Os produtos são os itens tangíveis que permitem que as empresas ofereçam as suas soluções aos consumidores. Assim, entendemos que um carro é um produto, no sentido de que é um meio físico que as empresas oferecem aos clientes para que se transportem de um lugar a outro, com mais conforto, comodidade, segurança, privacidade e velocidade.

Todo produto que é desenvolvido tem um gerente, ou seja, um profissional coordena a sua ideação, o seu desenvolvimento e a sua introdução nos mercados. Neste artigo, você vai compreender mais a fundo quem é esse profissional e quais são as funções que estão sob a sua responsabilidade. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que significa “Gerente de Produto”?

O gerente de produto é um profissional fundamental em empresas de diversos segmentos. Ele é o responsável por toda a estratégia em relação a um produto específico, ou linha de produtos, considerando, entre outros aspectos, a concepção, as funcionalidades, a definição dos recursos para a sua produção, as ações de marketing e a previsão de lucros e perdas (P&L).

A função desse profissional é analisar o mercado para identificar os principais desejos e necessidades que as pessoas apresentam, o que geralmente é descoberto por meio de pesquisas de mercado. As pesquisas efetuadas também incluem a concorrência, isto é, os produtos que já existem e que têm o potencial de resolver os desejos e necessidades encontrados.

Com base nessas pesquisas, o gerente de produto, que coordena uma equipe, consegue desenvolver um item diferenciado, com uma visão única, que se destaca diante das demais empresas do setor. Assim, é fato que esse profissional precisa ter conhecimentos básicos e transitar bem por diferentes setores, como a engenharia, o marketing e o departamento de vendas.

O trabalho do gerente de produto é liderar a equipe em todas as fases de acompanhamento de produtos específicos: ideia, desenvolvimento, testes, lançamento e acompanhamento do desempenho do item no mercado.

Quais são as principais funções desse profissional?

O gerente de produto tem um trabalho essencialmente estratégico, pensando em como agregar valor ao item desenvolvido pelas equipes. Ele deve compreender o momento da empresa, avaliar as necessidades do mercado e criar produtos únicos e planejados, pensando em todas as fases do seu lançamento. Confira as 4 principais funções estratégicas de quem ocupa essa posição.

1. Planejar lançamentos

O ponto de partida do trabalho de um gerente de produtos é reunir a sua equipe para, com muita criatividade, desenvolver e conceber produtos que atendam às demandas da população. Assim, esse profissional coordena todas as fases de concepção, planejamento, mobilização dos recursos, desenvolvimento, testes e lançamento, que é a introdução do item desenvolvido no mercado. Cabe a esse líder delegar as funções e acompanhar o que se faz em todas as fases, a fim de alcançar as metas.

2. Desenvolver linhas de produtos criativas

O gerente de produtos deve definir os recursos necessários para conceber um produto novo — humanos, materiais, financeiros, intelectuais e tecnológicos. Em parceria com a equipe de desenvolvimento e com o setor de engenharia/produção, podem ser desenvolvidos não apenas produtos isolados, mas verdadeiras linhas de produtos, ou seja, itens de um mesmo grupo, mas que variam em um ou outro aspecto (cor, modelo, sabor, tamanho etc.). Cabe ao gerente definir essas variedades todas.

3. Estabelecer as características dos produtos

Um produto é composto por diversas características: cor, tamanho, modelo, material, função, sabor, aroma, preço etc. É função do gerente, em parceria com a sua equipe, definir essas características, levando em consideração as preferências e demandas das pessoas. Isso vale para os produtos isolados e também para as linhas de produtos em geral. Em seguida, é necessário fazer testes, expondo o produto desenvolvido a amostras reduzidas da população, a fim de verificar o seu grau de aceitação.

4. Acompanhar as ações nos pontos de vendas

Por fim, o gerente de produto também deve acompanhar o processo após o lançamento. Como o produto está sendo distribuído ao cliente? Como ele está sendo posicionado nos pontos de vendas? Quais ações de promoção de vendas, marketing e merchandising estão sendo adotadas? Como o consumidor está sentindo o preço cobrado? Como está sendo o desempenho de vendas? Tudo isso deve ser monitorado pelo gerente de produto e pela sua equipe.

Quais são as ferramentas utilizadas por esse profissional?

Os gerentes de produtos se utilizam de diversas ferramentas para conceber ideias, liderar a sua equipe e acompanhar o trabalho que é feito, bem como os resultados obtidos.

Muitos deles ainda se utilizam de ferramentas básicas, como as planilhas no Excel e as apresentações em Power Point para comunicar as suas ideias e monitorar os dados obtidos. Contudo, como as atividades de um gerente de produto são muito específicas, essas ferramentas podem já não ser tão eficazes.

Hoje em dia, existem softwares específicos para o setor, que atuam nas suas diferentes funções, como:

  • Roteiro de produtos;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Pesquisa de mercado e de concepção de produtos;
  • Pesquisa de produtos já existentes;
  • Formatos de especificações técnicas;
  • Analytics (análise de desempenho do produto);
  • Experiência do usuário;
  • Design e interface do usuário;
  • Ferramentas de comunicação social (publicidade, design, assessoria de imprensa, eventos, materiais promocionais etc.).

Conclusão

Como você pode perceber, o gerente de produtos é um líder, ou seja, um indivíduo que coordena uma equipe em todas as etapas da evolução de um produto, desde a concepção da ideia principal até o seu lançamento e o monitoramento do seu desempenho no mercado.

É um trabalho que envolve muita criatividade e empatia com as pessoas, mas também muita capacidade de organizar recursos e analisar dados numéricos para verificar se as ações estão ou não surtindo os efeitos esperados.

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