As empresas existem para que ofereçam à sociedade produtos e serviços que resolvam algum desejo ou necessidade das pessoas. Em troca, essas instituições ganham dinheiro e geram empregos, aquecendo a economia da região ou do país. No entanto, será que podemos encontrar nas organizações propósitos que vão além do lucro?

A resposta é sim! Por meio da filantropia corporativa, as organizações conseguem deixar uma contribuição ao mundo, especialmente a quem mais precisa, indo além dos seus objetivos mercadológicos. Neste artigo, você vai compreender o que é a filantropia corporativa, qual é a sua importância, quais são os benefícios que esse processo oferece e alguns exemplos. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Filantropia corporativa: o que é?

O termo filantropia vem do grego e significa “amor à humanidade”. Ele é utilizado para referir-se a atividades solidárias, sem fins lucrativos. Assim, é comum ouvirmos dizer que uma pessoa realiza trabalhos filantrópicos — o que quer dizer que ela promove ações ou contribui com instituições de caridade e de apoio a determinadas causas: meio ambiente, combate à fome, moradia, educação gratuita, entre outros.

A filantropia corporativa, por sua vez, é o nome concedido às iniciativas filantrópicas promovidas por determinadas empresas. Isso ocorre por meio de apoio financeiro ou de voluntariado, oferecendo serviços e arrecadando donativos. Assim, as organizações demonstram apoio a determinadas causas, levando bem-estar a alguma parcela da população.

O termo “filantropia corporativa” é muitas vezes utilizado no contexto da responsabilidade social corporativa, já que integra as formas como as organizações abordam as questões sociais.

Por mais que esse processo seja solidário e efetivamente benéfico à sociedade, é fato que as organizações também o executam obtendo algo em troca — reconhecimento e fortalecimento da marca, enquanto empresa humanizada e solidária, o que, paralelamente, ajuda no desempenho da organização. Por isso, é comum que essas iniciativas, mesmo com propósitos nobres, também estejam alinhadas com os objetivos e interesses das empresas.

Qual é a importância da filantropia corporativa?

PSC

Muitas vezes, as iniciativas de filantropia corporativa são paragovernamentais, ou seja, resolvem lacunas sociais que os próprios governos não foram capazes de resolver. Isso pode ocorrer em sociedades em que os líderes políticos dos diferentes níveis governamentais não tiveram recursos ou interesse em resolver as necessidades das pessoas: moradia, alimentação, saúde, educação, segurança pública, emprego, e por aí vai.

Em uma sociedade como a brasileira, é comum verificarmos que esses problemas se repetem em todas as regiões do país, sobretudo porque há uma distribuição de renda muito desigual. Assim, uma grande parcela da população sofre para garantir os seus direitos humanos básicos, sendo que a ajuda das empresas se faz muito proveitosa.

Geração de empregos, criação de escolas acessíveis à população, criação ou doação de recursos a hospitais, investimentos em projetos de combate à fome e apoio a institutos de preservação ambiental são alguns exemplos de ações que reforçam a importância da filantropia corporativa.

Aliás, tem se tornado cada vez mais comum que a própria população se manifeste, solicitando determinadas posturas e iniciativas das empresas. Além disso, a pressão dos stakeholders em busca de uma imagem positiva também estimula esse tipo de ação.

Quais são os benefícios que esse processo oferece?

Compreendendo o conceito de filantropia corporativa, não fica difícil entender as vantagens que são proporcionadas quando ele é colocado em prática. Nesse processo, tanto a empresa quanto a sociedade podem ser beneficiadas. Confira alguns desses benefícios.

  • A filantropia corporativa ajuda as sociedades a se desenvolveram em diferentes aspectos: saúde física, saúde mental, qualidade de vida, educação, moradia, alimentação, promoção da arte e da cultura, combate à violência, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental;
  • Esse processo produz aceitação na sociedade, gerando uma imagem positiva sobre a empresa, o que eleva a sua competitividade e o seu potencial para obter bons resultados;
  • A população em geral se torna cada vez mais exigente, estimulando cada vez mais as empresas a oferecerem ao povo um retorno sobre a confiança nelas depositada;
  • O desenvolvimento dessas iniciativas dentro das organizações ajuda a construir um clima organizacional positivo, que desperta nos colaboradores o engajamento, o senso de um propósito maior e uma sensação de pertencimento;
  • Essas iniciativas das empresas trazem mais visibilidade a diversos problemas que podem estar “adormecidos” na sociedade. Assim, as causas sociais ganham mais divulgação, permitindo que haja mais conscientização acerca dos problemas e, consequentemente, mais iniciativas para resolvê-los.

Conheça alguns exemplos

Agora que você já compreende o conceito e a importância da filantropia corporativa, é hora de conferir alguns exemplos de iniciativas do tipo.

A Apple conduziu um programa para combinar doações dos fundadores e dos próprios funcionários. Foram arrecadados mais de 25 milhões de dólares, destinados a diferentes instituições de caridade. Quem também executa um trabalho do tipo é a Shell: a empresa já doou mais de 24 milhões de dólares à Universidade do Texas, em incentivo à educação e à pesquisa.

A PepsiCo também conta com um programa de filantropia bastante diversificado, envolvendo ações que promovem: estilo de vida saudável, acesso a água potável, saneamento básico, oferta de refeições gratuitas e agricultura sustentável. Muitas dessas iniciativas ocorrem no México, na Índia, na África e na China, onde a empresa promoveu a construção de uma torre de purificação de água.

Como você pode notar, a filantropia corporativa consiste em uma série de ações voluntárias promovidas pelas empresas para gerar algum tipo de benefício à sociedade, sem fins lucrativos. Dessa maneira, as organizações auxiliam especialmente os setores mais carentes da sociedade, muitas vezes executando trabalhos que seriam de obrigação dos governos. Em consequência, essas empresas ganham mais visibilidade e fortalecem as imagens das suas marcas.

E você, ser de luz, conhece mais alguma iniciativa de filantropia corporativa? O que pensa sobre o tema? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!