No universo do marketing, o conceito de tráfego se refere à atração de pessoas para uma determinada empresa. Assim, podemos entender que o tráfego de um website, por exemplo, consiste na quantidade de usuários que o acessam e que transitam pelas suas páginas, sendo potenciais clientes, afinal de contas, demonstraram algum interesse pelo conteúdo da empresa.
Contudo, atrair pessoas não será útil se a organização não souber o que fazer com os indivíduos atraídos, os chamados leads. É nesse aspecto que entra o profissional conhecido como “gestor de tráfego”, uma peça fundamental nos times de marketing da atualidade. Na sequência, você vai compreender melhor o que é um gestor de tráfego e quais são as suas funções. Siga em frente e boa leitura!
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O que é um gestor de tráfego?
A profissão de gestor de trafego existe há algum tempo no mundo do marketing, mas tornou-se particularmente importante e reconhecida com o advento do marketing digital (aquele que é realizado via internet).
Basicamente, podemos afirmar que o gestor de tráfego é o profissional de marketing responsável por selecionar, organizar e desenvolver ações estratégicas para atrair clientes para uma empresa e gerar vendas, especialmente com o auxílio das ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital.
O que esse profissional faz?
O gestor de tráfego organiza as demandas dentro do departamento de marketing de uma empresa ou dentro de uma agência de marketing e comunicação que presta serviço para outras organizações. Assim, ele distribui demandas, cobra o cumprimento dos prazos e promove produtividade, entrosamento e harmonia entre todos os profissionais do setor.
Conforme citamos, ele se utiliza de ferramentas digitais para administrar o tráfego de clientes e potenciais clientes de uma empresa. Nesse sentido, o tráfego pode ser classificado em trafego orgânico e trafego pago.
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Tráfego orgânico
O trafego orgânico se refere à quantidade de pessoas que a empresa foi capaz de atrair apenas com a sua própria produção de conteúdo, sem precisar comprar espaços de mídia. Dessa forma, as estratégias de tráfego orgânico incluem, sobretudo, a construção de um site e de um blog corporativo que recebam as estratégias de SEO.
SEO significa Search Engine Optimization, cuja tradução é “otimização para mecanismos de busca”. Basicamente, a estratégia consiste em uma série de esforços aplicados à estrutura dos sites e ao conteúdo visual e textual deles para que os conteúdos sejam mais facilmente encontrados pelos usuários que digitarem no Google palavras-chave relacionadas.
Além da produção de conteúdo nos sites e blogs, também é possível atrair leads por meio do conteúdo orgânico das redes sociais e dos chamados materiais ricos, como e-books, newsletters, infográficos, planilhas úteis etc. A obtenção do tráfego orgânico geralmente é fruto de um trabalho mais lento, até que o conteúdo seja produzido e reconhecido pelos algoritmos das plataformas. Contudo, ele produz uma audiência mais fiel, constituída por pessoas realmente interessadas nos negócios da empresa.
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Tráfego pago
O tráfego pago, por sua vez, não depende dos algoritmos do Google ou das redes sociais, mas sim do dinheiro que a empresa está disposta a investir para comprar espaços na mídia. Em outras palavras, ele se refere às pessoas que a empresa atrai para si por meio de anúncios pagos.
Nessa categoria, entram os links patrocinados nas páginas de busca do Google (que aparecem acima dos resultados orgânicos), bem como os posts impulsionados nas redes sociais, que aparecem para as pessoas que a empresa considera mais atrativas para os seus negócios, de acordo com os filtros de segmentação de público.
O tráfego pago geralmente constrói um público de forma mais rápida, pois o dinheiro investido promove o impulsionamento dos anúncios, mas não necessariamente constituído por pessoas que realmente têm interesse na empresa — daí a importância dos filtros de segmentação.
Como funciona o trabalho do gestor de tráfego?
O trabalho do gestor de tráfego consiste em conhecer as ferramentas disponíveis para atrair as pessoas e gerenciá-las de modo estratégico. No momento, é melhor investir em tráfego orgânico ou em tráfego pago? Por quê? Em quais canais a empresa deve investir para se comunicar com o seu público-alvo? Quais devem ser as prioridades? Essas são as principais perguntas a que o gestor de tráfego deve responder diariamente.
Diante disso, esse profissional deve gerir a produção dos conteúdos e a escolha estratégica dos canais para a obtenção de um tráfego orgânico. Da mesma maneira, deve também administrar a verba que o departamento de marketing pode investir nas plataformas de anúncios pagos, como ocorre nas páginas de busca, na rede de display do Google, nas redes sociais etc.
Dessa forma, esse profissional deve conhecer muito bem as características das plataformas que a internet oferece para publicar anúncios atrativos, como o Facebook Ads, o Instagram Ads, o YouTube Ads, o Google Ads, além das possibilidades de construção de tráfego orgânico já citadas neste artigo.
Quais são as características esperadas de um gestor de tráfego?
Ao ler as funções descritas acima, você provavelmente já teve uma boa noção do que se espera desse profissional, não é mesmo? Em todo caso, vamos conferir uma lista com as principais características esperadas de quem ocupa esse cargo:
- Conhecimento avançado sobre as ferramentas de tráfego na internet;
- Capacidade de pesquisar e analisar o comportamento do público-alvo;
- Capacidade de tomar decisões estratégicas acerca dos canais de comunicação disponíveis para gerar um tráfego qualificado;
- Conhecimento em criação e veiculação de anúncios pagos;
- Conhecimento em produção de conteúdo na internet, especialmente para a obtenção de tráfego orgânico — redação, design, seleção de pautas etc.;
- Bom relacionamento interpessoal para fazer a gestão das equipes responsáveis pela criação dos anúncios e dos conteúdos;
- Habilidade para definir prioridades e administrar estrategicamente a verba de marketing disponível entre os canais de comunicação a serem utilizados;
- Competência para monitorar os dados de tráfego pago e orgânico obtidos por meio das ações implementadas;
- Senso crítico para compreender as ações que geraram resultados positivos, devendo ser continuadas, diferenciando-as das ações que não surtiram os resultados esperados, devendo sofrer alterações/adaptações;
- Disciplina para monitorar constantemente as ações dos principais concorrentes;
- Acompanhamento contínuo das principais tendências em marketing digital, reciclando os seus conhecimentos regularmente.
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