Aprenda como receber e dar feedbacks e a usá-los a favor do seu desenvolvimento profissional. | Depositphotos pichetw

Com que frequência você recebe feedbacks? De que forma você costuma reagir a eles? Você se sente preparado emocionalmente para ouvi-los? Estas são perguntas e respostas que você deve fazer e dar a si mesmo, no intuito de avaliar como os feedbacks estão impactando em sua vida e ajudando ou não, em seu crescimento profissional e pessoal.

Feedbacks, sejam eles de crítica ou elogio, sempre nos trazem oportunidades reais de melhoria. Podemos recebê-los de forma direta, por meio de uma conversa formal com nosso superior, ou ainda de modo velado, através de comentários feitos por nosso cônjuge, amigos, familiares ou mesmo por nossos filhos.

É certo, que nem sempre eles nos chegam da “melhor maneira” ou em nosso melhor momento, o que pode nos causar alguns danos e conflitos. Porém, isso não diminui a importância de receber um retorno sobre nossos comportamentos e, com isso, ter a chance de refletir sobre nossas atitudes e fazer diferente e melhor da próxima vez.

(X) Defesa (X) Justificativa (X) Indiferença

Tentar se defender, se justificar ou ainda ficar indiferente ao que está sendo dito; são as três principais reações de quem costuma encarar o feedback como uma bronca, uma crítica destrutiva, e não como algo que somará ao desenvolvimento de sua carreira e aos seus relacionamentos pessoais.

Decidir de antemão que todo feedback tem sempre um tom negativo, torna o processo traumático e difícil de ser assimilado e compreendido. Experiências negativas podem acarretar isso, como também a falta de maturidade para lidar com críticas.

Isso acontece porque muitas vezes este retorno conflita com a nossa visão, nos traz a percepção das outras pessoas sobre nós, o que nem sempre condiz com aquilo que acreditávamos ser a nossa realidade. Por outro lado, quando consideramos que a avaliação que estamos recebendo traz algo positivo, ela acaba sendo vista como uma oportunidade de conhecer nossos pontos de melhoria e de agir para eliminar os comportamentos erráticos que prejudicam o nosso desempenho na carreira e vida familiar.

Dicas Para Aproveitar Melhor Seus Feedbacks

  • Ouça na Essência – Ouça atentamente o que está sendo dito. Evite interromper seu superior, colega, parceiro e tentar justificar suas atitudes ou se fazer de “vítima”. Lembre-se que o feedback traz a avaliação de algo que aconteceu e que prejudicou ou incomodou alguém. Busque compreender onde errou, onde pode melhorar para evitar cometer novamente os mesmos erros.
  • Controle suas Emoções – Por mais que você não concorde com o que está sendo dito, partir para o ataque, para a troca de acusações, de forma efusiva e agressiva, mostrará apenas o seu descontrole emocional para lidar com críticas. Lembre-se, o feedback também é o momento de mostrar seu ponto de vista sobre a questão. Faça isso com bons argumentos, sem agredir ninguém. Acusar o outro não diminui a sua responsabilidade.
  • Tire suas Dúvidas – Depois de receber os feedbacks é muito importante que você avalie tudo o que foi dito e busque esclarecer pontos que ainda não ficaram claros para você. Se, por exemplo, seu superior pede que seja “mais atento aos detalhes”, peça a ele para apontar situações específicas onde faltou isso. Quanto mais informações você tiver, maiores serão suas chances de eliminar erros futuros.
  • Faça o Autofeedback – Reflita, racionalmente, sobre os pontos colocados e faça uma autoavaliação, sincera e verdadeira, do que você precisa melhorar. Pense no que pode fazer para evoluir e como fará isso na prática. E mais, seja humilde, peça a colaboração do seu líder e dos colegas para alcançar a mudança esperada.
  • Invista em Coaching – O processo de Coaching proporciona maior autoconhecimento e que, num curto espaço de tempo, você identifique o foco do problema, desenvolva novos comportamentos e elimine aquilo que está sabotando o seu crescimento. Além disso, o método auxilia na potencialização de competências e habilidades e também na maximização dos resultados.
PSC

Como sabemos e podemos perceber; ninguém nasce pronto ou adivinha o que o outro deseja ou está esperando de nós. Sempre é necessário receber um retorno e avaliar onde podemos melhorar, nos desenvolver. Por isso, os feedbacks são aliados importantíssimos em nosso processo evolutivo.

Quanto mais resistentes formos a eles, mais nos distanciaremos do sucesso e, principalmente, de construir relacionamentos saudáveis, pautados no respeito mútuo, numa comunicação aberta, onde cada parte contribui, positivamente, para o desenvolvimento e crescimento um do outro.

Pense nisso e aproveite bem os seus feedbacks!