanta necessidade de um líder, presente o tempo todo, dizendo o que deve ser feito. Desenvolver a autogestão envolve responsabilizar-se por suas atitudes, o que demanda gestão do tempo, inteligência emocional, organização, planejamento estratégico e a capacidade de identificar os seus pontos que precisam de aprimoramento, levando-o a melhorar-se continuamente.

Como você pode perceber, as power skills são aquelas competências que se referem ao comportamento das pessoas no dia a dia. Mesmo que não possam ser testadas ou comprovadas com certificados, elas são necessárias no dia a dia de todos os profissionais, independentemente da área em que atuem. Portanto, o termo soft skills realmente parece ter ficado aquém do seu real significado — daí a preferência pela expressão power skills.

E você, querida pessoa, como avalia as suas competências comportamentais? Quais são as suas grandes forças nesse sentido? Quais dessas habilidades você ainda precisa desenvolver? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!