O objetivo de toda e qualquer empresa é conquistar clientes, de modo que possa promover mais vendas dos seus produtos e serviços e, consequentemente, obter lucro. Contudo, é bastante desafiador conquistar pessoas, sobretudo sabendo que, neste exato momento, há muitas empresas do mesmo ramo competindo pelos mesmíssimos objetivos.

Por isso, a gestão estratégica ganha força nas empresas. Basicamente, ela consiste em pensar e analisar o contexto antes de tomar qualquer decisão, o que é válido não são para as empresas, mas também para a vida pessoal dos indivíduos. Neste artigo, você vai compreender o que é a gestão estratégica e como ela pode ser aplicada nos diferentes setores de uma organização. Siga em frente e confira!

O que é gestão estratégica?

O conceito de “gestão” refere-se ao ato de gerir algo, de administrar. Já o termo “estratégia” consiste no ato de utilizar com eficácia os recursos disponíveis para alcançar um objetivo. Portanto, a gestão estratégica é o mecanismo que leva as empresas a fazer um uso consciente e planejado dos seus próprios recursos para definir e alcançar objetivos, desenvolvendo meios de superar as adversidades impostas pelos cenários interno e externo.

Quando falamos em recursos de uma empresa, estamos falando dos seus recursos humanos (pessoas que ali trabalham), dos seus recursos estruturais (tecnologias e ferramentas de trabalho), dos seus recursos financeiros (verba disponível) e dos seus processos (atividades que conduzem ao alcance das metas em questão).

Em quais áreas empresariais podemos identificar a gestão estratégica?

Conforme citado acima, a gestão estratégica consiste em fazer um uso planejado e consciente dos recursos dos quais a empresa dispõe. Como esses recursos são variados, é claro que há diversos tipos de gestão estratégica dentro de uma organização, conforme você verá a seguir.

  • Gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos, também conhecida como gestão de pessoas, consiste em extrair o que há de melhor em cada colaborador das empresas. Isso envolve recrutar e contratar pessoas competentes, remunerá-las adequadamente, promover treinamentos de capacitação profissional, desenvolver a qualidade de vida no trabalho, motivar as equipes, promover avaliações de desempenho, dar feedbacks e criar programas de melhoria contínua e planos de carreira (cargos e salários).

  • Gestão de infraestrutura e logística

A gestão de infraestrutura corresponde à organização da logística da empresa. Essa gestão é responsável por cuidar de toda a estrutura da empresa, oferecendo aos colaboradores os materiais, ferramentas e equipamentos de que necessitam para as suas atividades. Além disso, o setor também administra as previsões de demandas, a gestão de estoques, a área de compras, a manutenção das instalações, a programação de suprimentos, o processamento de pedidos, o transporte, as redes de distribuição etc.

  • Gestão de marketing
PSC

A gestão de marketing corresponde a todas as decisões estratégicas que determinam os 4 Ps do marketing: Produto (itens a serem comercializados e os seus atributos), Preço (precificação dos itens e formas de pagamento), Praça (redes e canais de contato e distribuição dos produtos) e Promoção (meios e ações para divulgar a empresa, atraindo e fidelizando os seus clientes). É uma gestão estratégica que envolve muita pesquisa sobre o comportamento do consumidor e sobre as ações dos concorrentes.

  • Gestão financeira

A gestão financeira corresponde à administração do dinheiro da empresa. Por isso, ela impacta diretamente todas as demais áreas da organização. Essa gestão é responsável por controlar tudo o que a empresa tem a receber, bem como todas as despesas que ela deve pagar, de modo a conciliar esses valores e obter um saldo final positivo. Sem essa gestão, a empresa entra em crise e tende a falir por incapacidade de manter as suas atividades.

  • Gestão de processos

A gestão de processos consiste em uma análise dos processos da empresa, isto é, dos padrões que determinam como as atividades são realizadas naquele contexto, considerando as normas internas, os padrões de qualidade a serem alcançados, os costumes dos profissionais e a infraestrutura existente. Essa gestão é responsável por identificar pontos que prejudicam a produtividade dos profissionais, propondo alternativas para superar essas adversidades e gerar melhores resultados.

  • Gestão sustentável

Por fim, a gestão sustentável consiste na obediência da empresa às leis ambientais que regem as suas atividades. O objetivo dessa gestão é garantir que as ações da empresa impactem minimamente o meio ambiente. Isso inclui a gestão de resíduos, a reciclagem, a economia de recursos naturais (matérias-primas, energia, água etc.), o controle da poluição (do ar, dos mananciais, dos solos etc.), o reflorestamento, o uso consciente dos recursos e a capacidade de repor o que for extraído da natureza.

Esse modelo de gestão também tem sido associado à chamada gestão social, em que as empresas, por mais que mantenham os seus objetivos de lucrar, oferecem algum tipo de assistência às comunidades em que estão localizadas. Essa estratégia inclui o trabalho voluntário, o apoio a instituições de caridade, os projetos de sustentabilidade ambiental, a geração de empregos, as iniciativas de combate à pobreza, a promoção da educação e da cultura, o incentivo ao esporte etc.

Como a gestão estratégica pode ser colocada em prática?

A gestão estratégica de uma empresa, portanto, consiste na forma como ela administra os seus recursos e impacta a vida das pessoas: recursos humanos, financeiros, de marketing, de processos, de infraestrutura e socioambientais. Para administrar adequadamente todos esses recursos e alcançar os objetivos organizacionais, é essencial seguir os passos abaixo:

  • Conhecer o cenário interno da organização, ou seja, manter uma base de dados e informações atualizada sobre as suas próprias atividades;
  • Conhecer o cenário externo em que a organização está inserida, isto é, acompanhar as interferências políticas, econômicas, legais, ambientais, tecnológicas e socioculturais nas suas atividades;
  • Tomar decisões baseadas em dados e planejar estrategicamente toda e qualquer ação a ser colocada em prática;
  • Monitorar os resultados das ações implementadas;
  • Corrigir as falhas detectadas e identificar possibilidades de melhoria para reiniciar o ciclo.

É colocando as etapas acima em prática que todos os tipos de gestão estratégica citados neste artigo alcançam resultados extraordinários, permitindo que a organização lucre e conquiste os seus objetivos.

E você, querida pessoa, identifica a gestão estratégica no seu local de trabalho? De que maneira? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!