Em algumas profissões, o sedentarismo é naturalmente prevenido. Professores e educadores físicos, por exemplo, têm rotinas ativas, com bastante movimento. No entanto, o mesmo não pode ser dito dos profissionais de escritório, que contemplam boa parte da população.

Essas pessoas passam horas sentadas, digitando, escrevendo e realizando outros movimentos repetitivos. Esse cenário de sedentarismo e repetição de alguns gestos pode provocar diversas doenças ocupacionais. É com o objetivo de prevenir essas lesões que muitas empresas têm adotado a chamada “ginástica laboral”. A seguir, você vai compreender melhor em que consiste essa atividade e quais benefícios ela pode promover. Para saber mais, é só continuar a leitura a seguir!

O que é a ginástica laboral?

A ginástica laboral é uma sessão de exercícios físicos realizados pelos colaboradores no próprio ambiente de trabalho. Geralmente, essas sessões são ministradas por profissionais da área da educação física e duram aproximadamente 15 minutos.

O objetivo da ginástica laboral é evitar o sedentarismo, tirando os colaboradores da mesma posição e dos mesmos movimentos por alguns minutos diários. Nas sessões, são realizados exercícios específicos para evitar as lesões associadas ao trabalho e promover mais saúde física e mental. São técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal e reeducação postural. A prática pode ser realizada no início, no meio ou no fim do expediente.

Quais benefícios a atividade oferece?

Agora que você já compreende o que é a ginástica laboral, é hora de conhecer os benefícios que a prática oferece às empresas e aos seus colaboradores.

1. Flexibilidade e prevenção a lesões

Os exercícios praticados em uma sessão de ginástica laboral fortalecem o sistema osteomuscular (ossos e músculos), aumentando a força e a flexibilidade das pessoas. Isso evita, por exemplo, lesões relativamente comuns no ambiente de trabalho, como ocorre quando alguém se abaixa para pegar um papel que caiu no chão e sente uma “fisgada” nas costas ou nos músculos da perna.

PSC

Quando o colaborador passa por exercícios de aquecimento e alongamento, esse tipo de lesão tende a ocorrer com menos frequência e em menor gravidade. Por isso, especialmente para os colaboradores que dependem da força muscular, é interessante praticar esses exercícios.

2. Combate ao LER/DORT

LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (distúrbios osteomusculares associados ao trabalho) são dois nomes dados ao mesmo problema: lesões que acometem músculos e ossos por movimentos repetitivos no ambiente de trabalho.

Digitadores, costureiros e cozinheiros, por exemplo, podem enfrentar o problema, que se expressa na forma de tendinites (inflamações nos ombros, cotovelos e punhos), lombalgias (dores na região lombar) e mialgias (dores musculares em geral). A sobrecarga de determinados grupos musculares, sem o adequado preparo físico, desencadeia essas lesões, mas a ginástica laboral atua na prevenção.

3. Redução do sedentarismo

Muitos profissionais, sobretudo os de escritório, passam 8 horas, ou até mais do que isso, sentados. O corpo humano foi feito para movimentar-se, mas, quando isso não ocorre, pode ocorrer a atrofia de determinados grupos musculares. Além disso, o sedentarismo pode, em longo prazo, provocar aumento de peso, problemas cardiovasculares, transtornos da mente e até mesmo um elevado risco de lesões.

A ginástica laboral propõe uma pausa na rotina de trabalho, tirando a pessoa daquela posição de sempre e estimulando-a a movimentar o corpo de outras formas. É sabido que, na rotina corrida, nem todos têm a possibilidade de exercitar-se ao ar livre ou em uma academia, por exemplo. Assim, as sessões de ginástica laboral podem ajudar a combater o sedentarismo.

4. Realização de pausas para socialização

De tempos em tempos, os trabalhadores precisam mesmo realizar pausas no trabalho, não apenas para alongar-se, mas também para descansar a mente. A ginástica laboral ajuda nesse processo. Além disso, ela cria um clima organizacional mais descontraído e até mesmo divertido.

Durante as pausas para os exercícios, os colegas interagem entre si e com os próprios instrutores. Conseguem descansar a mente do trabalho por alguns minutos, respirar conscientemente, adquirir consciência corporal e recuperar as energias para que retomem o trabalho com espírito renovado.

5. Alívio do estresse

É justamente por promover esse momento de descontração que a ginástica laboral ajuda a combater o estresse no ambiente de trabalho. É claro que há vários outros fatores envolvidos, mas as pausas para socializar e praticar uma breve atividade física podem ser muito úteis nesse aspecto.

A atividade desperta energia e aquece os músculos, se feita no início do dia. Promove pausas para descanso e compensa os vícios posturais, quando realizada no meio do expediente. Por fim, libera neurotransmissores associados ao bem-estar e ao relaxamento, liberando as tensões do dia e o estresse, sobretudo ao fim do horário de trabalho.

6. Promoção da ergonomia no trabalho

A ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o ser humano e o ambiente de trabalho, focando na maneira como interage com os objetos. A NR-17 é a norma que regulamenta as questões de ergonomia nas empresas, fazendo com que elas assegurem bem-estar físico e psicológico aos seus colaboradores durante o exercício das suas atividades, sobretudo com o uso de materiais, móveis e equipamentos adequados.

Na prevenção das doenças ocupacionais, no alívio do estresse e na realização de uma atividade que promove integração e interação, podemos dizer que a prática da ginástica laboral ajuda a empresa a cumprir a norma da ergonomia, promovendo saúde, conforto e produtividade.

7. ROI elevado

Por fim, é importante ressaltar que a ginástica laboral também é interessante para a própria empresa. Funcionários sem estresse, que interagem adequadamente uns com os outros e que desenvolvem mais resistência física para prevenir lesões associadas ao trabalho tendem a produzir mais e melhor.

É sabido que as doenças físicas e mentais provocam muito mais faltas, atrasos, discussões e quedas de rendimento. Sendo assim, a ginástica laboral ajuda a organização a criar um clima mais positivo, prevenindo todas essas questões. Consequentemente, os colaboradores faltam menos, se atrasam menos, se estressam menos e produzem mais, o que beneficia a empresa como um todo (inclusive financeiramente). O ROI (retorno sobre o investimento) é elevado.

Concluindo, a ginástica laboral é uma sessão breve de exercícios físicos especificamente concebidos para prevenir o sedentarismo e as lesões associadas ao trabalho. Ela promove pausas para socialização, bem-estar físico e mental, aumento na produtividade e melhorias para que as organizações alcancem plenamente os seus objetivos.

E você, querida pessoa, já participou de sessões de ginástica laboral? Como você se sentiu ao participar da atividade? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!